CONHEÇA MAIS SOBRE A MATA ATLÂNTICA!

A Mata Atlântica é um dos biomas com maior biodiversidade no planeta e a segunda maior floresta brasileira em extensão. Está presente em 17 estados abrangendo a costa leste, sudeste e sul do Brasil. Suas floresta e seu ecossistema constituem 15% do território brasileiro.

O clima que a floresta apresenta é o clima tropical úmido, onde durante o ano todo as temperaturas são médias e a umidade é elevada, com chuvas regulares e bem distribuídas.

A FAUNA E FLORA

A diversidade em relação a fauna e flora que a Mata Atlântica apresenta é grande. Nela estão incluídos mais de 270 espécies de mamíferos, 1000 aves, 200 répteis e aproximadamente 20 mil espécies de arvores, podendo estas serem de grande porte ou mais parecidas com vegetações arbustivas. Alguns exemplos de espécies são o Pau-Brasil, Jatobá, Orquídeas, Mico-Leão-Dourado, Jararaca e Beija-flor-verde. Devido a grande biodiversidade a mata é subdividida em alguns ecossistemas como Floresta ombrófila densa, Manguezais e Campos de altitude.













O QUE ESTÁ ACONTECENDO NA MATA ATLÂNTICA

Atualmente a mata atlântica só possui 12,4% da floresta original. A floresta vem sofrendo com o desmatamento e degradação desde 1500 com a exploração do Pau-Brasil feita pelos portugueses. A riqueza de espécies chama a atenção dos exploradores ilegais. Segundo o Ibama, no inicio dos anos 2000 no Brasil havia 633 espécies ameaçadas de extinção e mais de 60% dessas espécies eram nativas da Mata Atlântica. As causas para tal exploração são a caça de animais, a pesca predatória e o turismo desordenado. O desmatamento ocorre principalmente para a criação de áreas para a agricultura e pecuária, exploração exagerada dos recursos e expansão urbana.

CONSEQUÊNCIAS DO DESMATAMENTO E EXPLORAÇÃO

O desmatamento e exploração do bioma traz consequências nos âmbitos sociais, econômicos e ambientais. Há cinco principais consequências: Alteração no microclima, como por exemplo ocorrer precipitações pluviométricas mais intensas. Perda de biodiversidade, genocídio e etnocídio dos quilombolas, comunidades caiçaras, ribeirinhas e principalmente dos indígenas que possuem ligação espiritual com o lugar que vivem. Além disso a erosão do solo e desertificação e arenização do solo também são consequências, mais especificamente do desmatamento.











9 MODOS DE VOCÊ AJUDAR O BIOMA

  1. Fazer o descarte correto do lixo;

  2. Denunciar o comércio ilegal de plantas e animais;

  3. Não comprar plantas nativas da Mata Atlântica;

  4. Não comprar animais silvestres;

  5. Ao comprar produtos de madeira, busque somente por aqueles que tem madeira certificada;

  6. Ao comprar palmito, busque somente por aqueles que são cultivados e registrados pelo Ibama ou órgãos responsáveis;

  7. Valorizar empresas sustentáveis;

  8. Evitar a compra de forma excessiva e desnecessária;

  9. Apoiando medidas de recuperação ambiental, como o SOS Mata Atlântica.

Número do Ibama para denúncia: 0800 061 8080 - de segunda a sexta das 7h as 19h.

SOS MATA ATLÂNTICA

Buscando através do engajamento de pessoas gerar conhecimento sobre a diminuição da diversidade de fauna e flora, a ONG busca através da promoção de políticas públicas e estudos recuperar a floresta e proteger o mar, além de aumentar a proteção dos rios e entregar mais água limpa as pessoas.

Para dúvidas, sugestões e mais informações entre em contato:

Preservando o nosso bioma: 7h30–20h, segunda a sábado

Telefone: 0800-806-14692

E-mail: informação@preservandonossobioma.com.br

Redes sociais: @preservandonossobioma