A infraestrutura de um meio urbano são equipamentos que contribuem grandemente para o desenvolvimento social e o engrandecimento econômico de determinada localidade. Visto isso, para as análises dos casos de Sobradinho e Planaltina, foram estudados os dados de abastecimento de água, esgotamento sanitário, sistema de drenagem, mobilidade, telecomunicação e energia elétrica.
Taxas de Abastecimento de Água no DF
Fonte: CODEPLAN, elaborado no QGis
Conforme dados do SNIS e da CAESB, a taxa de abastecimento de água em áreas urbanas do DF era de 98,98% em 2015, sendo a rede ampliada nos anos subsequentes. Entretanto, mesmo que nas RAs sejam quase integralmente atendidas nas áreas urbanas regularizadas, há espaços irregulares, ARIS (Área de Regularização de Interesse Social) e ARINES (Área de Interesse Específico) que ainda não são atendidas pelo sistema. Somado a isso, a população rural, tanto nessas regiões quanto DF, é apenas parcialmente atendida pela CAESB através de complexos independentes, enquanto a outra parte não atendida utiliza poços de baixo controle de qualidade pela Vigilância Sanitária.
Fonte: Plano Distrital de Saneamento Básico, Secretaria de Estado de Obras e Infraestrutura do Distrito Federal
Taxas de Esgotamento Sanitário no DF
Fonte: CODEPLAN, elaborado no QGis
De acorso com informações do SNIS e da CAESB, a taxa de esgotamento sanitário em áreas urbanas do DF era de 84,51% em 2015. Porém, tal como acontece no sistema de abastecimento de água, em Sobradinho e Planaltina existem espaços irregulares, ARIS (Área de Regularização de Interesse Social) e ARINES (Área de Interesse Específico) que ainda não são atendidas. Ainda, em conjunto com tal aspecto, a população rural, tanto nessas regiões quanto DF, atendida por meio de fossas sépticas, fossas negras ou acontece o lançamento do esgoto diretamente em córregos.
Fonte: Plano Distrital de Saneamento Básico, Secretaria de Estado de Obras e Infraestrutura do Distrito Federal
Taxas de Esgotamento Sanitário no DF
Fonte: IPEDF, elaborado no QGis
O escoamento das águas superficiais leva grandemente em consideração as bacias hidrográficas, visto que são elementos fundamentais para drenagem e manejo das águas pluviais. Desse modo, como visto no mapa ao lado, os trechos principais de drenagem das Regiões de Sobradinho e Planaltina englobam as bacias do Rio Sãi Bartolomeu, do Rio Preto e, mais ao norte e em menor escala, do Rio Maranhão.
Fonte: Plano Distrital de Saneamento Básico, Secretaria de Estado de Obras e Infraestrutura do Distrito Federal
Vias de automóveis no DF
Fonte: GeoPortal, elaborado no QGis
Ciclovias no DF
Fonte: GeoPortal, elaborado no QGis
Sendo não só o DF como também o Brasil territórios que priorizam o uso do automóvel, é notório o desenvolvimento de rodovias e estradas que resultam em grande integração entre Sobradinho e Planaltina com o resto dos espaços dos Distrito Federal. Porém, alguns aspectos negativos devem ser apontados com relação à mobilidade urbana de modo geral:
I - Apesar da integração, o grande crescimento urbano e o surgimento de mais automóveis nas vias acabou gerando congestionamento em determinados locais, principalmente em horários de pico;
II - A linha de metrô existente é extremamente insuficiente e não possui linhas que integrem outras regiões do Distrito Federal, incluindo Sobradinho e Planaltina;
III - A concentração de vias para bicicletas se encontra na região do Plano Piloto e segue em direção a sudoeste, sendo praticamente inexistente nos locais onde se localiza Sobradinho e Planaltina. Visto isso, é possível explicar essa característica pela existência de grande área rural nessas duas RAs, principalmente em Planaltina. Entretanto, ainda se observa a necessidade de implementação dessas ciclovias nas áreas de grande contingência urbana em Sobradinho.
Estações de Rádio em Sobradinho
Fonte: GeoPortal, elaborado no QGis
Estações de Rádio em Planaltina
Fonte: GeoPortal, elaborado no QGis
Apesar da existência de estações de rádio nas RAs em questão, é notória a concentração desses equipamentos em Sobradinho na área urbana mais desenvolvida, sendo praticamente inexistente em outros locais. Já o caso de Planaltina é caracterizado por uma concentração de pontos próximos a RA de Arapoanga e pela existência de alguns pontos isolados no espaço rural. Por fim, é possível também concluir que, em comparação com o Plano Piloto, a aplicação dessa infraestrutura de telecomunicação precisa ser mais implementada nesses locais.
O fornecimento de energia elétrica no Distrito Federal e, especificamente, nas regiões de Sobradinho e Planaltina é feito pela Companhia Energética de Brasília (CEB). Segundo dados do Atlas do Distrito Federal de 2020, cerca de 99,04% dos domicílios contidos no DF são atendidos pela rede de energia elétrica de responsabilidade da CEB.
PDSB. Plano Distrital de Saneamento Básico. Disponível em: https://www.so.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2020/03/Plano-Distrital-de-Saneamento-B%C3%A1sico.pdf. Acesso em: 20 ago. 2024.
CODEPLAN. Atlas do Distrito Federal. 2020. Disponível em: https://www.codeplan.df.gov.br/wp-content/uploads/2018/05/Atlas-do-Distrito-Federal-2020-Cap%C3%ADtulo-6.pdf. Acesso em: 20 ago. 2024.