REUSETECH maker & reusetech gamer
REUTILIZANDO RESÍDUOS SÓLIDOS PARA A EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA &
MEDIAÇÃO DE JOGOS PARA A APRENDIZAGEM MULTIDISCIPLINAR
Reusing Solid Waste for Technologic Education &GAMES MEDIATION FOR MULTIDISCIPLINARY EDUCATION
É de iniciativa de 2 professores da Escola Estadual Tiradentes I: Mariana Menezes e Anselmo Fernandes, em parceria com o NTE - Núcleo de Tecnologia da SEDUC e a Google Inteceleri na região metropolitana de Belém, estado do Pará com aulas intensivas de educação ambiental, neuróbica e robótica de março a junho de 2018.
O tripé de nosso projeto é: Educação Ambiental, Inclusão e Aprendizagem Criativa. Nossos alunos foram neuroestimulados com neuroimagens, tangran, jogo da memória e jogos sérios. Também usamos METODOLOGIAS ATIVAS como: STEAM, rotação por estações e as inventivas: GAMIFICAÇÃO e SERIOUS GAMES. A pirâmide de William Glasser com as metodologias passiva e ativa também foram desencadeadas durante o processo e os alunos puderam desenvolver as SOFT SKILLS com foco na criatividade. Além disso, eles foram sensibilizados sobre a importância de reutilizar produtos descartáveis: especialmente o plástico, e aprenderam sobre programação do sistema arduíno.
O projeto superou as expectativas e os alunos foram capazes de apresentar o resultado de sua aprendizagem em diversos eventos: Durante a XXII Feira Panamazônica do Livro em 2018, nas escolas Ulysses Guimarães, Instituto Felipe Smaldone e ainda conquistaram o 1º lugar na área de Engenharia do Ensino Fundamental durante a MCTEA (Mostra de Ciência e Tecnologia da Escola Açaí em Abaetetuba-Pará) em dezembro de 2018, sendo credenciados para a FEBIC (Feira Brasileira de Iniciação Científica), em Jaraguá do Sul, Santa Catarina para novembro de 2019. Logo após o MCTEA, ainda em dezembro de 2018, participaram do 1º TECHCAMP Pará como expositores e oficineiros na EEEFM Augusto Meira. Apresentaram-se também na semana de Ciência e Tecnologia do Museu Zoobotânico Emilio Goeldi e durante a XXIII Feira Panamazônica do Livro em 2019. No mesmo ano, em setembro, receberam a premiação durante a V FEBIC - Feira Brasileira de Iniciação Científica e foram atração durante a comemoração dos 153 anos de aniversário do museu Emilio Goeldi, no dia 06 de outubro.
our goals
Discutir problemas crônicos relacionados ao desperdício do lixo no meio ambiente (a reciclagem, reutilização e redução, a origem do plástico, os impactos do lixo na natureza);
Criar o hábito de resolver problemas diversos a partir da conhecida Cultura Maker, ou Faça Você Mesmo, do inglês: Do it yourself , com foco no STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Math) para que, assim, os alunos criem robôs não articulados e futuramente, os automatizem;
Estimular as atividades neuróbicas para um melhor engajamento na aprendizagem de programação;
Promover a interação social dos alunos especiais e não especiais com foco na aprendizagem individual e coletiva;
Fomentar o conhecimento adquirido através de apresentações, palestras, Feiras e eventos diversos, estimulando assim a pesquisa e o desenvolvimento pessoal e coletivo;
Criar um espaço Maker na Sala de Informática onde as produções sempre acontecerão.
RBA TV REPORT JUN 06th AND LIBERAL TV REPORT ON NOVEMBER, 1st.
O REUSETECH abraça alunos especiais. Nele, há 4 alunos: Um com paralisia cerebral, uma autista e duas alunas surdas.
How did our prototypes come up?
WHAT ELSE DID OUR PROJECT DO WITH PLASTIC?
