JUSTIFICATIVA

A instrução de Historia e Memória é algo entrelaçada e interdependente, mais com conceitos e significados distintos. A memória pode ser tanto algo seletivo, quando se trata de interesses por partes de determinados grupos específicos, ou mesmo coletiva, quando se tem em foco uma dimensão maior a ser beneficiada. Compreende-se a Memória como matéria-prima da construção da História, como decorre Le Goff (2003, p. 471) “A memória, na qual cresce a história, que por sua vez a alimenta, procura salvar o passado para servir ao presente e ao futuro”. Desde as antigas civilizações, que a memoria tem sido o elo entre a sociedade e sua origem. A história, por sua vez, tão presente na vida das pessoas, mantem eternizando fatos e eventos que até mesmo a própria memória por interesses próprios deixou no esquecimento. O ensino de Historia e Memória tem um papel importantíssimo na vida das pessoas que são os maiores protagonistas dos fenômenos e fatos históricos. Partindo do pressuposto descrito nasce o desejo de incluir no imaginário dos educando da EEEP Marta Maria Giffoni, elemento que fortaleça o elo histórico presente entre a escola e a comunidade, no qual a mesma esta inserida. Diferente da historia tradicional, não será beneficiada os feitos dos grandes reis, imperadores, lideres políticos nem religiosos, mas de pessoas comum que vivem inseridos na sociedade no qual tem sua própria historia, sendo transformadores do meio social.

OBJETIVOS

Objetivo Geral: Compreender a importância da História Local e Oral na preservação da memória da comunidade, sendo utilizadas como instrumento no processo educativo.

Objetivos Específicos:

# Valorizar a História Local como fonte de pesquisa;

# Apresentar a História Oral como método de pesquisa;

# Relatar experiências de vida de pessoas comuns por meio das técnicas da história oral;

# Estudar e desenvolver os gêneros literários biografias, poesia e crônicas;

# Desenvolver diversas formas (linguagens) de apresentação das pesquisas realizadas;

# Criar arquivos que possam ser utilizados para pesquisas futuras.

relevância do projeto

É notório a dificuldade dos professores em despertar o interesse dos alunos pelo conhecimento histórico, uma vez que esses conhecimentos se distanciam da realidade dos educandos. A relevância desse projeto é tentar sanar essa problemática, uma vez que a introdução da Historia Local, tem como uma abordagem mais próxima da realidade dos alunos. Conhecer a história de vida de pessoas comuns, de uma realidade mais próxima ao cotidiano dos alunos.

IMPACTO DA PESQUISA

O comprometimento dos alunos no desenvolvimento desse projeto, mostrou que essa metodologia utilizada se torna de suma importância no processo ensino-aprendizagem. Os envolvidos demostraram grande interesse na realização do projeto. O deslumbramento dos educandos ao conhecerem suas origens, conhecendo os diferentes tipos de concepções históricas, tais como, Historia Local, História e Memoria e Historia Oral.

Considerações finais

A escola surge como local propício para o desenvolvimento de pesquisas desse tipo, por ser um espaço socialmente complexo, que apresenta uma enorme diversidade. Pensando na perspectiva do resgate cultural e memorial, visando contemplar maior visibilidade de pessoas comuns, mas de notável importância na formação de nossa identidade cultural. A escola, introduzida no seio social da comunidade, revela-se como um formidável instrumento de propagação cultural. A valorização da Historia Local, é de suma importância na construção da identidade de um grupo social, facilitando o convívio do indivíduo em sociedade, fortalecendo o processo de ensino-aprendizagem.

EDUCANDO PELO EXEMPLO