Av. Barbacena, 1018, sala 701 - Bairro Santo Agostinho
(31) 3234-0132 (31) 3292-5759
Whatsapp: (31) 97160-4177
O que é Reumatologia?
Essa especialidade trata um grupo de doenças classificadas como autoimunes. São condições que afetam o tecido conjuntivo. Este é o tecido de conexão do organismo, responsável por formar a estruturas de sustentação do nosso corpo como a pele, órgãos e as paredes dos vasos sanguíneos. Nas doenças reumáticas este tecido está inflamado e conforme os locais atingidos dá-se um conjunto de sintomas e alterações laboratoriais que determinam doenças específicas.
Existem dezenas de doenças reumáticas, mas podemos citar algumas mais conhecidas como ARTRITE REUMATÓIDE, ARTRITE PSORIÁSICA, LÚPUS SISTÊMICO, ESPONDILITE, ANQUILOSANTE, POLIMIOSITE, DERMATOMIOSITE, ESCLEROSE SISTÊMICA, ESCLERODERMIA, POLIMIALGIA REUMÁTICA, SÍNDROME DE SJOGREN, SÍNDROME DO ANTICORPO ANTIFOSFOLIPÍDICO e VASCULITES.
É muito comum se pensar que o reumatologista trata apenas das dores nas articulações, também conhecidas como “juntas”, mas a pele, cabelos, olhos e até órgãos internos como rins, pulmões, fígado e os intestinos também podem ser acometidos por doenças autoimunes.
Ao contrário do que se pensa, os reumatismos não acometem apenas os idosos, sendo até mais frequente em pessoas adultas e existem também doenças reumáticas que acometem crianças, como a FEBRE REUMÁTICA e a ARTRITE IDIOPÁTICA JUVENIL.
O reumatologista não trata apenas de doenças autoimunes. Há condições relacionadas a dores ou degeneração (envelhecimento) musculoesqueléticas, como a ARTROSE, GOTA, FIBROMIALGIA e OSTEOPOROSE que também podem ser acompanhadas por um reumatologista.
Quando procurar um reumatologista ?
Se você tem uma dor, localizada ou difusa, que persiste por mais de 6 semanas ou que não melhora com tratamentos fisioterápicos; se você tem alterações em exames laboratoriais, que levam a suspeita de uma doença autoimune; se você tem alterações nos olhos, na pele ou nas articulações, para as quais se suspeita uma causa autoimune, você deve procurar um reumatologista. Se você tem um parente portador de doença autoimune e gostaria de entender melhor sobre essa condição e sobre eventuais cuidados preventivos bem como rastreamento dessas patologias, você deve se consultar com um reumatologista.