“Ninguém nasce odiando o outro pela cor de sua pele, ou por sua origem, ou sua religião. Para odiar as pessoas precisam aprender, e se elas aprendem a odiar, podem ser ensinadas a amar”. (Da autobiografia “O longo caminho para a liberdade”, 1994).
Racismo consiste no preconceito e na discriminação com base em percepções sociais baseadas em diferenças biológicas entre os povos.
Se configura quando alguém se recusa ou impede o acesso de uma pessoa a estabelecimentos comerciais, bem como entradas sociais, ambientes públicos, e também quando nega um emprego.
Na história, o racismo foi uma força motriz por trás do tráfico transatlântico de escravos e de Estados que basearam-se na segregação racial, como os Estados Unidos no século XIX e início do XX e a África do Sul sob o regime do apartheid.
Principalmente chega a extremos contra os negros, índios, asiáticos e latino-americanos, em especial no sul do país.
A luta contra o racismo é fundamental para a democracia brasileira e para a redução das imensas e vergonhas desigualdades do país.
O que se percebe é que cotidianamente são registrados inúmeros casos de racismo na internet, principalmente em sites de relacionamento
GUERRA MUNDIAL!
Cecília Pontello
Em um mundo racista
E preconceituoso
Quem vence a guerra
É o mais carinhoso
Numa lágrima de humilhação
Um abraço caloroso
É a melhor opção
Para um ferido coração
Para um rosto duido
Em uma vida sem sentido
Quem te ajuda é o seu melhor amigo
Em um livro de tristeza
Com sede de certeza
Um simples alimento
Trás um bom sentimento
Nos gestos de esforço
Nos Gestos de luto
O melhor remédio
é mudar o curso
Ser fiel ao amor
Ser fiel ao calor
Ser fiel longe da dor
E a tudo isso
Se dispor