A ecoansiedade é um tipo de ansiedade causada pelas mudanças climáticas e crises ambientais. Ela pode se manifestar de diferentes formas, como preocupação com desastres ambientais, medo do futuro e frustração que afeta o dia a dia de pessoas e comunidades. Diante dos desafios climáticos que o Brasil vem enfrentando, é importante entender como a ecoansiedade está influenciando a vida dos brasileiros.
O projeto de pesquisa intitulado 'Estudo do comportamento pró-ambiental e sua relação com a saúde mental em jovens adultos brasileiros' tem como objetivo principal avaliar a ecoansiedade em jovens adultos brasileiros. Para isso, busca também validar a versão brasileira da Escala de Ecoansiedade de Hogg (HEAS-BR), originalmente publicada em inglês (https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0959378021001709). A escala permite identificar sintomas de ecoansiedade, ajudando a compreender como esse tipo de ansiedade tem se apresentado na vida dos jovens adultos no Brasil.
Grupo de Pesquisa em Neuroproteção
O projeto está sendo conduzido sob a coordenação da Profa. Dra. Carina Boeck, do Mestrado em Ciências da Saúde e da Vida da Universidade Franciscana (UFN), em Santa Maria - RS.
As estudantes envolvidas são:
Débora Wegner Maus – Estudante de Psicologia da Universidade Franciscana (UFN) e bolsista PIBIC/CNPq de Iniciação Científica.
Julia Ronize Costa de Campos – Mestranda em Ciências da Saúde e da Vida na Universidade Franciscana (UFN).
Valentina Brondani – Estudante do Colégio Centenário e bolsista de Iniciação Científica PROBIC/UFN (Ensino Médio).
Esta pesquisa busca avaliar a ecoansiedade em jovens adultos brasileiros. Se você tem entre 18 e 25 anos, é brasileiro(a), mora no Brasil e deseja contribuir para o avanço dos estudos sobre o tema, sua participação é muito importante!
Para participar e ajudar no entendimento da ecoansiedade em jovens adultos brasileiros, basta clicar no formulário abaixo. Você será direcionado para o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e, em seguida, para os questionários da pesquisa. São afirmativas de múltipla escolha e o preenchimento do formulário levará somente de 15 a 20 minutos.
Entre em contato pelo e-mail [gpneuro.ufn@gmail.com] para saber mais sobre o projeto
COMPARTILHE!
Nos ajude a divulgar e envie o link desta página para amigos e colegas