" É tempo de brincar
É tempo de comungar com a vida
Que pulsa incessante pelo meio fio
E fazer da infância um fio inteiro."
Você já brincou de escalar e se equilibrar? Subir nas árvores, trepar nos galhos, caminhar pelas pedras ou até mesmo pelas almofadas e braços de sofá? A respirar livremente, a ter tempo de criação de admiração? Pois há de haver o tempo vivo do vínculo, do contato, da brincadeira, da curiosidade e da indagação. “É, contudo, o que dá sentido para a nossa vida, o que faz com que ela possa continuar tendo sentidos nascentes, circulação de vozes, troca de ideias, de experiências e projeto de vidas.” Antônio Severino.
Resgatar o valor das brincadeiras que partem de construções simples como uma caixa de ovos que vira um tabuleiro é permitir que crianças e adolescentes explorem não apenas sua criatividade de forma plena e ativa, mas também propiciar a elas um encontro precioso com sua ancestralidade. Brincar é potência de crescimento humano, não apenas porque permite o exercício da criatividade que inventa novas brincadeiras e modos de brincar, mas também porque propicia a criação de vínculos de pertencimento de suas origens através do resgate histórico das brincadeiras.
Então, convidamos a todas e todos para brincar, conhecer brincadeiras, festejos populares, fazeres e saberes, e dar vazão a vontade de construir, criar, acessando diferentes linguagens expressivas e de experimentação e assim fortalecer elos na relação com o mundo a nossa volta.