Conforme o Documento Curricular do Território Maranhense (DCTM),
as eletivas localizam-se na formação diversificada do currículo, e possibilitam ao estudante a participação ativa e a construção de conhecimentos de forma autônoma, além do exercício da escolha. Elas diversificam, aprofundam e enriquecem a Base Nacional Comum Curricular por meio do estudo de temas, conteúdos das áreas de conhecimentos e na consideração das características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos interesses dos estudantes, considerando o itinerário formativo (Maranhão, p. 114).
Dentre os tipos eletivas ofertadas pelo currículo do Maranhão tem-se as unidades curriculares eletivas da Base Nacional Comum Curricular (eletivas de base). De forma sucinta, "Eletivas Base para enriquecer, ampliar e/ou diversificar temas da BNCC" (Maranhão, p. 117).
O caderno de orientações pedagógicas para Eletivas, ofertado pela SEDUC - MA, diz que:
As Eletivas de Base surgem como uma unidade curricular com a perspectiva de dar tratamento didático a partir de temáticas reais que circulam na comunidade escolar, revelando-se interdisciplinar, e que desenvolve principalmente a ligação entre o conhecimento acadêmico das diversas áreas e o cotidiano do estudante. Por ter duração semestral, esta unidade amplia o conhecimento tanto dos docentes quanto dos discentes, haja vista a variedade de temas trabalhados a cada ano letivo, fortalecendo, dessa forma, a relação entre teoria e prática (Maranhão, p. 8).