QUEM TEM FOME

TEM PRESSA!

UMA AÇÃO DO COLETIVO DE EDUCADORES DE SANTA EUDÓXIA

A ORIGEM DO COLETIVO E PROPOSTA DA AÇÃO (Clique para ler o conteúdo >)

FOI OUVINDO, EM 20 DE ABRIL (2020) DO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DA CIDADE DE SÃO CARLOS NINO MENGATTI A AFIRMAÇÃO : A FOME NÃO ESPERA! QUE TIVEMOS DESPERTADO O DESEJO DE FAZER ALGO EM PROL AS FAMÍLIAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE DA REGIÃO DE SANTA EUDÓXIA.

A PARTIR DE ENTÃO, FORMAMOS O COLETIVO DE EDUCADORES E PROPOMOS A AÇÃO : "QUEM TEM FOME TEM PRESSA"

AÇÃO DE PRODUTOS NÃO PERECÍVEIS


CONCLUÍDO

DOACAO EM ESPÉCIE PARA AQUISICAO DE PRODUTOS

PRIMEIRA ETAPA. SEGUNDA ETAPA

QUEM SOMOS:

Este coletivo é formado por profissionais da educação que atuam no distrito de Santa Eudóxia, São Carlos, SP. Formou-se no inicio de maio de 2020, no marco do 40 dia de quarentena em razão da Pandemia-Covid19, com a intenção primeira de promover a arrecadação e doação de gêneros alimentícios e produtos de higiene às famílias em situação de vulnerabilidade, agravada com a suspensão das aulas e atividades econômicas.




LOGÍSTICA DE ARRECADAÇÃO EXTERNA
RECURSOS E COMUNICAÇÃO
ARRECADAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO - INTERNA

A constituição desse coletivo e a ação em prol as famílias de Santa Eudóxia foi proposta pelas funcionárias da

Cemei Dionisio da Silva, Eliane Tassim ( Professora e moradora da comunidade S. Eudoxia), Fernanda Vargas ( Diretora) e

Suzana Tassim ( Membro da Gestão). Prontamente os demais membros da Cemei Dionisio da Silva, aderiram a ideia e foi

dado o início do trabalho efetivo em prol da ação: : “Quem tem pressa, tem fome”.




Objetivos

  1. Desenvolver empatia no contexto da quarentena buscando formas de atuação social e práticas significativas de experiência em ações de solidariedade.

  2. Promover auxílio no que diz respeito alimentação e higiene a famílias em situação de vulnerabilidade em função da Pandemia.

  3. Incentivar o comércio local (Santa Eudóxia) e a agricultura familiar.


CONTEXTO

Em meados de março (2020) teve início o período de Quarentena em função da Pandemia-Covid 2020. Houve suspensão das aulas, do comércio e demais atividades relacionadas ao fluxo de pessoas. Este evento comprometeu a renda familiar de várias famílias. Em 16/04/2020 foi anunciado o programa Merenda Solidária que disponibilizaria um vale alimentação no valor de R$ 50, 00 por aluno. Os profissionais da educação foram convocados para ajudar na logística do cadastramento das famílias no programa.

Ao longo da tarefa de cadastramento das crianças no programa Merenda Solidária, os gestores observaram que muitas famílias já sentiam os prejuízos da diminuição de orçamento. E começavam passar necessidades relacionadas a alimentação e higiene.

Neste contexto, os profissionais da educação signatários deste projeto se propuseram a formar um coletivo e promover a ação : “Quem tem fome tem pressa”. O objetivo central é arrecadar e distribuir com rapidez alimentos e produtos de limpeza as famílias identificadas com necessidades básicas.




Organização de calendário e logística


Uma vez constituído o coletivo iniciou-se às reuniões de organização da ação. Primeiramente, ficou decidido que os membros fariam arrecadação dos produtos entre seus pares e entorno no período de 11 a 18 de maio. Concomitantemente, os membros moradores na região de Santa Eudóxia fariam um mapeamento das famílias a serem atendidas pela ação.

Visando respaldo legal e organicidade o Coletivo, na pessoa de Fernanda Vargas, buscou junto ao Centro de Referência em Direitos Humanos de São Carlos orientações sobre a logística e procedimentos relativos à ação Quem tem fome tem pressa”.