A revista Pequiá é uma publicação literária que traz escritores e temas que influenciam a região do Cariri cearense. Fruto de parceria entre a unidade Sesc Crato e a Pró-Reitoria de Cultura da UFCA, a revista teve 8 edições publicadas entre 2018 e 2019.

TÓPICOS


Uma trajetória de poesia, amor, liberdade, astros e esquizofrenia. Ele foi muito além do seu tempo. Confira trajetória de um dos poetas mais importantes do Cariri. Perfil de Geraldo Urano.


Poetas da cena contemporânea do Cariri cearense bebem diretamente do tinteiro das canetas “uraniana”. Leia em Caderno de Poesia. Os filhos de Urano. 


“Os cavalos brabos, indomáveis, coiceiam o vento dentro do curral. Amontoam-se, relincham num tropel medonho”. O escritor pernambucano Raimundo Carrero comemora 30 anos de literatura republicando suas melhores novelas.


LEIA AQUI!!!

TÓPICOS


Uma trajetória de poesia, amor, liberdade, astros e esquizofrenia. Ele foi muito além do seu tempo. Conheça história de um dos poetas mais importantes do Cariri. Perfil de Geraldo Urano.

 

“Os cavalos brabos, indomáveis, coiceiam o vento dentro do curral. Amontoam-se, relincham num tropel medonho”. O escritor pernambucano Raimundo Carrero comemora 30 anos de literatura republicando suas melhores novelas.

 

Poetas da cena contemporânea do Cariri cearense bebem diretamente do tinteiro das canetas “uranianas”. Leia em Caderno de Poesia. Os filhos de Urano.


LEIA AQUI!!!

TÓPICOS


O professor e poeta, Nelson Maca, autor de “Gramática da Ira”, fala em entrevista sobre a construção de seu processo criativo e da sua estética poética.

 

Leia o conto ‘“A Ceia”, de Nilton Resende , premiado autor de “O Orvalho e os Dias” e “Diabolô”. Lançou recentemente o livro “A construção de Lygia Fagundes Telles: edição crítica de “Antes do Baile Verde”. Leia o conto ‘“A Ceia”, de Nilton Resende , premiado autor de “O Orvalho e os Dias” e “Diabolô”. Lançou recentemente o livro “A construção de Lygia Fagundes Telles: edição crítica de “Antes do Baile Verde”.

 

Leia a resenha do livro “Úrsula”, da maranhense Maria Firmina do Reis, mulher negra e nordestina. A obra foi publicada em 1859, no Maranhão, no período da escravatura.

 

Confira resenha do livro “As Alegrias da Maternidade”, de Buchi Emecheta, um retrato da mulher nigeriana nos anos 30. Uma história de racismo, xenofobia e machismo.


LEIA AQUI!!!

TÓPICOS


O Prêmio Sesc de Literatura completa 15 anos. Conheça mais sobre o projeto pela perspectiva de um de seus criadores, o escritor Henrique Rodrigues, que também apresenta suas próprias obras em entrevista exclusiva.

 

Confira a trajetória poética de Alves de Aquino, o cearense de pseudônimo marcante, tanto quanto sua poesia. Conhecido como Poeta de Meia-Tigela, é autor de “Miravilha”, “Girândola” e “Memorial Bárbara de Alencar”.

 

Curta a crônica do escritor Guilherme de Miranda Ramos, que apresenta uma reflexão sobre a letra “S”. Tudo começa a partir de um cafezinho com torradas.

 

O jornalista Sérgio Tavares traz resenha do livro “Última Hora”, escrito por José Almeida Júnior,

envolvendo personagens históricos, como o jornalista Samuel Wainer (foto) e Getúlio Vargas.


LEIA AQUI!!!

TÓPICOS


Tércia Montenegro fala sobre sua trajetória, infância, prêmios, influências literárias, seu primeiro romance, Turismo para Cegos, e conta um pouco de sua próxima obra.

 

O escritor Daniel Viana conversa sobre sua escrita, processos criativos, oficina ministrada no Sesc Crato, arte de rua e literatura enquanto forma de resistência.

 

O professor Tiago Coutinho escreve sobre sua tese de doutorado, a respeito do livro Iracema, de José de Alencar, desconstruindo o mito de fundação do Ceará.

 

O caderno de poesias traz poemas de Pedro Bomba e Thailyta Feitosa. Em Curta o Conto leia “Dois”, escrito pelo professor Luís Celestino; e em Curta a Crônica, “Nos tempos do Bel Air”, do professor Ronaldo Salgado.

