INSCRIÇÕES
As inscrições no 1º semestre de 2020 ocorrerão em 3 datas, a partir de fevereiro/2020.
As inscrições no 1º semestre de 2020 ocorrerão em 3 datas, a partir de fevereiro/2020.
15/02/2020 de 9h às 12h
A prova de nivelamento será aplicada obrigatoriamente para novatos dos cursos de idiomas e de informática. A prova tem a função apenas de identificar qual é o nível mais adequado para matricular o candidato e não garante a vaga. O candidato deverá apresentar documento oficial com foto para fazer a prova, além de lápis, caneta e borracha.
Inscrição dia 29/02/20 de 9h às 12h
Veteranos são os alunos que darão sequência em seu curso e tiveram 75% de frequência no semestre anterior. Caso o aluno opte pela mudança de curso, o mesmo será considerado novato.
Inscrição dia 07/03/20 de 9h às 12h
Novatos são aptos para inscrição atendendo aos pré-requisitos de idade mínima para todos os cursos, além do nivelamento feito para os cursos que o exigem.
CPF (aluno ou do responsável - em caso de menores de 18 anos);
Carteira de identidade (aluno e do responsável - em caso de menores de 18 anos);
Comprovante de endereço;
Comprovante de escolaridade (para quem não terminou o ensino médio);
R. Reitor Píres Albuquerque, 188-196, Belo Horizonte - MG
1. Quais os dias, local e horários dos cursos do projeto INCLUIR?
Os cursos são oferecidos na Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no Campus Pampulha (BH). Todos os cursos são oferecidos exclusivamente aos sábados, com turmas nos horários entre 08h00min e 10h00min e de 10h30min à 12h30min.
2. Qual a duração dos cursos?
O Projeto Incluir oferece cursos com duração variada, há cursos com numerosos níveis (onde cada nível dura até um semestre) assim como há cursos de curta duração.
3. Qual o valor do semestre em um curso? Há mensalidades?
O valor da taxa de matrícula é de R$80,00 e 6 kg de alimentos não perecíveis (exceto sal e açúcar), por curso. Não há mensalidades.
4. As inscrições são presenciais?
Sim. Acontecem na Escola de Engenharia da UFMG nas datas e horários divulgados nas redes sociais e site, a cada semestre.
5. Posso fazer quantas inscrições?
Duas por pessoa, em cursos e horários distintos.
6. Qual a idade mínima e máxima para participar como aluno?
Mínimo de 8 anos dependendo do pré-requisito do curso escolhido. Alguns cursos tem idade máxima, para verificar a faixa etária do curso do seu interesse, baixe a ficha de inscrição atualizada clicando aqui.
7. Qual é a carga horária dos cursos?
São 2 horas por sábado. Geralmente são 13 sábados por semestre, totalizando 30 horas/aula.
8. Não estarei presente no dia da matrícula, como posso proceder?
Qualquer pessoa portando seus documentos, alimentos e pagamento pode realizar sua matrícula desde que apresente uma carta escrita e assinada pelo responsável, autorizando a ação.
9. Devo fazer nivelamento até para o primeiro nível dos cursos de idiomas?
Sim. O nivelamento é sempre obrigatório para o ingresso nos cursos de idiomas, mesmo para níveis iniciais; afinal, é importante que os professores tenham ciência dos conhecimentos do aluno e de suas especificidades no ensino.
1. Como tenho certeza que estou matriculado no Projeto INCLUIR?
Ao final da sua inscrição, você receberá o comprovante de matrícula em mãos. Esse documento é de extrema importância, pois garante sua inscrição e acesso ao curso escolhido. Guarde-o com cuidado até o final do semestre e sempre o leve à Secretaria na sala 2005 (durante o funcionamento do Projeto) quando houver dúvidas.
2. Quem são considerados alunos novatos?
São os alunos que não cursaram ou não atingiram o mínimo de 75% de frequência no semestre anterior. Alunos que fizeram algum curso no Projeto Incluir no semestre anterior, porém optaram por não continuar na sequência desse curso, são também considerados novatos. Exemplo: aluno do inglês infantil que vai para informática.
3. Quem são considerados alunos veteranos?
São os alunos que cursaram o semestre anterior com 75% de frequência, ou mais, e se matricularam novamente para o semestre atual na sequência do curso.
