Domínio .PT (1991 / 1994)

O Domínio DNS ".PT" foi montado de Setembro a Novembro de 1991 sob a minha responsabilidade. O NIC (Network Information Center da Internet) reconheceu a sua existência em Janeiro de 1992, isto é, os "root name servers" passaram a indicar os servidores sob nosso controlo como responsáveis pelo nome Internet ".PT". A partir desse momento as aplicações passaram a funcionar como é hoje normal.

“A terceira e última fase consistiu na aceitação pelo NIC do sistema nacional. Essa aceitação teve efeitos práticos no início do corrente ano (1992), momento a partir do qual os “root name servers” da Internet passaram a indicar que o servidor central do domínio “PT” (Portugal) é o servidor “ns.dns.pt”, uma máquina propriedade da FCCN, instalada na sua sede e dedicada em exclusivo à gestão do DNS do país.

0 domínio “PT” tem vários servidores secundários (“de backup”) nos EUA (Berkeley, Stanford e UUnet), na Europa (EUnet, INRIA, NORDUnet) e a nível nacional.”

Pode ler-se no relatório do projecto "Vertente IP da RCCN".

Em Dezembro de 1991 estavam registados 21 domínios e cerca de 900 endereços IP de computadores. O servidor recebia cerca de 5000 pedidos de endereços por dia.

Até 1994 José Legatheaux Martins foi o responsável pelo domínio através de um contrato entre o seu empregador, a Universidade de Lisboa e mais tarde a Universidade Nova, e a FCCN. Em 1994 a FCCN passou a assegurar directamente a gestão do domínio.

Artur Romão realizava o trabalho técnico de gestão do servidor e elaborou os relatórios em anexo como relatórios de estágio de Licenciatura em Informática pela Faculdade de Ciências de Lisboa. Artur Romão é também autor do RFC 1713 um RFC informativo sobre as ferramentas existentes então para fazer o debug do DNS. A ferramenta que ele desenvolveu baseava-se numa versão inicialmente desenvolvida por Jorge Frazão.

Nesses relatórios podem encontrar-se em anexo muitos dados sobre o DNS português no ano de 1993.

Está também disponível um relatório do autor sobre o futuro do domínio DNS de PT elaborado em Novembro de 1994.