INSERÇÃO REGIONAL
INSERÇÃO REGIONAL
LOCALIZAÇÃO
A Cidade do Amanhecer fica a aproximadamente 50 km de Brasília e o acesso se dá pela DF-130.
Existem linhas de transporte público específicas para a cidade que percorrem este trajeto em, aproximadamente, uma hora.
O Vale do Amanhecer é o segundo local que mais recebe visitantes do Distrito Federal.
Fonte: GeoPortal, elaborado no QGIS
ANTECEDENTES HISTÓRICOS
Planaltina é uma cidade com raízes no Brasil Império, marcada por construções coloniais. Foi a única a transferir seu centro administrativo para fora da área que hoje faz parte do Distrito Federal. A comunidade do Vale do Amanhecer pertence à história da cidade desde o final dos anos 60.
O Vale do Amanhecer, fundado em 1959 por Neiva Chaves Zelaya, ou Tia Neiva, é uma comunidade espiritualista que integra elementos do espiritismo, cristianismo, religiões africanas e indígenas, além de doutrinas orientais, formando uma crença sincrética.
Em resumo, a ocupação do território em questão reflete um padrão comum no entorno de Brasília, mas se destaca pelo seu caráter cultural e religioso.
GEOGRAFICAMENTE
Sua formação está ligada ao processo de urbanização do Distrito Federal, profundamente conectado ao planejamento e à construção de Brasília. Essa relação se manifesta desde a trajetória de Tia Neiva até a atual gestão da comunidade, que ocorre dentro do contexto das "cidades-satélites".
A urbanização da Cidade do Amanhecer tem como particularidade seu surgimento a partir de uma prática religiosa, embora também esteja inserida na dinâmica da urbanização pré-existente, relacionada à construção da capital e à formação das cidades-satélites. Essas cidades surgiram em meio a conflitos, principalmente devido à carência de moradias para os trabalhadores migrantes que construíram Brasília. Muitos desses trabalhadores se instalaram nas áreas periféricas, que eram majoritariamente fazendas já em processo de desapropriação, conforme estipulado pelo Plano Diretor de Ordenamento Territorial do Distrito Federal.
O Vale do Amanhecer traz olhares para Planaltina e região. Difundir esse local único é o dever de todos os combatentes que defendem o patrimônio, seja ele material, ambiental e/ou imaterial.
Tia Neiva trabalhou na construção de Brasília, sendo uma das poucas mulheres que vieram para trabalhar na edificação da cidade.
MACROZONAS
Fonte: GeoPortal, Macrozonas elaborado no QGIS
De acordo com a Secretaria de Estado e Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH), o Cidade do Amanhecer tem cerca de:
40 mil habitantes numa área de 1.117 ha;
habitantes são considerados de baixa renda.
Esta área urbanizada ainda está em processo de regularização por parte do Governo do Distrito Federal, GDF. Para o governo, trata-se de uma área irregular.
Tia Neiva adquiriu o direito de uso dessas terras, fazendo doações aos que necessitavam de moradia.
Fonte: GeoPortal, áreas de regularização elaborado no QGIS
Fonte: GeoPortal, Setor Habitacional de regularização elaborado no QGIS
Fonte: GeoPortal, Evoluções Urbanas elaborado no QGIS
PROPOSTAS
Interligar o Santuário de Maria à cidade e à Pedra Fundametal;
Fomentar airbnbs e comércio local
Fonte: Styling Wizard
Fonte: GeoPortal, elaborado no QGIS
REFERÊNCIAS
SANTOS, Jessica Kaline Vieira dos. Entre patrimônios e narrativas orais: a trajetória de Tia Neiva e do Vale do Amanhecer em Planaltina-DF (1969-2021). 2023. Tese (Doutorado) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/29956/16538. Acesso em: 06 set. 2024.
GEOPORTAL. Disponível em: http://www.geoportal.gov.br. Acesso em: 07 set. 2024.