O Instituto Felipe Smaldone, escola para alunos surdos e recentemente beneficiado com o projeto Criança Esperança da Rede Globo de Televisão, recebeu os alunos do projeto REUSETECH e puderam conferir a apresentação de nossas alunas surdas do projeto, Jhullyanne Melo e Maria Eduarda. São exemplos de competência e presteza sobre os componentes e todo o funcionamento do seu protótipo, a iguana. Parabéns, meninas.
O professor intérprete, Alden Cavalcante fez a tradução de libras para o português durante a apresentação dos alunos ouvintes, assim como de português para libras para os alunos surdos. Gratos pela acolhida da direção, vice direção, técnicas e professores do instituto!
De 3 a 7 de dezembro, a equipe apresentou o projeto ao público no Ginásio Hildo carvalho em Abaetetuba no stand 133 durante a Mostra de Ciência e Tecnologia da Escola Açaí e a Mostra de Ciência Norte Nordeste. Foram mais de 200 projetos concorrendo em diversas áreas: Matemática, ciências, engenharia, português, entre outros.
Durante a cerimônia de encerramento, conseguimos o 1º Lugar na área de engenharia do Ensino Fundamental e ainda ganhamos um credenciamento para 2 feiras: em Natal e a FEBIC em Santa Catarina.
No dia 14.12.18 foi realizada o 1º TECHCAMP Pará com foco no STEM (Science, Technology, Engeneering e mathmatics). Foram diversos trabalhos apresentados, como: uso de microscópio com o celular, apresentações de drones e robôs confeccionados por alunos e diversas oficinas, entre elas a nossa, de confecção de robôs criados a partir do lixo.
O REUSETECH marcou presença com uma oficina de confecção de robôs não automatizados feitos a partir de material reutilizado, além da apresentação do projeto em um dos stands do evento.
NAZARÉ NOTÍCIAS E RÁDIO FUNDAÇÃO NAZARÉ GRAVADAS NO MESMO DIA: 12.12.18. A MATÉRIA NA TV FOI AO AR NO DIA 13.12.18
A primeira matéria do projeto REUSETECH veiculada na Agência Pará de Notícias em 09.03.2018
Durante os meses de maio e junho de 2019, os alunos do projeto estiveram na formação de robótica do NTE.
Tem sido aulas intensivas para atualização.
Os alunos da EEEFM Tiradentes I apresentaram seus trabalhos durante a IV Feira Brasileira de Iniciação Científica entre 9 e 13 de setembro de 2019 em Jaraguá do Sul, Santa Catarina. Durante o evento, nosso stand de nº 249 foi um dos mais visitados. Além disso, eles apresentaram-se, de forma brilhante, para uma banca examinadora. Os avaliadores elogiaram muito nossos alunos, principalmente pela história de superação de cada um deles. No MCTEA (Mostra de Ciência e Tecnologia da Escola Açaí) em Abaetetuba-PA, vencemos o prêmio de Melhor projeto em Engenharia do nível fundamental e na FEBIC (Feira Brasileira de Iniciação Científica) e Jaraguá do Sul-SC, ganhamos o prêmio destaque em pesquisa e desenvolvimento tecnológico nesta feira nacional de grande importância para a iniciação científica. Além disto, fomos credenciados para um evento internacional, o EUREKA (Feira Escolar Nacional de Ciencia y Tecnología), na Costa Rica, e 2020. Parabéns aos nossos alunos: Marcos Pantoja, Jhullyene Taissa e Ana Clara Menezes, a intérprete de Libras Roselene Vale, a diretora: Roberta Lins Viana e os professores orientadores: Anselmo Fernandes e Mariana Barroso. Agradecemos a SECTET, Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Pará, pelo apoio e credibilidade no projeto.
O projeto REUSETECH esteve presente durante o MAKER DAY BRASIL no CCBEU - Centro Cultural Brasil estados Unidos em Belém do Pará no dia 28 de setembro. Durante o evento, houveram oficinas, vendas de produtos e exposições, entre elas o nosso projeto, já com um formato de MAKER, um novo conceito que significa fabricante, criador ou fazedor. Na nova Educação 4.0., os alunos tornam-se mais autônomos ao criar coisas. A proposta do projeto REUSETECH MAKER é o de reutilizar o lixo para a criação de protótipos de robôs e depois automatizá-los com o sistema arduíno. Além disso eles criaram acessórios, puffs e outros objetos que podem ser úteis e assim preservar o meio ambiente. O projeto REUSETECH apresenta o seguinte tripé em sua metodologia: Educação Ambiental, Inclusão e Aprendizagem Criativa. Nossos alunos são neuroestimulados, desafiados com jogos manuais e digitais e assim, aprendem a programar com mais facilidade.
