Para o Vale do Amanhecer em Planaltina é importante focar em preservar o equilíbrio ambiental da região, ao mesmo tempo em que respeita sua importância cultural e espiritual. A filosofia do Vale do Amanhecer está centrada na caridade e na cura espiritual, com o objetivo de promover o equilíbrio energético e o desenvolvimento espiritual dos seus seguidores. A comunidade atrai milhares de pessoas, tanto adeptos quanto curiosos, interessados em seus ensinamentos espirituais e rituais de cura. O Vale do Amanhecer é considerado um dos principais polos de turismo religioso no Distrito Federal e em todo o Brasil.
Proposta de Sustentabilidade
O Vale do Amanhecer é cercado por uma rica biodiversidade do Cerrado, mas também é impactada pela urbanização e atividades humanas. Está inserido na Área de Proteção Ambiental da Bacia do Rio São Bartolomeu e cortada pela bacia do rio Pipiripau. Por mais que esteja cercado de verde, é importante a preservação e cuidado com a biodiversidade atual. O bairro possui infraestrutura basica de quadras poliesportivas, equipamentos de segurança, esporte e lazer, etc.
O objetivo da proposta é promover a preservação ambiental e o uso sustentável dos recursos naturais do Vale do Amanhecer, arborização, reduzir o impacto ambiental das construções futuras utilizando também tipos de construções sustentáveis, desenvolver praticas sustentáveis de turismo e economia local, preservação das margens dos rios.
Uma das propostas é a criação de jardins de chuva para ajudar na infiltração da água no solo e reduzir o escoamento superficial, prevenindo erosões e enchentes nas ruas. é uma solução mais ecológica para o bairro.
Instalação de sistemas de captação de água da chuva seria outra forma de ajudar na sustentabilidade do local.
Uso de plantas nativas do Cerrado no paisagismo, que são adaptadas ao clima local e requerem manutenção. Isso faria com que revitalizasse o bairro, colocando locais de convivência como parques, mesclando com a cidade.
A criação de parques urbanos pelo bairro irá favorecer os moradores com ambientes e áreas de convivência agradáveis e lazer, além se ser um ótimo atrativo para turistas.
Propostas de turismo sustentável também são excelentes para ajudar na preservação do meio ambiente. O objetivo aqui também é aumentar o turismo para a região, porém com consciência ambiental. para isso, é importante adotar e promover praticas turísticas de baixo impacto, como trilhas ecológicas monitoradas, turismo educativo sobre o bioma Cerrado e suas Espécies.
Ao mesmo tempo que é importante também desenvolver um plano turístico sustentável para a região que limite o número de visitantes durante eventos e épocas de grande fluxo, evitando superlotação e impacto negativo.
A criação de parques em pontos estratégicos é uma proposta sustentável, conecta as pessoas do bairro e ainda podemos utilizar para conscientizar os moradores locais e visitantes. Esses parques foram posicionados onde já tem equipamentos de saúde, quadras de esporte, e que ainda não há infraestrutura suficiente para se tornar um lugar de lazer ideal.
Essa iniciativa contribui para a melhora de qualidade de vida da população, além de ambientes que podem fornecer praticas de atividades fisicas, ou eventos sociais como piqueniques; áreas bastante arborizadas com plantas típicas do cerrado no paisagismo. Alguns parques serão localizados perto de escolas, proporcionando um ambiente lúdico e de suporte educacional, com oportunidades de exploração, conscientização e aprendizado.
Revitalização das quadras antigas;
Arborização;
Lugar coberto;
Lugares pra sentar;
Iluminação artificial;
Lixeiras para reciclagem.
geoportal.seduh.df.gov.br/geoportal/
Secretaria De Estado De Desenvolvimento Urbano E Habitação Do Distrito Federal. DIRETRIZES URBANÍSTICAS ESPECÍFICAS – DIUPE 45/2023. Brasília-DF, 13 de nov. de 2023. Acesso em: 07 de set. de 2024. Disponível em: <https://www.seduh.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2017/11/DIUPE-45-2023_ARIS-Vale-do-Amanhecer-na-RA-PLAN.pdf>
Superintendência do IPHAN no Distrito Federal. VALE DO AMANHECER: Inventário Nacional de Referências Culturais. Brasília, 2010. Acesso em: 07 de set. de 2024. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/vale_do_amanhecer__inventario.pdf>
http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/vale_do_amanhecer__inventario.pdf