Livros publicados

INTEGRAÇÃO ELETROENERGÉTICA DA AMÉRICA DO SUL: REALIDADES E PERSPECTIVAS

O processo de Integração Eletroenergética na América do Sul e seu papel no processo de integração regional, constituem-se em um tema que vem sendo pensado desde os anos 1960, mas que só passou a ser priorizado nas agendas políticas dos países envolvidos após a criação da União das Nações Sul-Americanas.

O amplo entendimento desse processo inclui o conhecimento das iniciativas integracionistas, disso se depreendendo o tratamento que dispensaram à questão e suas justificativas ao empreendimento, buscando-se estabelecer similaridades com o processo de integração europeu.

Ademais, envolve a compreensão dos discursos integracionistas praticados no subcontinente, além da análise das possibilidades deste processo de fato possibilitar a promoção do desenvolvimento local.

[...] A integração eletroenergética encontra-se em fase inicial, e, embora não esteja relacionado com o desenvolvimento dito “sustentável”, por estar mais associado com o aumento da capacidade de geração e transmissão de energia, o tema inscreve-se como alternativa para o aumento da confiabilidade do sistema elétrico regional.