No dia 6 de outubro, o segundo museu mais antigo do Brasil, o Emilio Goeldi, um centro de visitação de fauna e flora amazônica, local de pesquisa e de memória afetiva de gerações de paraenses que sempre o visitam, completou 153 anos, só perdendo para o Museu Nacional da Quinta da Boa Vista no Rio de Janeiro que tem 202 anos. Encravado no centro de Belém, este local tão emblemático foi homenageado pela equipe sua equipe de servidores e também pelo projeto REUSETECH MAKER, convidado de honra para expor seu trabalho, cujo tripé inclui também Educação Ambiental. Os visitantes interagiram com os expositores e puderam perceber a importância de reaproveitar material e assim, ter um outro olhar sobre a preservação do meio ambiente, não sujando ruas, parques e até mesmo o museu. Em nossa tenda-Maker, tivemos a visita do Diretor de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado: Demethrius Lucena e sua família, assim como da gestora da USE 2 da SEDUC, Leila Braga. Vida longa ao museu!
A Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Pará promoveu a X FECTI - Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação na Estação das Docas, armazém 3, às margens da Baía do Guajará entre 23 e 25 de Setembro de 2019. Houveram oficinas, mesas redondas, palestras, exposições de trabalhos de Escolas do Ensino Fundamental, Médio e Médio Técnico, de Instituições Superiores, de Fundações, e como não poderia deixar de ser, o Projeto REUSETECH MAKER esteve presente no stand de robótica apresentando mais uma vez seu trabalho já 2 vezes premiado durante a MCTEA 2018 como melhor projeto de Engenharia do Nível Fundamental e FEBIC 2019, com o prêmio destaque em Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico. Houve uma presença considerável de público durante o evento e nosso stand foi muito visitado por militares, e estudantes de diversas escolas públicas, incluindo da nossa escola, Tiradentes I. Durante a Mesa Redonda, com participação dos coordenadores de projetos de robótica com destaque no estado, como: GILEADE, Colégio Paulista e da Escola Tiradentes I com o REUSETECH MAKER, os alunos deste projeto: Marcos Pantoja, Jhullyene Campos(surda) e Ana Clara Menezes (autista) também compuseram a mesa, defendendo seu trabalho e relataram suas experiências durante exposição do trabalho na FEBIC e outros eventos, além de todo o aprendizado que desenvolveram desde o início em 2018. Discutimos também sobre políticas públicas e propomos a aprendizagem de robótica desde o Ensino Fundamental maior, visando melhorar os índices educacionais e repensar conceitos de educação que não estão acompanhando as novas tecnologias. O evento foi muito proveitoso e esperamos que bons frutos sejam gerados a partir destas discussões. Parabéns mais uma vez à SECTET por este evento tão significativo para o nosso estado.
Dois projetos foram finalistas para a V FEICITI - Feira de Inovação e Tecnologia de Igarapé Miri (11 a 14 de Novembro de 2019), terra de Dona Onete, Gabi Amarantos e cenário de uma das maiores revoltas populares no período imperial no Brasil: a cabanagem.
O REUSETECH, descobramento de um outro projeto criado em 2017, ramificou-se em 2 projetos este ano: REUSETECH MAKER, com foco maior na Educação 4.0., e o REUSETECH GAMER, que propõe a mediação de jogos pelos alunos para o aprendizado de diversas disciplinas e Libras, a Linguagem Brasileira de Sinais. Ambos foram avaliados durante a feira e vencedores do primeiro lugar: REUSETECH MAKER, melhor projeto em Engenharia e REUSETECH GAMER, melhor projeto de Ciências Humanas. Além disso, fomos credenciados para a FEICEAP - Feira de Ciência e Engenharia do Estado do Amapá para 2020. Foram 136 projetos apresentados em diversas áreas e nossa escola foi a única vencedora representando a Região Metropolitana de Belém. Mais uma vitória e estímulo para nossos alunos continuarem a fazer ciência. Agradecemos à organização do evento e à Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Pará pelo apoio.
