Rafael Pucci
2º semestre de 2026
O objetivo do curso é introduzir o aluno ao estudo de problemas ambientais com o ferramental de Economia. Abordaremos falhas de mercado e suas soluções no contexto de bens ambientais. Além disso, trataremos de problemas dinâmicos associados à exploração de recursos naturais.
Diurno: Terças-feiras, das 09:20 às 11:00. Sala E-11 do Prédio FEA-1.
Noturno: Quintas-feiras, das 07:30 às 09:10. Sala G-02 do Prédio FEA-1.
Encontrem o plano de aulas detalhado aqui.
A avaliação do curso será composta de seis atividades em sala, uma apresentação oral e uma prova escrita.
18/08, 25/08, 15/09, 29/09, 13/10 e 27/10 - Atividades em sala (30%)
12/11 e 17/11 - Apresentações (30%)
24/11 - Prova (40%)
Data a definir - Prova de Recuperação: alunos que obtiverem média final superior a 3 e inferior a 5, além de 70% de frequência, poderão realizar a prova de reavaliação, conforme regimento da faculdade. Conteúdo inclui toda a matéria do semestre.
Se você estiver passando por dificuldades, aqui vão duas recomendações:
Converse comigo antes do fim do semestre e definiremos alguma solução;
Procure os serviços de apoio da USP
Programa ECOS: Serviço de Escuta em Saúde Mental (https://prip.usp.br/programa-ecos/)
Ouvidoria da FEAUSP (https://www.fea.usp.br/fea/ouvidoria)
Protocolo Individualizado de Avaliação para os alunos com TEA (https://www.fea.usp.br/sites/default/files/arquivos/portarias-diretrizes/portaria_interna_fea_3_do_24_05_2024.pdf)
SUA - Sistema USP de Acolhimento, Registro e Responsabilização para assédio, violência, discriminações e outras violações de direitos humanos (https://prip.usp.br/su ou telefone: 3091-5001)
Atualizações após fechamento da turma.
Perguntas sempre são bem-vindas durante a aula. Caso haja dúvidas que não puderam ser sanadas em sala, sintam-se à vontade para entrar em contato. Também sintam-se livres para me procurar e tratar de outros assuntos.
Vocês têm duas opções para tanto:
Para dúvidas simples e breves, enviem um e-mail para rafael.pucci@usp.br.
Escrevam no assunto do e-mail "Dúvida EAE1317 - seuNomeSobrenome".
Para dúvidas mais longas ou qualquer outro assunto mais complexo, agendem um horário por e-mail.
Atendimento disponível presencialmente na Sala 244 do Prédio FEA-2.
Externalidades, custos e danos
Instrumentos de Política Pública
Valoração e Avaliação de Políticas
Recursos Naturais
Clima e Energia
Acidentes Ambientais
Cidades, equidade, mercados ilegais e outros temas
Bibliografia Básica
Kolstad, Charles D. (2011). Environmental Economics. 2nd ed. New York: Oxford University Press.
Phaneuf, D. J., & Requate, T. (2016). A Course in Environmental Economics: Theory, Policy, and Practice. Cambridge: Cambridge University Press.
Tietenberg, T. & Lewis, L. (2012). Environmental and Natural Resources Economics. London: Pearson Education, Inc.
Hanley, N., Shogren, J.F., White, B. (2013). Introduction to Environmental Economics. Oxford: Oxford University Press.