Atividade: Nossas asas
Professora: Maria do Carmo Silva
Objetivos: Identificar, nomear, trabalhar e registrar os sentimentos e emoções;
Incentivar a criatividade, a imaginação e a fantasia;
Desenvolvimento: Reflita e registre
Assim como as borboletas, podemos pensar em algumas alternativas pra passarmos pelos momentos difíceis da nossa vida, como este agora que estamos vivendo, e sairmos da melhor maneira, com uma linda asa para podermos voar por lugares extraordinários. Pensando nisso, quero que você pare e se transforme em uma borboleta nesse exato momento, como seria seu casulo? Suas asas? Seu tamanho? Por onde gostaria de voar? Quais mudanças ou momentos difíceis gostaria de deixar pra trás?
Olhe em sua volta, pegue o material que tiver disponível: lápis, folha, papelão, giz, folhas de árvores, flores, enfim, use a criatividade e crie tudo que você imaginou quando respondia as perguntas acima, depois tire uma foto e nos envie ou nos marque nas redes sociais. Se fizer em uma folha, guarde com muito carinho pra me entregar, assim que possível.
Professora: Aline Christiane Marcondes Savini
Oficina: Jogos e Literatura
Objetivos: Promover o desenvolvimento da escrita e estimular a imaginação e criatividade, além de influenciar de forma positiva o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças.
Desenvolvimento: Criação de um mini livro.
Esse é um momento para colocarmos as asas da nossa imaginação para funcionar. Assim como a lagarta, que precisa ficar um tempo em seu casulo, enquanto suas asas são construídas, nós também vamos construir algo juntos.
Durante esse tempo que estamos isolados em casa, você tem feito, sentido e pensado em muitas coisas. Um dia, quando tudo isso passar e voltarmos para nossas atividades, vamos lembrar desses momentos e gostaríamos que ficassem registrados. Ao final, uniremos todas essas folhas soltas e criaremos um mini livro, contando como você e sua família viveu todos esses momentos.
Para começar, gostaria que você pegasse uma folha e desenhasse como seria a capa do seu livro. Não se esqueça de criar um título para ele. Você pode já começar a escrever, contando na primeira página um pouco sobre você e a sua família.
Prof: Luceli A. De Magalhães
Atividade: Pensamentos
Objetivos: Esta atividade pretende trabalhar a reflexão, imaginação, expressar ideias, pensamentos, percepção da realidade, desejos.
Desenvolvimento:
Imagine que você tem em suas mãos, uma garrafa, e que dentro dela por meio de uma frase ou palavra, você expressasse o que está pensando sobre o momento atual que estamos vivendo.
Em seguida, esta garrafa seria atirada por você ao mar, ou em um rio, e alguém do outro lado da margem iria pegar a garrafa e ler o que foi escrito por você!
Vamos lá meus queridos, vamos compartilhar nossos pensamentos e sentimentos!
ITM: Lourdinha
Oficina: Artesanato
Atividade: O nosso poder em ação
Objetivo: Fomentar nas famílias as atitudes e práticas de reconhecer a importâncias das outras pessoas na nossa vida
Desenvolvimento: Como sei que vocês amam inventar as coisas, quantas vezes me deixaram “louca” com as ideias que traziam para fazermos juntos e entre erros e acertos, no final tudo dava certo e o principal, entre meninos e meninas, todos aprendiam e ensinavam ao mesmo tempo. Dentro dessas lembranças marcantes, de tantas emoções vividas, tenho certeza que se hoje estivéssemos nos encontrando, vocês iriam me pedir para fazer algo para homenagear os nossos grandes heróis, desse momento de pandemia em que estamos vivendo. Sei que são amorosos, criativos, generosos e sempre buscam os seus “poderes” para fazerem o bem. Eu aqui em casa resolvi fazer uma ambulância para homenagear os grandes heróis da saúde. Vou guardar com todo carinho, assim que tiver oportunidade vou entregar aos profissionais da saúde do PSF do meu bairro, uma forma simples de agradecimento.
E vocês com todos seus poderes de imaginação o que fariam e quem homenageariam? Então mão na massa, depois publiquem para eu ver!
· Três caixas de sabonete
· Abrir uma delas, deixando uns três dedos na parte da frente do lado;
· Pegar as duas caixas colocar uma em cima da outra, já está pronta;
· Se quiser encapar as caixas antes de montar fica mais fácil;
· Pode ser encapado com jornal ou revista;
· As rodas foram feitas de retrós de linha;
· Encapar com jornal fica mais fácil de montar, porque com jornal cola mais rápido.