NARRAÇÃO

Atividade referente ao período de 24\6 a 08\7

Professora: Cristina Palmer

OBJETIVO DA ATIVIDADE: LER E INTERPRETAR CONTOS DE ENIGMAS;

IDENTIFICAR OS ELEMENTOS QUE CONSTITUEM UMA NARRAÇÃO.


HOJE VAMOS CONHECER O QUE É UMA NARRAÇÃO?


NARRAÇÃO É UM TEXTO QUE CONTA UMA HISTÓRIA QUE PODE SER REAL OU IMAGINÁRIA. TODA NARRAÇÃO TEM PERSONAGENS (QUEM?), ESPAÇO (ONDE?) UM TEMPO (QUANDO?) E UMA SEQUÊNCIA DOS FATOS (O QUE?)


QUEM ?

ONDE ?

QUANDO ?

O QUE ?

VAMOS LER UMA NARRAÇÃO QUE CONTA UM ENIGMA

O QUE É UM ENIGMA?

ENIGMAS SÃO PROBLEMAS DIFÍCEIS PARA SE RESOLVER. NA NARRAÇÃO QUE VOCÊ VAI LER, O DELEGADO ARRUDA PRECISA RESOLVER UM CRIME QUE ACONTECEU EM UM MUSEU. SERÁ QUE ELE VAI CONSEGUIR?

O Misterioso Roubo do Cálice Egípcio

Ao olhar pela janela, o delegado Arruda viu que chovia muito. Nesse momento, ao ouvir o toque do relógio, percebeu que já era bem tarde. Estava tão ocupado examinando os documentos de um difícil caso, que não percebeu o tempo passar.

-"Essa não, perdi a hora!" Falou ao ver que o relógio marcava três horas da madrugada.

Por isso mesmo, deixou seus relatórios para o dia seguinte e foi dormir.



De manhã, quando ia para a delegacia, recebeu um telefonema urgente do museu da cidade. Tinha acontecido um roubo misterioso. Uma preciosa peça antiga havia sido roubada durante a noite e o ladrão não deixou nenhuma pista. Como a delegacia ficava próxima do museu, mandou os policiais irem para lá rapidamente, isolar a área, para que as provas não fossem apagadas.



Chegando ao local, o delegado foi recebido pelo diretor do museu, o Dr. Joseph, um importante representante em antiguidades. Ele falou:

- Foi uma tragédia delegado Arruda! A mais preciosa peça de nossa coleção antiga foi roubada. É um cálice de valor inestimável cuja idade exata ninguém conhece. Em torno dele há uma lenda que diz, "aquele que o usar para beber água, terá saúde eterna!" Sem falar no seu imenso valor, já que é ouro e coberto com pedras de grande beleza.

E continuou o diretor:

- O alarme do museu disparou minutos antes das 3:00 hs da madrugada quando chovia. Pouco depois, o guarda da noite, percebeu a sala aberta. Imediatamente me ligou e mandei que toda área fosse isolada para impedir que vestígios importantes fossem apagados. Eu mesmo cheguei às 3:00 hs em ponto, e fiquei assustado. Inclusive as pegadas, que acredito foram deixadas pelo ladrão.

Quando acabou de falar, o diretor levou o delegado ao local do roubo. Ele então, começou a examinar tudo. Observou que a porta estava exatamente como foi encontrada pelo diretor. Estava aberta, e o cadeado aberto sugeria que tinha sido violado. Ele também observou o chão de barro, do lado de fora, encharcado pela chuva e algumas pegadas, que, certamente, foram deixadas pelo ladrão. O diretor falou que ao chegar, as pegadas, já estariam no local...

O delegado Arruda já sabe o que aconteceu ......

Depois de cuidadosamente examinar o local do roubo, o delegado percebeu que está com um caso complicado. Mas, muito esperto e inteligente o delegado descobriu que ele, o famoso diretor do museu é o responsável pelo roubo.

- Dr Joseph, o senhor está preso!


COMO ELE CONSEGUIU DESCOBRIR ISSO?

RESPONDA AS PERGUNTAS :

ATIVIDADE

ATIVIDADE ADAPTADA


ERAM 3H00 DA MADRUGADA. CHOVIA MUITO FORTE E O DELEGADA ARRUDA AINDA ESTAVA TRABALHANDO.


DE MANHÃ, ELE RECEBEU UM TELEFONEMA DO MUSEU DA CIDADE.

ERA DR JOSEPH, DIRETOR DO MUSEU, AVISANDO QUE UM CÁLICE TINHA SIDO ROUBADO. ESSE CÁLICE ERA DE OURO E PEDRAS PRECIOSAS E MUITO ANTIGO.


O ROUBO TINHA SIDO DE MADRUGADA, ENQUANTO CHOVIA. O LADRÃO ABRIU A PORTA DO MUSEU, PEGOU O CÁLICE E FUGIU.


O DELEGADO ARRUDA CHEGOU PARA INVESTIGAR E OBSERVOU QUE ALÉM DA PORTA ABERTA TINHAM PEGADAS NO CHÃO.


O DELEGADO ARRUDA PENSOU MUITO E DESCOBRIU QUE QUEM TINHA ROUBADO O CÁLICE ERA O PRÓPRIO DIRETOR DO MUSEU, O DR JOSEPH!



O DR JOSEPH FOI PRESO!