Aplicação de Testes Psicológicos
HTP - House, Tree, Person
O teste HTP (House, Tree, Person) é um teste de grafismo utilizado em avaliações psicológicas para avaliar características de personalidade. O teste HTP surge da interpretação das teorias de Sigmund Freud e seu uso permite detectar a realidade interna do sujeito.
A aplicação do teste HTP é individual, sem limite de tempo, sendo que a maioria das aplicações leva entre 30 e 90 minutos. A análise do desenho produzido no teste HTP considera que os desenhos têm grande poder simbólico, reveladores de experiências emocionais e de ideais relacionados ao desenvolvimento da personalidade.
Com relação ao público-alvo, a avaliação pelo teste HTP pode ocorrer em crianças e adultos, com idade a partir dos 8 anos.
O uso do teste HTP se diferencia positivamente uma vez que demanda a realização de desenhos comuns (casa, árvore e pessoa) e, por se tratar de um estímulo pouco estruturado, dificulta o controle da resposta por parte do avaliado.
Contextos mais indicados para o uso do teste HTP
O teste HTP é comumente empregado em processos de admissão em empresas, por instituições públicas, em avaliações psicológicas para concessão de registro e/ou porte de arma de fogo.
Bateria Fatorial de Personalidade - Versão Eletrônica
Instrumento psicológico aplicado eletronicamente por meio de conexão com a internet construído para a avaliação da personalidade a partir do modelo dos Cinco Grandes Fatores (CGF), que inclui as dimensões: Extroversão, Socialização, Realização, Neuroticismo e Abertura a experiências. Deve ser aplicado em pessoas que possuam, no mínimo, o Ensino Fundamental Completo.
Inventário Breve de Sintomas
O Inventário Breve de Sintomas (BSI) possui 53 itens, organizados em 9 dimensões: Somatização, Obsessivo-Compulsivo, Sensibilidade Interpessoal, Depressão, Ansiedade, Hostilidade, Ansiedade Fóbica, Ideação Paranoide e Psicoticismo. Essas dimensões são denominadas para refletir os padrões de sintomas psicológicos em pacientes gerais e psiquiátricos
WISC IV
A Escala de Inteligência Wechsler para Crianças - WISC-IV é um instrumento clínico que pode ajudar a diagnosticar potenciais problemas nos processos cognitivos das crianças, o que pode ser usado para determinar se há necessidade para uma intervenção como acompanhamento pedagógico ou tratamento psicológico, tudo isso planejado de acordo com as necessidades individuais da criança.
Principais contextos de utilização:
- estimativa cognitiva na avaliação psicológica, neuropsicológica e psicoeducacional,
- diagnóstico diferencial de desordens neurológicas e psiquiátricas,
- planejamento de programas de reabilitação (neuro)cognitiva
É composto de uma série de subtestes desenvolvidos para medir diversos aspectos da inteligência: compreensão verbal, raciocínio abstrato, organização perceptual, raciocínio quantitativo, memória e velocidade de processamento.
O WISC-IV engloba 10 subtestes principais e 05 suplementares. Os 10 subtestes principais que abrangem os quatro índices fornecem as pontuações do QI Total.
Em sua quarta edição no Brasil, tem sua metodologia baseada nas mais atuais abordagens de psicologia cognitiva e avaliações de inteligência, fornecendo uma nova, poderosa e eficiente medida para auxiliar o trabalho clínico.
A amostra normativa foi composta por participantes de diversos estados do país e estudantes do ensino público e privado, o que garante uma maior eficácia em todos os contextos de aplicação. As tabelas de normas são apresentadas para grupos de idade com intervalo de 04 meses e em separado, uma para cada subteste.
Teste de Rorschach
O Teste de Rorschach foi criado pelo psiquiatra suíço Hermann Rorschach e é totalmente objetivo. Ao tentarmos organizar uma informação ambígua, sem um significado claro – como as manchas de tinta – projetamos aspectos da nossa personalidade.