Por Natália Cristina
A Raio X é um periódico projetado pelos alunos da ED para os alunos da ED, com o intuito de divulgar os trabalhos desses. Em sua edição de estreia, trouxemos uma entrevista reveladora ; ) com a equipe organizadora do projeto. A partir de um formulário com 6 perguntas que investigam desde a escolha do curso por parte dos integrantes, até seus respectivos pontos de vista a respeito da plataforma selecionada para estruturar a revista, a redação compilou as perguntas e respostas mais interessantes em uma matéria.
► Qual a importância de uma revista digital desenvolvida por estudantes para estudantes?
"Cara, essa é uma pergunta super interessante. Eu sempre gostei de desenhar, e desde sempre, eu tive a tendência de ver ilustrações prontas de outros artistas e ficar tipo: "meu Deus essa pessoa é muito incrível, olha que arte perfeita, eu nunca vou conseguir fazer isso". Até que muitos dos ilustradores que eu seguia começaram a postar partes do processo de criação/elaboração das obras, e eu fui começando a perceber que arte não é só o produto final. Quando vemos o processo por trás de uma arte, a gente tende a se aproximar dela, e começar a ver que "ei, talvez eu consiga fazer algo tão bom quanto isso". E é exatamente para isso que a Raio X existe, para, além de dar reconhecimento para o autor da obra, inspirar e mostrar para aqueles que lerem a revista que a arte não é o resultado, e sim todo o processo por trás."
-Mariana Baptista, membro da equipe de Design e Ilustração e Coordenadora da Raio X
Uau! Que tocante isso! Se conecta ainda com aquilo que aprendemos durante todo o curso de Design e que se aplica na vida também: “tudo é processo”.
"Para mim, essa revista tem um potencial de unir mais os estudantes através das suas artes e grafismos. Se você curte algo que apareceu na revista, dá vontade de conhecer quem fez aquele trabalho e trocar ideia. Isso enriquece muito nossas carreiras e nossas amizades também."
- Rafaela Libanio, membro da equipe de Editoração da Raio X
Isso tem tudo haver com o nosso propósito de impulsionar o trabalho dos nossos colegas!
Bom, apesar de estarmos em uma era da sociedade em que as tecnologias nos absorvem, ao mesmo tempo que auxiliam todos os dias nas mais variadas áreas, ainda sentimos uma fome de analógico que é praticamente intrínseca à produção artística. Com essa pulga atrás da orelha chegamos, a outra questão da nossa entrevista:
► Para você, quais são os prós e os contras de uma revista em suporte totalmente digital?
"Revistas digitais são de fácil transporte, divulgação e produção - no geral, não prejudicam o meio ambiente. Não possuem os gastos de impressão das revistas impressas, e a quantidade de recursos adicionais disponíveis apenas nesse tipo de plataforma é enorme. Acho que um dos maiores contras é a adaptação do estilo tradicional de leitura para o meio digital. Nem todas as revistas possuem bons suportes em diferentes plataformas, o que causa incômodo para alguns leitores (como a abertura de infinitas abas, lentidão, etc)."
-Ana Alice Bauer, membro da equipe de Design e Ilustração da Raio X
As possibilidades do meio digital são inúmeras, e direcionadas a área artística são mais proveitosas ainda, uma vez que a ferramenta deixa de ser só técnica e é ressignificada por aquele que a utiliza, enriquecendo o trabalho final.
"Acho que a maior perda que o digital sofre em relação ao físico é a falta de experiência dos outros sentidos além da visão, como o cheirinho de uma revista que acabou de ser impressa, ou a textura do papel que sentimos quando viramos a página, essas são sensações que o digital — até o momento, pelo menos kkkk — não consegue reproduzir. No entanto, considerando o propósito de divulgação de obras que a Raio X trás, os prós do digital pesam mais na balança, já que, ao mesmo tempo que ainda podemos reproduzir obras físicas como pinturas, esboços e colagens, poderemos mostrar GIF's, animações, motions e todo tipo de mídia interativa. Além de podermos acessar a revista pelo celular, em qualquer lugar que estivermos!!"
-Mariana Baptista, membro da equipe de Design e Ilustração e Coordenadora da Raio X
Como foi abordado na resposta anterior, os recursos adicionais do meio digital são inúmeros e de certa forma eles ampliam a experiência que temos na revista, mas de fato, o cheirinho de impressão recém feita é insubstituível ;-; Mas quem sabe um dia a Raio X ganhe uma edição especial impressa?
Esse foi um pedacinho da entrevista com nosso fantástico time! Por meio dessas respostas, foi possível conhecer um pouco de quem está por trás do projeto. Essa é a primeira edição da Raio X, e pode ter certeza que ela vem recheada de energias positivas e muuuuuita dedicação.
Faça bom proveito, ok?