BEM-VINDOS, AO POLO EAD DE APOIO PRESENCIAL, PEDAGÓGICO E ACADÊMICO DE SÃO CRISTÓVÃO/UFS.

Comunicados Importantes

UFS estabelece horário excepcional de funcionamento no período de 15/04 a 05/05.

No período de 15 de abril a 05 de maio, a Universidade Federal de Sergipe funcionará com horário reduzido nos campi de São Cristóvão, Itabaiana e Laranjeiras em função do período de recesso acadêmico. Com a mudança, o horário excepcional de funcionamento será das 08h às 14h, como forma de racionalização administrativa e de custos.

A medida foi instituída pela Portaria Nº 366/2024, publicada pelo Gabinete do Reitor nesta sexta-feira, 12 de abril.

As atividades acadêmicas e administativas dos cursos de graduação e dos programas de pós-graduação poderão ocorrer em horários distintos. Além disso, pró-reitorias e superintendências e o Colégio de Aplicação também poderão realizar atividades administrativas fora do horário descrito, mediante a demanda dos serviços.

Ascom UFS

Atualizado em: Seg, 15 de abril de 2024, 10:25

Universidade Federal de Sergipe alcança conceito máximo na avaliação de Recredenciamento Institucional pelo MEC.

A Universidade Federal de Sergipe conseguiu alcançar o conceito máximo na avaliação de Recredenciamento Institucional realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC). O processo avaliativo, que trouxe para a UFS uma nota 5, aconteceu remotamente entre os dias 5 e 7 de fevereiro, traçando um diagnóstico em torno dos eixos: planejamento e avaliação institucional; desenvolvimento institucional; políticas acadêmicas; políticas de gestão e infraestrutura.

Curso de Pós-graduação em Educação Inclusiva  promove seminário presencial com discentes. 

O Curso de Pós-graduação na Perspectiva de Educação Inclusiva , realizou no último sábado, mais um encontro presencial com seus discentes. Na oportunidade, os estudantes assistiram uma aula sobre os Parâmetros da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e Seu sistema de Transcrição.

Na oportunidade, os discentes puderam participar ativamente, tirando dúvidas e praticando todo o aprendizado adquirido . O encontro foi regido pela Prof. Ms. Daisy Mara Moreira Oliveira , que atualmente é Professora efetiva de Libras da Universidade Federal de Sergipe- Campus Itabaiana, membro do grupo de pesquisa GEMADELE- Elaboração e análise de material didático para o ensino de línguas estrangeiras/adicionais -UFS e  a coordenadora do curso , professora  Mônica Andrade Modesto, Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe na Área de concentração Formação docente.

Estiveram presentes para subsidiar os trabalhos, os professores tutores presenciais do Polo  UAB de São Cristóvão/UFS, Adilson José dos Santos, Juliana Aguiar e Iracema Bispo. Além das tutoras que dão suporte aos discentes  à distância: Vanderléa da S. Cardoso, Daniele Santana de Melo e Marleide Cunha .

O encontro é parte integrada do módulo Libras  das aulas do curso, e,  ocorre periodicamente nos finais de semana, a cada fechamento de módulo. O objetivo é propiciar ao aluno, maior interação , esclarecimentos de dúvidas e o mais importante, participar ativamente das oficinas e seminários desenvolvidos. 



Segunda, 08 de abril,de 2024.


UFS é destaque no Prêmio Educador Transformador 

A Universidade Federal de Sergipe conquistou o 1º lugar no Prêmio Educador Transformador, etapa estadual, oferecido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Com o resultado, a UFS representou o estado de Sergipe na etapa regional.

A instituição alcançou o pódio com o projeto "Arte, Educação e Empreendedorismo Social", coordenado pela professora Rosane Soares, do Departamento de Artes Visuais e Design. “A notícia da premiação em primeiro lugar na categoria do ensino superior foi recebida com grande alegria por toda a equipe, que reuniu alunos dos cursos de Teatro e de Artes Visuais da UFS, além de uma ex-aluna do curso de Dança”, destaca a docente.

A docente também pontuou que o projeto foi iniciado ainda na pandemia, motivado por um discente. “Nossa ação teve início em 2021, quando um aluno do curso de Artes Visuais me procurou para, juntos, buscarmos caminhos para contribuir com a melhoria dos problemas econômicos enfrentados por um grupo de crocheteiras moradoras de São Cristóvão, impactadas devido ao fechamento dos pontos de venda durante a pandemia”, detalha.

Sobre o Prêmio

Essa é uma iniciativa vinculada ao Sebrae que destaca ideias alinhadas à educação empreendedora de escolas públicas e privadas de todo o Brasil, que contribuem para a formação integral dos estudantes. O Prêmio é voltado a educadores nas modalidades de educação infantil, ensino fundamental, anos iniciais, ensino fundamental, anos finais e ensino médio, além da educação profissional com ensino superior e EJA.

Ao participar do evento, os professores têm a oportunidade de compartilhar suas experiências, ampliar suas redes de contato, receber reconhecimento, além de outras oportunidades, e ainda inspirar outros educadores a se engajarem em iniciativas transformadoras.

A pró-reitora de Extensão da UFS, Sueli Pereira, comentou sobre a ocupação da instituição em diferentes espaços da sociedade. “De forma participativa e inovadora, estamos fazendo uma educação cada vez mais transformadora sem esquecer do lado humano. Esse prêmio é um reconhecimento da sociedade diante do que a universidade tem feito”, explica.

A ação é um espaço de reconhecimento à criatividade e às transformações impulsionadas por práticas educacionais inovadoras alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Resultado

Após a avaliação positiva na categoria regional, a UFS aguarda o próximo resultado que será divulgado no dia 09 de abril. “A expectativa é grande, mas representar Sergipe num evento tão relevante já nos fez sentir vitoriosos. A instituição já representou Sergipe na competição nacional, promovida pelo Sebrae em 2022, quando ficou entre os finalistas. Dessa vez, esperamos que o nosso projeto possa inspirar muitos outros”, conclui a coordenadora da ação, Rosana Soares.

 Via Ascom UFS


Atualizado em: Ter, 09 de abril de 2024, 11:05