 

Leia resenha escrita por Isabel Costa do livro A Origem do Mundo – Uma História Cultural da Vagina ou A Vulva VS. o Patriarcado, de Liv Strömquist.


LEIA AQUI!!!

TÓPICOS


Leia o perfil de Mailson Furtado, poeta cearense premiado com o Jabuti de 2018, conquistado através do livro “À Cidade”. Ele fala sobre a obra, processo criativo e revela aspectos de sua vida.

 

Confira entrevista com o baiano Itamar Vieira Junior, autor de “Torto Arado”, livro vencedor do Prêmio LeYa 2018. O escritor fala sobre a importância da antropologia e da pesquisa para compor seu romance, além de conversar sobre sua infância e influências literárias.

 

Descubra como foi a edição do mês de junho da “Roda de Poesia”, organizada pelo Coletivo Camaradas, que acontece regularmente no último domingo de cada mês, na Comunidade do Gesso, em Crato.

 

Curta a crônica de Ronaldo Salgado, “Seres Urbanos, Seres Humanos”; e o conto de Ricardo Salmito, “Jitiranas”. Aprecie também a resenha escrita por Aline Medeiros do livro “Com Armas Sonolentas”, de Carola Saavedra; e as poesias de Lisiane Forte, Talles Azigon e Paulo Júnior.


LEIA AQUI!!!

TÓPICOS


Mário Gomes (1947-2014) foi um misto de flâneur terceiro-mundista-sem-paisagem e dândi desafortunado das ruas de Fortaleza. Escolheu viver solitário e em deriva e deixou uma obra poética elogiada pela crítica. Confira perfil do poeta escrito por Ethel de Paula.

 

Conheça a trajetória do poeta e compositor maranhense, Celso Borges, entrevistado dessa edição. Ele participou do Festival da Palavra, projeto do Sesc-Crato. Celso rompe fronteira e reúne música e poesia num rico mosaico literário.

 

O nome de Olavo Bilac, o poeta da Via Láctea, ainda brilha em meio as estrelas contemporâneas. Leia poemas de Marta Eugênia, Anielle Oliveira e Deborá Arruda e a Crônica “Perder-se. Encontrar-se”, de Marco Severo.

 

“Tô cansado, viciado, doente, digo isso ao meu filho, tô com artrite até no rabo e você não sabe de porra nenhuma”. Leia o tenso conto “Um sol morto se arrasta”, do escritor Bruno Ribeiro”.


LEIA AQUI!!!

TÓPICOS


Confira a entrevista do poeta marginal Nicolas Behr. O matogrossense que vive em Brasília fala de suas vivências com a poesia e de sua visita ao Cariri durante o Festival Palavra, promovido pelo SESC Crato

 

O SESC e a literatura andam juntos e trilham caminhos por todo o Brasil. Em entrevista para a pequiá alguns dos curadores desses eventos falaram um pouco da organização, das atividades e dos benefícios que essas feiras têm para a comunidade

 

Nesta edição, a Pequiá traz uma novidade: a seção Portfólio. A seção mostra fotos e poemas da sergipana Vandérlea Cardoso. A poeta fala da sua relação do texto com a imagem

 

O jornalista Márcio Silvestre traz uma análise sobre a obra “O Apanhador no Campo de Centeio” do autor norte-americano J. D. Salinger. 


LEIA AQUI!!!

COORDENADORES

GEORGE BELISÁRIO

George Belisario é curador de conteúdos e mediador cultural, nascido em Crato/CE. Tem 20 anos de experiência como produtor cultural, curador e gestão e desenvolvimento de projetos nas áreas de música, artes cênicas, literatura e permacultura. É consultor de programação para instituições da cultura e do terceiro setor.

InstagramLinkEmail

GUSTAVO RAMOS

Sociólogo e pesquisador, tem trabalhos voltados para políticas culturais, cultura e universidade, território, meio ambiente e movimentos sociais, memória e tradição. De 2013 a abril de 2022, esteve na Pró-Reitoria de Cultura, onde atuou como Coordenador de Política e Diversidade Cultural e Pró-Reitor Adjunto de Cultura da Pró-reitoria de Cultura da UFCA. 

InstagramLinkLinkEmail

ANDERSON SANDES

Bacharel em Comunicação Social pelo UniCEUB e Mestre em Letras pela UFCA .  professor do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Atuou durante 28 anos como editor do Caderno de Cultura e variedades do Jornal Diário do Nordeste. Tem experiência na área de Comunicação, jornalismo cultural, história, literatura e memória. 

InstagramLinkEmail