Educação Ambiental Para Conservação da Biodiversidade Amazônica
O Programa Espaço Primatas tem como objetivo incentivar a Educação Ambiental através do ensino lúdico com jogos educacionais e tecnológicos, trabalhando a sensibilização para as questões ambientais em espaços formais e em espaços não formais, abrangendo um público estudantil e a sociedade como um todo.
Trabalhar a conservação da biodiversidade Amazônica com a metodologia lúdica através dos jogos educacionais para estudantes do Fundamental I e II.
Trabalhar a conservação da biodiversidade Amazônica com a metodologia lúdica através de jogos educacionais para estudantes do Ensino Médio.
Propor estratégias para a conservação da biodiversidade amazônica nos espaços não-formais de ensino.
Propor atividades voltadas para a Divulgação Científica para conservação da biodiversidade amazônica através das Mídias Sociais e podcasts
Propor ações para conservação da biodiversidade Amazônica através de tecnologia educacional.
O Programa Espaço Primatas, vinculado à Universidade do Estado do Amazonas (UEA), é uma iniciativa que busca promover a conservação da biodiversidade amazônica, com foco nos primatas não humanos. Criado em 2017, o programa é desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Ecologia dos Ecossistemas Amazônicos (ECOA) e está ligado ao curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Escola Normal Superior (ENS).
O programa atua em três pilares principais: pesquisa, extensão e divulgação científica, com o objetivo de sensibilizar estudantes e a sociedade para a proteção dos primatas e do meio ambiente.
O programa também desenvolve recursos didáticos, como o livro "Espaço Primatas: Educando em prol dos macacos amazônicos", jogos educativos (como dominós, jogos de tabuleiro e aplicativos interativos) e promove o registro de avistamentos de primatas em Manaus através de um aplicativo móvel.
Para saber mais, entre em contato pelo e-mail projetoprimatasuea@gmail.com ou siga o perfil @projetoprimatas no Instagram.
O Programa Espaço Primatas é mais que um projeto acadêmico; é um movimento para integrar ciência, educação e conscientização ambiental na proteção da nossa rica biodiversidade amazônica.