EUnet em Portugal

(1990 / 1992)

O PUUG (PUUG - Portuguese Unix Users Group) era uma associação sem fins lucrativos de divulgação e apoio aos utilizadores de sistemas abertos fundada em 1989. Em anexo está uma cópia do boletim do EUUG (European Unix Users Group) com a notícia da fundação do PUUG (Anuncio-do-nascimento-do-PUUG.pdf). O EUUG mais tarde passou a designar-se EurOpen.

O EUUG fomentou a montagem e apoiava a gestão e os investimentos da rede EUnet, inicialmente a rede dos sistemas UNIX da Europa, baseada em UUCP. Mais tarde a EUnet transformou-se numa rede IP ligada à Internet. Em 1990 / 1991 a Internet na Europa era sinónimo de EUnet pois, com excepção dos países Nórdicos, era a única rede que dava acesso à Internet na Europa. Nos anos seguintes, as universidades europeias montaram uma rede europeia académica ligada à Internet mas a EUnet continuou a ser sinónimo da Internet não universitária na Europa durante mais alguns anos, até à comercialização da Internet na Europa. Em anexo está também um mapa com a configuração da rede EUnet na Europa em 1993 (EUnet-1993.pdf).

Com o apoio do INESC o PUUG começou a dar acesso ao correio electrónico da Internet a partir de 1990. Este apoio era pago pelo PUUG ao INESC na forma de uma comparticipação.

Um outro apoio importante recebido pelo PUUG para a montagem da rede foi a doação de um servidor pela empresa Digital Equipment Corporation (um sistema Ultrix) que recebeu o nome dec4pt e que passou a ser o nó central de distribuição de correio electrónico e do boletim USENET News entre os aderentes da rede. Vários outros fabricantes de equipamentos UNIX apoiaram a montagem da rede que na fase inicial envolveu um investimento de mais de 70.000 €.

Num documento em anexo (documentacao-da-rede-PUUG-em-1991.pdf) encontra-se uma descrição detalhada da rede inicial, do como funcionava, como estava organizada, quanto custou, os preços praticados, os aderentes, etc.

Em anexo encontra-se também uma cópia do jornal do PUUG do ano de 1992 (Evolução da rede EUnet PT com PUUG ...) com muitos dados sobre o início do serviço EUnet em Portugal assim como outros recortes de imprensa (PUUG-na-revista-UNIX.pdf e rede-EUnet-Expresso-1992.pdf) com dados sobre esta fase do início do acesso ao correio electrónico e às news por parte das empresas portuguesas. O documento do PUUG tem a lista dos domínios não universitários registados na altura.