O projeto Educação Maker SESI-SC foi idealizado pela rede SESI de Educação Básica e continuada, no ano de 2015. Trata-se da constituição de um espaço, baseado em uma proposta de educação Maker, para integrar diferentes áreas do conhecimento, onde as pessoas são incentivadas a criar e executar seus projetos.
O POALab é um programa de extensão que ocorre desde 2015 e está inserido no campus Porto Alegre do IFRS. Entre os projetos e oficinas desenvolvidos no POALab, estão as Oficinas de Criatividade, Oficina de Robótica para Adolescentes e a Oficina de Cultura Maker para Educadores.
é um projeto de extensão da Universidade Estadual de São Paulo, que iniciou em 2013. No projeto são realizadas atividades e oficinas de fabricação digital de mobiliário, prototipagem eletrônica com Arduino e feiras makers , com o objetivo de promover práticas de criação colaborativa,o uso de espaço compartilhado e o desenvolvimento de projetos inovadores em multiplataforma digital. Este projeto também aplica cursos em sala de aula.
O projeto Fab Lab Kids é realizado pela rede Fab Lab, em diversos países, tais como Lima, Barcelona e Costa Rica. No Brasil, a iniciativa é coordenada pela Associação Fab Lab Brasil em parceria com a Prefeitura Municipal de Guarulhos, no formato de oficinas com crianças de escolas públicas. Basicamente, os temas dos projetos são voltados à resolução de problemas da área socioambiental.
O Garagem Fab Lab, da cidade de São Paulo, é considerado uma associação sem fins lucrativos, que desenvolve projetos, oficinas e também comercializa o uso de suas máquinas. Com base nas filosofias de aprender e compartilhar, fazer e criar, o Garagem Fab Lab desenvolve projetos de cunho social e educacional, proporcionando um ambiente Maker para integrar novos indivíduos à filosofia do FVM.
Nos laboratórios do Fab Lab Livre SP, alguns projetos educacionais são desenvolvidos, como o Clube de Fabricação Digital que tem por objetivo desenvolver projetos utilizando software de desenho, diversos tipos de materiais, técnicas e máquinas; e o Grupo de estudos: fabricação digital, uma atividade desenvolvida em parceria com uma escola técnica da região paulista. Ambos têm ênfase no conhecimento colaborativo e aprendizagem.