O projeto EcoPlan
Criado em 2019, o projeto EcoPlan tem como objetivo trabalhar habilidades de tecnologia e horticultura, promover uma educação ambiental e aumentar a perspectiva profissional de estudantes da rede pública de ensino. Isso é realizado através da implementação de hortas nas escolas, focando no retorno de alimentos para a merenda e promovendo a economia de água através do sistema de irrigação inteligente, cujo lucro de sua venda é destinado ao projeto. Para tudo isso acontecer, são realizadas aulas preparatórias para os alunos, que se destinam a construção de um protótipo de irrigação inteligente. Atualmente, esse protótipo está no estágio de validação e estuda-se a criação de um modelo de negócio para sua venda.
Como o projeto funciona?
Atualmente, o projeto oferta aulas de sustentabilidade e tecnologia em uma eletiva chamada HortiTech, na escola estadual Márcia Helena Barbosa Lino. Essas aulas servem de base para garantir aos alunos conhecimentos que os permitam construir uma horta e um sistema de irrigação inteligente. Elas acontecem uma vez por semana e, por conta da pandemia de Covid-19, elas tem sido feitas de maneira online, com poucas oficinas presenciais para a montagem dos sistemas.
Nas aulas com a temática de sustentabilidade, os alunos aprendem sobre a construção e manutenção da horta, além de diversos tópicos de conscientização ambiental e atualidades. Já nas aulas com temática de tecnologia é ensinado a eles sobre Arduino - uma plataforma que facilita a criação de dispositivos eletrônicos e automação de processos - portanto, a partir desse conhecimento base de robótica os alunos desenvolvem a irrigação inteligente para a horta.
Quem é beneficiado pelo projeto?
Atualmente, os beneficiados pelo projeto são os alunos da escola EE Márcia Helena Barbosa Lino, os alunos da EE Nelson Monteiro (nossa nova escola que ainda está em período de implementação) e a comunidade próxima a essas escolas.