Profª. Me. Joanna Biavatti / Esp. Adriana de Biagio Vendrameto
Olá, querido(a) aluno(a)! Em algum momento da sua vida, já lhe foi apresentado um conteúdo, um saber, que você não entendeu muito bem, mas que, com o passar do tempo e das suas vivências, ficou mais claro e fácil de compreender? Por que será que isso acontece? Se você já trabalha, ou, ainda, pretende trabalhar no contexto educacional, é primordial entender quais são os fatores que influenciam nos processos de ensino e de aprendizagem.
Imagine que você atua como coordenador(a) pedagógico(a) e percebeu que sua equipe está reproduzindo nas turmas de 9º(nono) ano as mesmas estratégias e práticas de ensino que utilizam com as turmas da 3ª (terceira) série. Você precisará orientar a equipe docente sobre os aspectos do desenvolvimento humano que estão relacionados à aprendizagem para que eles possam compreender porque nunca conseguirão obter os mesmos resultados da turma da 3ª série com as turmas do 9º ano e como a continuidade desta prática pode, inclusive, trazer prejuízos pedagógicos para os alunos.
Para ajudar você neste desafio, começaremos falando um pouquinho da Psicologia do Desenvolvimento para que possamos ampliar sua concepção sobre como este campo de conhecimento que se constituiu, historicamente, e trouxe contribuições para os processos de ensino. Em seguida, entenderemos melhor como as diferentes dimensões biológica, cognitiva, emocional social têm influência no desenvolvimento humano. Neste tópico, discutiremos com você conceitos importantes sobre o Conflito de Gerações, que acreditamos, irá ajudar você perceber melhor por que cada uma das gerações tem percepções e valores tão diferentes e quais os impactos disso nos relacionamentos e na aprendizagem.
Atenção! É muito importante termos clareza quanto às características de cada Geração, pois os problemas e os desafios causados pela divergência entre as visões de pessoas que viveram em épocas distintas têm impacto no trabalho, na família, nos relacionamentos e na escola.
Contudo, quando entendemos os valores e os motivadores de cada uma destas gerações, conseguimos ter uma percepção mais ampla das razões pelas quais agem e pensam de determinada forma, e, assim, podemos acessar a linguagem mais adequada para transmitirmos a nossa ideia ou nosso argumento, facilitando a aprendizagem.
E por falar em aprendizagem, teremos oportunidade de refletir, de forma aprofundada, sobre o que é este processo e como ele acontece em ambientes formais e não formais, apresentando, ainda, as principais características que estão envolvidas nesses processos. Com base nos conhecimentos que dividiremos aqui, estabeleceremos relações entre o desenvolvimento humano e o processo de aprendizagem para que possamos ter mais subsídios metodológicos para intervenções educacionais assertivas.
E aí? Preparado(a) para esta Jornada? Vamos juntos!
Olá querido(a) aluno(a)! Quero convidar você a explorar como se desenvolveram as teorias de aprendizagem e o desenvolvimento humano. Aprofundaremos nosso conhecimento sobre como aprendemos ao longo da vida e quais os impactos que os estímulos externos que recebemos a todo instante têm neste processo. Para isso, conheceremos o histórico da Psicologia do Desenvolvimento e entenderemos as dimensões do desenvolvimento humano e como elas influenciam a aprendizagem. Vamos, ainda, compreender o que é a aprendizagem, efetivamente, e como ela acontece ao longo da vida, considerando as características de cada uma das etapas de nossa evolução e nosso crescimento. Ao final desta unidade, você conseguirá, facilmente, estabelecer relações entre o desenvolvimento biológico, social e emocional de seu aluno, e as influências que isso tem no momento de aprendizagem que ele vive, oportunizando-lhe maior assertividade em suas intervenções no processo educativo. Nossa primeira temática será no século XVII. Como será que as crianças eram tratadas e educadas naquela época? Quais eram os hábitos familiares? Como isso impactava na educação delas? Vamos descobrir!