A Rede de Pesquisa em Infraestrutura de Dados Espaciais Acadêmica (REDE IDEA) pretende potencializar os esforços de pesquisadores e tornar mais curto e sólido o caminho para a construção inovadora de uma Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE) nas instituições de ensino superior, articulada com as IDEs municipais, estaduais e federal, que contemplem as demandas de ensino, pesquisa e extensão das universidades, bem como demandas da legislação sobre acesso à informação que indicam a publicação para uso público de dados produzidos por instituições públicas das três esferas de governo (BRASIL, 2011).
Formação da Rede IDEA
A 1ª Jornada INDE/Academia realizada em setembro de 2012 pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) teve como objetivo ampliar a cooperação entre pesquisadores de universidade e gestores públicos. Na ocasião a academia era vista apenas como ator capacitador, uma importante parceira na atualização e formação de profissionais e estudantes, sem ser no entanto considerada como nó produtor de dados, ou um ator avaliador e proponente de aperfeiçoamentos de uma IDE.
A latência do tema fez surgir quase que espontaneamente em 2013 o que hoje é denominada a REDE IDEA. Nos anos que se seguiram as pesquisas foram aprofundadas nas diversas instituições participantes.
O presente site visa agregar as ações e conhecimentos produzidos a cerca dessa temática. Estão todos convidados a contribuir!
Para mais informações sobre a REDE IDEA conheça a publicação intitulada: "FORMAÇÃO E PERSPECTIVAS DE CONSTRUÇÃO DE UMA REDE DE IDES ACADÊMICAS NO BRASIL (REDE IDEA)"