4. Como os alunos que foram aprovados no último nível do Inglês Infantil Básico devem proceder?
Uma vez concluído o curso de Inglês Infantil Básico, os alunos deverão fazer o nivelamento para o Inglês Adulto.
5. Alunos podem ser também voluntários?
Sim! Basta enviar e-mail para redi@eicis.com.br e receberá instruções.
6. Os alunos recebem algum material?
Os cursos de Inglês, Informática e Espanhol possuem apostilas e atividades impressas entregues diretamente aos alunos. Os demais cursos serão distribuídas atividades avulsas durante o semestre.
7. O que é necessário para ser aprovado no curso?
Você precisa atingir no mínimo 60 pontos no total de pontos distribuídos e ter no mínimo frequência de 75%.
8. A partir de quando começa a contar presença?
Sua presença é contada a partir da aula inaugural. Portanto, além de assistir o que os voluntários fizeram com muito carinho, lembre-se de assinar a lista de presença. Não importa a atividade ou conteúdo desenvolvido no sábado letivo, se for apresentação de trabalho ou comemoração por exemplo, é contado como aula normal.
9. Posso abonar minha falta?
São revistas declarações de comparecimento de escolas, colégios ou faculdades, de trabalho e competições esportivas oficiais; e atestados médicos. Estas declarações deverão ser entregues na Secretaria, que as analisará. Os abonos são aceitos até o último dia de aula do semestre, e com a data dentro do período cursado pelo aluno.
10. Preciso comprovar que estive em aula no Projeto INCLUIR, como faço?
O Projeto Incluir emite declarações de comparecimento e matrícula. Para isso, basta solicitá-las na Secretaria.
11. O que devo fazer se não encontrar meu nome na lista de matriculados ou meu curso estiver diferente ao que escolhi?
Em ambos casos, procurar a Secretaria com um documento de identidade e o comprovante de matrícula.
12. Posso trocar de curso?
Não há possibilidade de troca de curso, salvo exceções analisadas pelas Coordenações e Gerência.
13. Os cursos oferecem certificados?
Sim, após a aprovação você pode solicitar o Certificado por semestre cursado na Secretaria, pagando apenas uma taxa simbólica para impressão.
1. O que é o Projeto Incluir EICIS?
O Projeto Incluir foi idealizado pelo Professor Francisco Vidal junto ao grupo EICIS, com o propósito de disponibilizar conhecimento, proporcionando, através do voluntariado, a oportunidade da inclusão social e formação cidadã em um ambiente de mudanças e melhoria das comunidades de Belo Horizonte e região.
2. O que é o Grupo EICIS?
Grupo de pesquisa em Empreendedorismo, Inovação, Conhecimento, Inteligência e Sustentabilidade da UFMG (EICIS), que inicialmente motivou a estruturação do PROJETO INCLUIR.
1. Qual a idade mínima permitida para participar do Projeto INCLUIR?
Para se voluntariar no projeto é necessário ter, no mínimo, 14 anos de idade. Menores de 18 anos deverão apresentar autorização dos pais.
2. Como me torno um voluntário do Projeto INCLUIR?
Realizamos o Processo Inclusivo de Novos Voluntários nas primeiras semanas de cada semestre. Para se candidatar e participar, é necessário enviar e-mail para redi@eicis.com.br
3. Voluntários podem ser também alunos?
Sim! Basta procurar REDI antes das inscrições dos alunos, e explicar seus interesses. Voluntários não tem a obrigação de pagar a taxa de inscrição, é necessário apenas doar os alimentos não perecíveis.
4. Qual a vantagem de ser voluntário no Projeto INCLUIR?
São várias! Os voluntários do Projeto Incluir recebem certificado de comprovação de horas trabalhadas e, no caso de universitários, podem receber orientação de pesquisa. As horas trabalhadas podem ser um fator positivo para empregabilidade, conforme matéria no jornal do Estado de Minas publicada no dia 14/02/2020 (confira aqui). Há também a vantagem de poder cursar qualquer um de nossos cursos sem pagamento da taxa de inscrições. Além de tudo isso, nos sábados trabalhados os voluntários poderão tomar café da manhã e almoçar em nossa Copa. Sem contar a motivação principal: colaborar para uma mudança constante na vida de cada Família que conta com o auxílio do Projeto Incluir.
Confira nosso Instagram para mais informações: @projeto.incluir