São Paulo Antiga
Observe as transformações no espaço urbano da cidade de São Paulo. Acesse o site São Paulo antiga e veja essas transformações.
Para ilustrar o conceito de paisagem transformada, assista ao documentário "Um passeio no tempo", que mostra o trabalho do artista gráfico Carlos Gustavo Nunes Pereira, o Guta. A produção dura pouco mais de cinco minutos e reproduz o trabalho do artista de recriar as paisagens de vários lugares do Rio de Janeiro, em um exercício de retrospectiva que nos leva, por exemplo, da Copacabana deserta do final do século XIX à Copacabana totalmente ocupada do final do século XX.
O texto do “Para ir além” tem como objetivo estabelecer a relação entre desenvolvimento técnico, organização do trabalho e construção do espaço geográfico: o trabalho é “fator integrante da vida tribal”; a agricultura, ou seja, o modo como o povo mundurucu cultiva a terra estabelece sua relação com o meio; a “técnica da roça” é desenvolvida de acordo com condições naturais da paisagem (clima, época, acidentes de terreno) e com elementos culturais (seguimento lógico dos próprios serviços agrícolas); o formato da roça é responsável pela arquitetura tribal, pela distribuição das casas. Os indígenas mundurucus estão situados em diferentes regiões do Brasil, nos estados do Amazonas, do Pará e de Mato Grosso.
Você pode obter mais informações sobre esse povo, lendo o artigo no link abaixo.
Você pode obter mais informações sobre as transformações ocorridas no Canal Paco, em Manila, nas Filipinas, por meio da reportagem abaixo.
Para elaborar o relatório, assista ao Documentário "Entre rios".