Esquema do Projeto C.O.M.O.
C.O.M.O. - Controle de Operações por Movimento Ocular, é uma interface de comunicação que realizar um processo de comando computacional, através de rastreamento dos movimentos oculares, para executar ações dentro e fora do computador. Em um primeiro momento, movendo o ponteiro do mouse, visando o uso de um computador e em um segundo, promovendo os comandos para o movimento de um pequeno robô carro, já existente, em quatro direções, mas podendo ser adaptado para diversas finalidades.
Para esta conexão humano/máquina, será utilizado uma rede interna sem fio podendo também ser utilizado até pela internet. Nesta etapa de desenvolvimento do projeto, utilizaremos hardware e software livre de baixo custo bem como protocolos abertos de comunicação para a criação do nosso dispositivo.
C.O.M.O. tem por objetivo aproximar as pessoas. Num mundo interconectado não se justifica que indivíduos com alta competência cognitiva fiquem à margem da expressão de suas ideias da sua capacidade de relacionar-se com seu entorno.
Permitir à alguém com dificuldades temporárias ou permanentes comunicar-se, entreter-se, em conjunto com seus semelhantes que tenham ou não tenham tais dificuldades ou mesmo individualmente, amplia o respeito próprio e pelo outro, refletindo de modo positivo em toda a sociedade.
A aplicação C.O.M.O. pode ter integração com outros dispositivos ou aplicações como o posicionamento de um mouse para o controle de um computador. A inclusão e acesso livre se dá pelo baixo custo e fácil implementação bem como relativa precisão da solução, graças a robustez da comunicação sem fio entre as partes.
O uso desta tecnologia propicia novas formas de interação, não apenas para integrar e facilitar o cotidiano de pessoas com dificuldades permanentes ou temporárias de movimentação, como também na criação de jogos, ferramentas lúdicas ou mesmo treinamentos que podem ser realizadas, individual ou coletivamente.
O Projeto foi desenvolvido durante o programa Conexão Maker - Segunda Temporada (Estreia em 2021), da TV Futura com participação de Marcos Abranches, que testou o projeto durante as gravações.
GiipPesquisa / ProjetoCOMO é licenciada sob a: Licença MIT
Uma licença permissiva curta e simples com condições que exigem apenas a preservação de direitos autorais e avisos de licença. Obras licenciadas, modificações e obras maiores podem ser distribuídas em termos diferentes e sem código-fonte.
Permissões: Uso comercial, Modificação, Distribuição e Uso privado. Limitações: Responsabilidade e Garantia. Condições: Licença e Direitos Autorais.
Repositório em https://github.com/GiipPesquisa/ProjetoCOMO