Duas petições: o desejo de uma minoria

18/12 - Duas petições: o desejo de uma minoria

Recentemente surgiram duas petições relacionadas com a regulamentação das Terapêuticas Não Convencionais em Portugal. A primeira petição a favor da regulamentação e a segunda petição contra.

A petição contra esta regulamentação foi lançada pela mesma associação que fez a providência cautelar contra a regulamentação. Acabou encerrada com a pobre desculpa que os pacientes mais idosos pediram para ser encerrada pois não tinham acesso às novas tecnologias. As pessoas que defendem esta regulamentação também tem pacientes idosos e muitos deles nem mail tem quanto mais conhecimentos para irem assinar uma petição online.

Mas outro facto fica claro. Algumas associações anti-regulamentação que vem publicando artigos na net e incentivando os seus associados contra a regulamentação sofreram uma derrota grande nestas petições.

Alguns tubarões querem dar a entender que tem associações com milhares de sócios e que esses associados são contra a regulamentação. Mas esta petição só teve 174 votos. Onde estão esses milhares de associados anti-regulamentação?

Enquanto a petição contra a regulamentação só teve uma esmola de votos a petição a favor da regulamentação já conta com quase 4000 votos.

Ou seja os votos contra a regulamentação contabilizam menos de 3% da vontade dos principais interessados nesta matéria: profissionais e doentes.

E o número de assinaturas vai continuar a aumentar como tem estado a fazer sistematicamente ao longo do tempo.

Quando é pedida a opinião aos profissionais da área, em privado, fora da esfera de influência dos chefes das suas associações, esta é claramente favorável à regulamentação.

Conclusão sobre duas petições

Existem várias conclusões a tirar destas duas petições públicas.

A petição contra a regulamentação conta com 174 votos enquanto a petição a favor contou no mesmo período de tempo com 3500 assinaturas. Neste momento a petição a favor já conta com 3581 assinaturas.

Quase 100% dos interessados nesta petição (profissionais e doentes) foram claramente a favor da regulamentação.

Neste momento a regulamentação é bloqueada porque menos de 3% dos interessados são contra. O nosso futuro está em causa porque alguns pseudo-mestres ultrapassados querem defender uns poucos interesses de ego e dinheiro!

Deste 3% só uma mão cheia de pessoas influentes é que se opõem à regulamentação.

Os tubarões que falam contra a regulamentação estão sozinhos nos seus interesses mas continuam fortalecidos na prática por todos os profissionais e doentes que financiam as suas associações e que desejam a regulamentação da acupuntura!