Balanço de atividades 2018

Palavra do Presidente

Chegou o período do ano em que buscamos avaliar os resultados e conquistas obtidos e também traçar novas metas para o próximo período.

Por isso, queremos com este material prestar contas de uma pequena parte dos serviços e iniciativas do Sintex em prol da indústria têxtil e de confecção durante 2018.

Juntos, somos mais fortes e podemos ir além, aumentando a competitividade de nossas indústrias, gerando emprego, renda e contribuindo com o desenvolvimento econômico e social da nossa região.

Cabe lembrar que o papel do Sintex é muito maior do que realizar as negociações coletivas com os sindicatos laborais de sua base. Essa é, sem dúvida, uma parte importante de suas atribuições.

No entanto, com uma gestão eficiente, o Sintex atua diariamente em outras frentes, como no acompanhamento de projetos em tramitação na esfera legislativa que possam nos impactar e também em ações para aumentar a competitividade do setor têxtil e de confecção.

Um exemplo da atuação do Sintex foi a obtenção de Mandado de Segurança referente ao aviso prévio indenizado, onde a decisão foi favorável às empresas, sendo decidido que não incide contribuição previdenciária sobre os valores pagos a título de aviso prévio indenizado, por não se tratar de verba salarial.

Também atuamos junto aos municípios para a correta interpretação a respeito da não incidência do ISS nas “oficinas de costura” (facções), com a edição inclusive de leis municipais (Blumenau, Indaial, Ibirama, dentre outras), mantendo o pagamento do imposto pelo ICMS. Cabe registrar, inclusive, que por nossa solicitação e participação, a Abit - Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção ingressou com uma ADI - Ação Direta de Inconstitucionalidade, junto ao STF, sobre o assunto.

Com o Governo do Estado de Santa Catarina, realizamos várias ações para a manutenção da política de incentivos fiscais (crédito presumido do ICMS) para o setor.

Acompanhamos, ainda, em parceria com a ABIT, as discussões sobre os critérios das auditorias da ABVTEX. Outra frente importante do Sintex foi a participação ativa no Conselho de Combate à Pirataria, no sentido de combater a informalidade e o contrabando de produtos têxteis.

Além disso, a entidade também desenvolve atividades e oferece vantagens para seus associados, firmando convênios, promovendo eventos, cursos, palestras, treinamentos, dentre outras.

Para conhecer um pouco mais sobre a nossa entidade, continue a leitura, onde é possível acompanhar alguns exemplos do que o Sintex realizou de forma direta ou por meio de parcerias em 2018.

Muitos desafios nos aguardam nos próximos anos. Para superá-los, é importante a participação de todos. Estamos à disposição para, unidos, tornarmos o Sintex mais forte! Venha fazer parte deste time!

José Altino Comper

Presidente do Sintex

Comissões Internas

Suprimentos

Composta por representantes do setor de Compras das empresas associadas ao Sintex, essa comissão, além da troca de informações relativas à administração de materiais, procura melhores oportunidades com fornecedores, buscando sempre produtos com qualidade.

Uma das ações realizadas durante o ano, foi a compra conjunta de Kits Natalinos que alcançou um expressivo volume negociado e reduziu os custos das empresas.

Outro exemplo foi a realização de visita técnica ao IMAmt – Instituto Matogrossense de Algodão, incluindo palestras.

Tecnologia da Informação

Composta por representantes das empresas, o principal objetivo dessa comissão é a troca de experiências, desenvolvimento de boas práticas entre os gestores de TI, na busca de novas soluções. O mercado e as novidades da área, como a Indústria 4.0, também são temas abordados.

Uma importante ação desenvolvida neste ano foi a realização da palestra com a Associação Brasileira de Automação – GS1 Brasil, sobre código de barras.

Logística e Transporte

Essa comissão tem como objetivo trocar informações sobre as oportunidades que se apresentam junto às empresas de transporte nacionais e internacionais, bons serviços e regularidade no atendimento, bem como compartilhar experiências entre as empresas, sobre a utilização de softwares de gestão, entre outras ações.

