Aula 19 - Arte: Danças Folclóricas

25/08/2021

Primeiramente assista a videoaula

A dança é uma linguagem artística que se caracteriza pelo movimento estético e criativo do corpo. Esses movimentos envolvem consciência, ritmo, força e emoção, expressando ideias, emoções e sentimentos, sustentados ou não pela música.

Danças folclóricas


Essas danças tiveram suas origens nas manifestações trazidas pelas culturas europeias, indígena e africana. São importantes manifestações culturais de um povo, grupo de pessoas ou região, retratando suas origens, agregando música, trajes típicos, lendas, religiosidade, adereços, etc.

Elas são transmitidas de geração para geração.


Agora leia mais sobre algumas danças folclóricas e analise as imagens que as representam:

Maculelê

É uma mistura de dança, luta e jogo que utiliza batida de bastões de madeira, e é dividida entre cantadores e dançadores.

Batem-se os bastões em ritmo forte e compasso bem marcado.

Os instrumentos utilizados para esta dança são: atabaques, pandeiros e violas.

Dança de fitas

A dança de Fitas, ou Pau-de-fitas, ocorre no período das festas juninas e é dançada ao redor de um mastro com fitas coloridas, conduzida por músicas com ritmo cadenciado, em que os participantes fazem coreografias que, aos poucos, vão realizando tranças com as fitas.

As cidades de Cunha, Natividade da Serra, Cotia, São Luiz do Paraitinga, Ubatuba, Taubaté e Iguape ainda preservam esta dança em suas festas.

Jongo ou Caxambu

Jongo é um folguedo de origem africana, que ocorre para comemorar o dia 13 de maio (Abolição da Escravatura) e nas festas juninas para homenagear São Benedito.

A coreografia é realizada em roda, e acontece em praças públicas, às vezes em torno de uma fogueira, com o toque de tambores.

Cidades que mantêm a tradição: Guaratinguetá, Lagoinha, Pirapora, Tietê, Piracicaba, Cunha, Pindamonhangaba, São Luiz do Paraitinga e Taubaté.

Catira ou Cateretê

Tradicionalmente dançada por homens, é marcada pela batida dos pés e mãos dos dançarinos, os catireiros. Porém, hoje em dia muitos grupos já introduziram a participação de mulheres.

Violas e violões são instrumentos musicais da Catira.

Cidades que mantêm a tradição: Caconde, São Paulo, Barretos, Guarulhos, Holambra, Jaboticabal, Osasco, Palestina, Pederneiras, Santa Fé do Sul, Sorocaba, Votuporanga, entre outras.

Quadrilha Junina

A festa junina é a segunda maior festa realizada pelos brasileiros, e é associada aos santos católicos: Santo Antônio, São João e São Pedro.

Os instrumentos que fazem parte da música das quadrilhas caipiras são: a viola, o violão, a sanfona, o triângulo e a zabumba.

Curiosidade: o nome quadrilha tem origem na palavra quadrille, que se refere a uma dança francesa com quatro casais.

Dizem que a encenação do casamento nesta dança é uma crítica às famílias tradicionais: a noiva quer casar e seu pai obriga o noivo, que tenta fugir.

Em Campina Grande, na Paraíba, existem concursos que reúnem os melhores grupos de quadrilhas caipiras do Brasil.

Bumba meu Boi

O Bumba meu Boi, também chamado de Boi Bumbá, é uma dança tradicional brasileira que conta uma lenda que envolve a morte e a ressurreição de um boi.

Em 2012 o Bumba meu Boi foi incluído na lista de Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

No dia 30 de junho é comemorado o Dia Nacional do Bumba meu Boi.

Curiosidade: em cada Estado brasileiro, a dança possui um nome diferente:

Amazonas e Pará = Boi-Bumbá

Maranhão = Bumba meu Boi

Rio de Janeiro = Boi Calemba

Rio Grande do Norte = Cavalo-Marinho

Paraíba = Bumba de Reis ou Reis de Boi

Espírito Santo = Boi Pintadinho

Frevo

O Frevo é uma dança de passos complicados e de muita improvisação, que mistura rodopios, gingados, passos e malabarismo. Os dançarinos utilizam uma sombrinha colorida aberta.

Ela foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

A palavra frevo tem origem no verbo ferver, porque o frevo é uma dança rápida, de ritmo acelerado.

A dança desenvolve a confiança, eleva a autoestima, estabelece relações com os colegas e, além de propiciar maior conhecimento do corpo e seus limites, é uma forma de exercício físico divertida.

A dança melhora a postura e a respiração, elevando a qualidade de vida.

ATIVIDADES (Aula 19 - Arte)

Copie e responda em seu caderno (depois tire foto e poste no Google Sala de Aula).

1 - O que é dança de acordo com seus conhecimentos?

2 - Quais danças folclóricas você conhece?

3 - Você já participou de alguma apresentação de dança folclórica? Qual?

4 - Pesquise: Quais os benefícios da dança para o corpo e mente?