Local: Sala 305 - Prédio 8
Victor Yamasaki Bernardo (IESP – UERJ) - Carl Schmitt em perspectiva: o decisionismo frente ao racismo völkisch de Alfred Rosenberg e ao tradicionalismo católico de Álvaro D’Ors.
Veronica Vieira Martinelli (PUCRS): “Uma instituição a serviço do Brasil”: o projeto intelectual do Instituto Nacional de Ciência Política (1940-1945).
Daniel Waisman Igor (PUCRS): O ideal católico de Justiça Social e o New Deal de Roosevelt (1933-1945).
Luis Rosenfield (PUCRS): Francisco Campos, legionário: uma reavaliação do papel da Legião Liberal Mineira.
Daniel Machado Bruno (PUCRS): Organicismos em intersecção: abordagens sobre a nacionalidade brasileira em Oliveira Vianna e Sérgio Buarque de Holanda (anos 1920-1930).
Gabriel Duarte Costaguta (UAM): Uma Semântica da Crise no Brasil dos Anos Trinta: Democracia e Corporativismo em Perspectiva.
Juvinal Domingos da Costa (UDESC): A Resistência ao colonialismo português no arquipélago dos Bijagós.
Local: Sala 315 - Prédio 8
Glaucia Vieira Ramos Konrad (UFSM): SNI e Seus Arquivos da Repressão na Ditadura Brasileira (1964-1985).
Laura Feijó de Souza (UFPel): As Influências das Práticas de Repressão a partir do AI-5 no Modelo de Segurança Pública do Rio de Janeiro no Pós Redemocratização
Leonardo Fetter da Silva (PUCRS): O Controle e a Vigilância dos Direitos Humanos na Ditadura Civil-Militar Brasileira (1964-1985): entre a ineficácia dos mecanismos institucionais e a vigilância dos movimentos sociais de direitos humanos.
Reinaldo Lindolfo Lohn (UDESC): Repertórios internacionais da esquerda brasileira: a imprensa portuguesa como frente de luta pela redemocratização do Brasil (1974-1979).
Edgar Avila Gandra (UFPel); Sílvia Prietsch Wendt (UFPel): Memória e Resistência: Aspectos Comparativos Entre os Portuários de Rio Grande-RS e Lisboa-PT.
Túlio Cesar de Arruda Ferreira Diogo (UFMT): Desprezo e Humanização dos Nativos do Parque Indígena do Xingu - Mato Grosso: Clóvis Hugueney Irigaray e a Arte Hiper-Realista – 1975.
Rafael Haddad Cury Pinto (UFF): Passados Ditatoriais: o esquecimento de crimes cometidos pelo Estado como eixo de comparação entre Alemanha e Brasil (1979-2019).
Local: Sala 319 - Prédio 8
Diorge Alceno Konrad (UFSM): Deus, Pátria e Família no Integralismo, na TFP e no Bolsonarismo: a Permanência do Fascismo na Política Brasileira.
Gabrielle Oliveira de Abreu (Instituto Vladimir Herzog): “Deus, Pátria, Raça e Família”: A relação entre sujeitos negros e valores conservadores no Brasil Republicano.
Maria Clara Gama Madureira (UERJ): Olavo de Carvalho e o bolsonarismo.
Alexandre dos Santos Gossn (Universidade de Coimbra): Democracia, Comunicação & Populismo no Séc. XXI: O Risco da Falsa Simetria no Debate Público na Mídia Tradicional.
Gilvan Veiga Dockhorn (UFSM): O Passado Atualizado: A Pulsão Autoritária e a Democracia no Brasil.
Tobias Droste Silva (PUCRS): “Mexendo os pauzinhos enquanto o STF não vê”: as representações da política brasileira no jogo de cartas Vossa Excelência.
Sergio Schargel (UFF): O Que Explica O Apoio De Parte Da Comunidade Judaica Ao Bolsonarismo?
Local: Sala 305 - Prédio 8
Vitória de Almeida Machado (UFJF): “Fascista é a mãe!”: o papel das mulheres da Ação Integralista Brasileira pela revista Brasil Feminino (1931-1937).
Gabriel Soares Predebon (UFJF): Negros e Camisas-Verdes: a questão racial e o envolvimento de negros no integralismo.
Anna Ortiz Borges Coelho (UNISINOS): Gustavo Barroso e o fundamento do projeto eugenista da Ação Integralista Brasileira (AIB).
Giovani Bertolazi Brazil (UFPel): Passado, memória e militância: a disputa pelo legado da “Batalha da Praça da Sé” (1934).
Pâmela Chiorotti Becker (PUCRS): Percepções do(s) trabalhismo(s) no periódico Correio da Manhã (1951-1954).
Thiago Costa Juliani Regina (PUCRS): Nem udenista, nem antivarguista: as representações sobre a UDN na grande imprensa carioca (1951-1954).
João Manuel Casquinha Malaia Santos (UFSM): “Viva Salazar! Viva Portugal!”: cultura do consentimento e as comemorações ao Salazarismo (1953).
Local: Sala 315 - Prédio 8
Isadora Dutra de Freitas (PUCRS): Otimismo Nas Telas: A Propaganda Oficial Da Ditadura Civil-Militar Nos Cinejornais Da Agência Nacional (1964-1979).
Carlos Eduardo da Silva Pereira (PUCRS): "Nada Consta": implantação, usos e abusos do atestado ideológico no Rio.
Pricila Niches Muller (PUCRS): A Política Externa do Governo Geisel (1974-1979) e a Grande Imprensa brasileira: as relações embrionárias entre o Brasil e a República Popular da China.
Vinicius Terra Martins (PUCRS): O Serviço Secreto do Itamaraty (Ciex) e sua Participação nos Anos Iniciais da Ditadura Militar: Monitoramento da Conjuntura Política no Uruguai (1964 –1967).
João Victor Cristiano Scheffer (PUCRS): Ativismo Transnacional Antiapartheid: a Campanha Dos Bancos Canadense.
Thiago Fidelis (UEMG): O início da Ditadura Militar, no Brasil, pelas páginas do jornal Ultima Hora.
Felipe Vargas da Fonseca (PUCRS): “Somos todos do campo”: a organização do patronato rural gaúcho durante o processo de transição democrática (1981-1985).