Uma das ações realizadas foi um debate com o Sindicato das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado de Santa Catarina (SETCESC) sobre a nova tabela do frete mínimo de cargas.

Relações Trabalhistas e Sindicais

Composta por gerentes de RH, esta comissão tem como principal objetivo estabelecer a troca de experiências e promover o aperfeiçoamento dos profissionais da área.

São debatidos, ainda, temas como as negociações coletivas, sindicalismo, administração de RH e legislação trabalhista. A assessoria jurídica do Sintex também participa dos encontros da Comissão Interna de Relações Trabalhistas e Sindicais para esclarecer as dúvidas das nossas empresas associadas.

Além das Convenções Coletivas de Trabalho firmadas, uma das atividades marcantes da Comissão foi a realização da palestra de esclarecimentos sobre a reforma trabalhista (Lei 13.467/2017).

Multissindical de Normas Técnicas

Composta por representantes das empresas, procura acompanhar junto à ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil) e INMETRO o andamento de processos que envolvam produtos têxteis, dando sugestões e promovendo debates a respeito do assunto.

Umas das atividades realizadas por essa comissão durante o ano foi o acompanhamento das discussões sobre os critérios das auditorias da ABVTEX.

Depoimentos

Diretora da Brandili fala sobre a importância de fazer parte do Sintex

“A atuação do Sintex é fundamental, pois nos mantém atualizados e fortalecidos enquanto categoria no apoio direto que oferece às indústrias têxteis da região; e como representante da categoria junto aos demais órgãos e instituições, das demais categorias, entidades governamentais, parceiros e colaboradores. Essa união é muito importante para nossa atuação frente aos desafios do mercado e do momento econômico que vivemos”, destaca Flávia Brandes.

Leia mais em nosso site!

Tecnoblu destaca apoio do Sintex em demandas recentes da empresa

O diretor da Tecnoblu, Edmur Polli, explica que vê o Sintex como uma entidade de extrema importância não somente para sua atuação na empresa, mas também, para apoio a todo empresário catarinense, não apenas da área têxtil, de confecção ou vestuário. “Por meio dos debates e apresentações - de diversos temas que pautam a economia, legislação, representações negociais -, liderados pelo Sintex, promove-se maior conhecimento dos assuntos abordados, bem como um intercâmbio fundamental entre as empresas, criando maior sinergia e fundamentações para as principais decisões empresariais que tomamos em nossas companhias. Vejo o Sintex como um órgão importante na promoção de contatos estratégicos para parcerias e da competitividade do nosso setor”, destaca.

Leia mais em nosso site!

Sintex contribui com profissionais da área como fonte de informação

Para Ivana Patricia Lawrynowicz, supervisora de Recursos Humanos da Lancaster, o Sindicato é “uma referência e uma certeza de que o trabalho será assertivo”. A profissional destaca que o Sintex é onde ela busca se informar sobre sua área de atuação, esclarece dúvidas e recebe orientação, além de ter a oportunidade de desenvolver novos relacionamentos profissionais.

Leia mais em nosso site!

Benefícios coletivos

Melhor do que fazer parte de um grupo como o Sintex, é poder contar com benefícios extras, que foram pensados e projetados para facilitar o dia a dia dos associados.

  • Participação direta nos benefícios que a entidade oferece por meio do Sistema Confederativo (CNI, FIESC, INDÚSTRIAPREV, SESI, SENAIS, IEL) e da ABIT - Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção.
  • Articulação de ações específicas em defesa dos interesses da indústria e do vestuário;
  • Participação da classe empresarial nas decisões e projetos relacionados ao setor;
  • Realização de estudos sobre as áreas de relações trabalhistas, logísticas, mercado, entre outras;
  • Representação do setor perante a imprensa, comunidade e poder público;
  • Desenvolvimento de ações que incentivam a competitividade industrial, identificam prioridades e aprimoram áreas estratégicas;
  • Desenvolvimento de uma comunicação direta entre sindicato, empresas e comunidade, possibilitando a troca de informações e experiências, bem como o fortalecimento da imagem institucional das indústrias;
  • Fortalecimento da estrutura sindical e de suas influências no mercado onde atua;
  • Respaldo constitucional nas questões judiciais e administrativas.

