Projeto de Educação Ambiental para a Sustentabilidade
Oikos - Associação de Defesa do Ambiente e do Património da Região de Leiria
O Projeto "Bacia Hidrográfica do Lis - Agir para conhecer, proteger e valorizar" (adiante Projeto BHL) é um projeto de Educação Ambiental da responsabilidade da Oikos – Associação de Defesa do Ambiente e do Património da Região de Leiria, que conta com o apoio institucional da Direção Geral da Educação (DGE), Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e o Instituto da Conservação da Natureza a das Florestas (ICNF). Este apoio institucional materializou-se com a autorização da mobilidade estatutária de uma docente, alocada a este projeto, para a referida associação/ONGA.
O Projeto BHL a desenvolver a partir do ano letivo 2024/2025 até 2026/2027 incluirá um conjunto de iniciativas de Educação Ambiental para a Sustentabilidade (EAS) inspiradas nos temas, subtemas, objetivos e resultados de aprendizagem preconizados pelo Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, norteadas pelos objetivos estratégicos da Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020 e pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável preconizados na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
A Bacia Hidrográfica do Lis (BHL) localiza-se no centro litoral de Portugal, integrando a Região Hidrográfica 4. Possui uma área de sensivelmente 950 km2, coincidindo parcialmente com a área geográfica dos concelhos de Porto de Mós, Batalha, Leiria, Marinha Grande e Ourém (área residual). Não obstante as significativas melhorias verificadas nas últimas décadas, continua a evidenciar sérios problemas de natureza ambiental, domínios em que a Educação Ambiental para a Sustentabilidade se pode revelar um contributo essencial para as respetivas soluções.
A maioria das iniciativas a desenvolver no Projeto BHL terão como principais destinatários as crianças e jovens estudantes dos vários níveis de ensino localizados na BHL, ainda que algumas iniciativas extravasem esta delimitação geográfica e tenham âmbito territorial nacional e internacional. Pretende-se que o projeto integre uma postura inclusiva, trabalhando com todos e para todos. Neste particular, para além pretende-se possibilitar a partilha e integração de saberes e experiências em matérias de natureza ambiental, entre os estudantes nativos e os seus colegas provenientes de mais de duas dezenas de países, localizados na Europa, Ásia, África e América(s), com os quais partilham a Escola e a BHL.
Procurar-se-ão favorecer, também, experiências de natureza intergeracional que contribuam para a partilha de conhecimentos, tradições e boas práticas ambientais, reforço da coesão social e familiar, garantindo o desenvolvimento de cidadãos detentores de uma nova cultura de sustentabilidade face aos desafios ambientais contemporâneos com que têm/terão de se confrontar.
Proteger e valorizar o património natural e cultural da BHL.
Conhecer a BHL, as suas fragilidades e potencialidades ambientais.
Melhorar os conhecimentos da comunidade docente relativamente aos domínios ambientais e culturais da BHL.
Promover a mudança de comportamentos e atitudes numa perspetiva de nova cultura de sustentabilidade.
Proporcionar condições para tomadas de decisão partilhadas em resultado de cooperação entre participantes, independentemente do país de origem.
Estimular a participação ativa na prevenção e solução de problemas ambientais.
Contribuir para a implementação dos ODS nas atividades de EAS a desenvolver no projeto.
Compreender os direitos e deveres enquanto cidadão face ao Ambiente e aos desafios ambientais emergentes.
Apoios Institucionais
Parceiros
Mecenato