LAB
Ambiental
LAB
Ambiental
Implantar um sistema experimental de monitoramento da qualidade da água da Lagoa da Jansen, com coleta, análise e envio de dados em tempo real para uma plataforma em nuvem. O desafio visa contribuir com a Agenda 2030, especialmente os ODS 6 (Água potável e saneamento), ODS 11 (Cidades e comunidades sustentáveis), ODS 13 (Ação contra a mudança global do clima) e ODS 15 (Vida terrestre).
Convocar estudantes, professores, pesquisadores e entusiastas da área ambiental para propor, desenvolver e testar um sistema de monitoramento contínuo da qualidade da água da Lagoa da Jansen, utilizando sensores conectados à internet (IoT), com armazenamento e compartilhamento de dados em plataformas abertas.
Prototipagem e Desenvolvimento:
Criação de protótipos de sensores e estações de coleta de dados (ex: pH, turbidez, temperatura, oxigênio dissolvido, etc);
Desenvolvimento da interface para armazenamento em nuvem e visualização de dados (API ou dashboard interativo);
Testes em campo.
Implantação:
Instalação dos equipamentos na Lagoa da Jansen;
Acompanhamento dos primeiros dados em tempo real;
Avaliação do impacto dos dados coletados nas decisões ambientais e urbanas.
Divulgação e Conscientização:
Publicação dos dados online;
Elaboração de um relatório com recomendações socioambientais baseadas nas evidências;
Campanha de conscientização com escolas e comunidade do entorno.
ODS 6 – Monitoramento da qualidade da água como base para políticas públicas;
ODS 11 – Incentivo à participação cidadã na gestão urbana e ambiental;
ODS 13 – Resiliência climática a partir de dados científicos locais;
ODS 15 – Conservação de ecossistemas urbanos costeiros.