O projeto REUSETECH, criado pelos professores Anselmo Fernandes e Mariana Menezes que tornaram-se instrutores, mediadores e orientadores de trabalhos de pesquisa dos alunos, desenvolve métodos variados de ensino com foco na Educação 4.0. Assim, desde cedo, estimulamos nossos alunos com STEAM, neuroatividades, gamificação, educação ambiental e potencializamos o respeito ao próximo com a inclusão e interacionismo, solidificando as bases para que todos aprendam uns com os outros gerando assim, autoestima, tolerância, respeito mútuo e vontade de aprender.
Um dos métodos que desenvolvemos foi a gamificação e assim, junto a nossos alunos criamos um novo projeto: o REUSETECH GAMER, voltado para a mediação dos alunos com o objetivo de ensinar outros colegas a se engajarem mais em estudar. Fazer jogos tem um formato Maker também, pois os alunos desenvolvem jogos junto aos professores orientadores e os aplica em sala de aula, fazendo desafios, verificando a aprendizagem de seus colegas além de fazerem pesquisa de opinião usando ferramentas da Google, como: Forms, Blogger, Plickers, além de aplicativos de celular como: Socrative e kahoot. Há também jogos no Power Point e sofwares livres, como: elo (Ensino de Línguas on Line) e Hot Potatoes. E além dos jogos digitais, há os jogos feitos com material reaproveitável: Tubos quebra-cabeça, Palavras Cruzadas entre outros.
O projeto REUSETECH GAMER foi também bem aceito pelos visitantes e os avaliadores, que interagiram com os alunos expositores e foram desafiados também durante as apresentações no stand de número 60 na V FEICITI.
Após apresentação dos dois trabalhos, ganhamos 2 prêmios: Melhor projeto de Engenharia do Nível Fundamental, o REUSETECH MAKER e Melhor Projeto e Ciências Humanas, o REUSETECH GAMER. Também ambos foram credenciados para a FECEAP, a VIII Feira de Ciência e Engenharia do Estado do Amapá, programada para 2020.
The REUSETECH project, created by teachers Anselmo Fernandes and Mariana Menezes who have become students' instructors, mediators, and advisors, develops varied teaching methods focused on Education 4.0. Thus, from an early age, we stimulate our students with STEAM, neuroactivities, gamification, environmental education and enhance respect for others with inclusion and constant interactionism, solidifying the bases for everyone to learn from each other thus generating self-esteem, tolerance, mutual respect. and willingness to learn.One of the methods we developed was gamification and so our students created a new project: REUSETECH GAMER, aimed at student mediation to teach other students with games. Making games is a form of Maker as well, as students develop games with mentor teachers and apply them in the classroom with other students, taking challenges, checking their peers' learning and polling using Google tools such as: Forms , Blogger, Plickers, and mobile apps, like Socrative and kahoot. There are also games on Power Point and free software such as: elo (Online Language Teaching) and Hot Potatoes. In addition to digital games, there are games made with reusable material: Puzzle Tubes, Crossword Puzzles and others.The REUSETECH GAMER project was also well accepted by visitors and evaluators, who interacted with the students and were also challenged during presentations at stand number 60 during V FEICITI.After the presentation of both works, we won 2 awards: Best Engineering Project at the Elementary Level, the REUSETECH MAKER and Best Project in Human Sciences, the REUSETECH GAMER. Both were also accredited to FECEAP, the VIII Science and Engineering Fair, in the State of Amapá, scheduled for 2020.
BANCO DO BRASIL , AGÊNCIA: 3074-0 CONTA CORRENTE: 62.857-3
VAKINHA ON LINE: PROJETO REUSETECH ID 822395
"A alegria de fazer o bem é a única felicidade verdadeira".
Leon Tolstói