Associe-se!

Informação

Uma das missões do Sintex é mapear riscos e oportunidades para a indústria têxtil, assim, você não precisa tirar o foco do seu negócio e terá sempre programações especiais e informações estratégicas para crescer e se desenvolver. Além disso, associando-se ao Sintex você tem a garantia de que uma entidade forte estará defendendo seus interesses, buscando melhorias, avanços e impedindo retrocessos no setor têxtil.

Dispomos de ferramentas específicas para acompanhar o desempenho das indústrias que representamos e, assim, podemos auxiliá-las.

Periodicamente, oferecemos às empresas associadas palestras, workshops, estudos e indicadores setoriais fundamentais para a tomada de decisões e a identificação de ações necessárias à melhoria do ambiente de negócios. Além disso, o Sintex conta também com diversos boletins informativos que trazem novidades sobre temas de interesse da indústria.

Associe-se!

Convênios

O Sintex disponibiliza a todas as empresas associadas uma série de convênios especiais, que garantem descontos em serviços de educação, seguros, comunicação, saúde, consultoria e assessoria, dentre outros.

➡️ Consulte nosso site para ver a lista completa de convênios: http://bit.ly/ConveniosSintex

✅ Associe-se e tenha convênios exclusivos para sua empresa e seus trabalhadores: http://bit.ly/associeseaosintex

Assessoria Jurídica

Sua empresa precisa de orientação jurídica? O Sintex coloca à disposição das indústrias associadas uma equipe jurídica que oferece orientações quanto à aplicação da legislação trabalhista.

Associe-se e conte com esse serviço exclusivo para as empresas associadas: http://bit.ly/associeseaosintex

Comunicação e Marketing

Para se comunicar melhor com os diversos públicos de interesse, o Sintex mantém alguns canais de comunicação destinados a informar sobre as iniciativas da entidade e também das empresas associadas, além de contar com uma empresa especializada que nos assessora.

Também organiza eventos, como cursos, palestras e turnês têxteis (TMT).

Confira aqui!

Negociações coletivas

As convenções de trabalho negociadas pelo Sintex dão mais força e segurança às empresas. Você deixa de ser uma indústria negociando individualmente com o trabalhador. Com o apoio do Sindicato, as questões são tratadas de forma abrangente em prol de todo o setor têxtil. São centenas de empresas - sob o respaldo do Sintex - negociando em busca de convenções que visam ao benefício mútuo entre trabalhadores e empregadores.

Associe-se!


Estrutura

Equipe

Nossa equipe capacitada está pronta para atender todas as indústrias associadas, prestando informações, esclarecendo as dúvidas e desenvolvendo iniciativas em prol da competitividade do setor têxtil e de confecção. Hoje contamos com uma equipe composta por profissionais de diversas áreas; além de assessorias jurídica, de comunicação e de marketing. Venha nos fazer uma visita e saber tudo o que o Sintex pode fazer pela sua empresa!

Ambientes

Você sabia que o Sintex possui uma ampla estrutura para a realização de eventos? Em nossa sede, é possível realizar reuniões, palestras, cursos e treinamentos, entre outras atividades. Em área de fácil acesso e amplo estacionamento, as empresas associadas contam ainda com descontos especiais para a locação dos espaços e do Auditório do CEB - Centro Empresarial de Blumenau.

Entre em contato pelo telefone (47) 3326-9662 para saber mais. Se preferir, envie um e-mail para administrativo@sintex.org.br.

Confira outros benefícios oferecidos pelo Sintex: http://bit.ly/ServiçosSintex

Associe-se: http://bit.ly/associeseaosintex

Estacionamento

O Sintex está localizado no CEB - Centro Empresarial de Blumenau, em área de fácil acesso e um amplo estacionamento para automóveis, com 150 vagas.

Informativo anual do Sintex

Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário


Rua Antônio Treis, 607 - 7º andarVorstadt - Blumenau/SCCEP: 89015-400Fone/Fax: (47) 3326-9662
www.sintex.org.br