Questão 1
Questão 2
OBS: Esse vídeo é um complemento do professor. Não está indicado no material "Infinito".
Estrutura interna (camadas) da Terra
Assista aos minutos finais do documentário "Jornada ao centro da Terra". O trecho expõe as camadas internas da Terra até o núcleo e mostra a importância de se compreender sua dinâmica interna. [Se o vídeo não for automaticamente para o final, avance para 40:00)
Evolução das placas tectônicas
Assista a animação sobre evolução das placas tectônicas. O vídeo, de pouco mais de um minuto, mostra de forma retroativa a formação da crosta terrestre e a dinâmica das placas tectônicas. O material é produzido por um dos mais renomados geólogos da atualidade, Christopher Scotese.
Placas tectônicas podem se mover 20 vezes mais rápido do que se pensava
A ciência está sempre descobrindo novas informações sobre a dinâmica das placas tectônicas. Leia a reportagem e conheça as mais novas descobertas sobre o assunto. Leia mais em: <coc.pear.sn/WiLi1at>.
Terremotos e vulcões
Assista ao vídeo, de pouco mais de 3 minutos, que ilustra como acontecem as atividades sísmicas e vulcânicas. Esse conteúdo foi produzido pela agência de notícias DW.
Uma nova Pangeia?
Assista a animação feita pelo cientista Christopher Scotese, autor da teoria da Pangeia Última. É um vídeo de 59 segundos que representa a movimentação dos continentes por meio da dinâmica das placas tectônicas e a previsão de como estarão esses territórios daqui a 250 milhões de anos.
Kilauea, o vulcão mais ativo do mundo
O vídeo abaixo mostra características do Kilauea, considerado pelo Guinness (O Mundo dos Recordes) o vulcão mais ativo do mundo.
OBS: complemente do professor (a indicação não está no material Infinito).
Interferências humanas no Sistema Terra
As reportagens abaixo mostram como o ser humano polui a hidrosfera:
As notícias a seguir mostram exemplos da poluição atmosférica e suas consequências:
Já as reportagens abaixo mostram exemplos da poluição do solo:
O texto do boxe “Grupo temático” relaciona as causas de duas tragédias, a de Mariana (no Brasil) e a de Fukushima (no Japão). A primeira provocada exclusivamente pela ação humana, e a segunda – apesar do fator humano na escolha de construir uma usina nuclear em um local sabidamente sujeito a instabilidade – provocada pela ação da natureza, um tsunami, efeito do movimento das placas tectônicas. É possível utilizar o mapa do exercício de aplicação 1 para verificar que o Japão está em uma área de contato de placas tectônicas. Para complementar os seus estudos, acesse as notícias a seguir: