Planejamento Integrado FEC

PLANEJAMENTO INTEGRADO FEC

 O Movimento Espírita tem por missão promover e realizar o estudo, a difusão e a prática da Doutrina Espírita, colocando-a ao alcance e a serviço de toda a Humanidade. Neste sentido a FEC organiza suas ações orientada por seu Estatuto e seu Regimento Interno, e através de sua Diretoria Executiva desdobra as Diretrizes e Objetivos da Gestão. 

Para o triênio 2020-22, estão estabelecidos as seguintes Diretrizes e Objetivos

DIRETRIZES:

A- Estudo regular e continuado da Doutrina Espírita com ênfase nas Obras Básicas

B- Promoção do Livro Espírita primando pela fidelidade doutrinária

C- O aprimoramento constante e continuado do trabalhador espírita de Santa Catarina

D- União dos Espíritas e o trabalho em prol da UNIFICAÇÃO

E- Adequação da estrutura Federativa para o NOVO MILÊNIO

OBJETIVOS:

1- Difundir e implementar os Documentos Norteadores Nacionais FEC/CFN

2- Fortalecer o sistema Federativo apoiando e subsidiando os Orgãos de Unificação

3- Contribuir com as Instit. Espíritas para melhor atendimento às suas finalidades

4- Buscar meios de garantir a sustentabilidade do Movimento Espírita em SC.

5- Aprimorar e dinamizar a estrutura Federativa da FEC

Tais Diretrizes e Objetivos da Gestão estão em consonância com as Diretrizes do Plano de Trabalho do Movimento Espírita Brasileiro onde destacamos a Diretriz 6 - União dos Espíritas e Unificação do Movimento Espírita, que traz 3 objetivos:

Considerando que Diretrizes e Objetivos são elementos de um processo de planejamento estruturado, observaremos abaixo como tais elementos serão tratados sob ótica do Estatuto e do Regimento Interno da FEC. Assim destacamos os artigos 30 e 32 do Estatuto, e artigo 73 do Regimento Interno:

ARTIGO 30 DO ESTATUTO DA FEC

Compete à Diretoria Executiva:

I - a direção, orientação e administração geral da FEC, mediante planejamento do eventos e ações;

II - a organização e apreciação prévia dos projetos e da previsão orçamentária anual

...

ARTIGO 32 DO ESTATUTO DA FEC

Ao Presidente compete representar a FEC judicial e extrajudicialmente, outorgar poderes e mandato, supervisionar e coordenar o planejamento, assim como todas as ações, áreas e projetos da FEC, praticar todos os atos regimentais, regulamentares e de gestão administração administrativa e financeira, com os respectivos Vice-Presidentes, dar cumprimentos às deliberações da Assembléia Geral e às Resoluções do Conselho Federativo Estadual...

ARTIGO 73 DO REGIMENTO INTERNO Parágrafo 1o, item III

§ 1o. No cumprimento das funções de assessoria ao Presidente, compete:

III - ao Assessor de Planejamento e Coordenação auxiliá-lo na coordenação do Planejamento Integrado da FEC, na elaboração do Calendário de Atividades da FEC, incluídas as contribuições das UREs, na preparação do relatório de gestão do triênio e na instrução e encaminhamento dos projetos de atividades, nos termos do Art. 32, IV do Estatuto da FEC, bem como do Art. 149, § 1o e Art. 150, § 1o deste Regimento Interno;

A Base do Planejamento Integrado da FEC

Está descrito no Artigo  87 do Regimento Interno da FEC: Além dos eventos descritos no Art. 86 deste Regimento Interno, a Diretoria Executiva da FEC deverá realizar os eventos definidos como:

I - FÓRUM ESTADUAL DAS INSTITUIÇÕES ESPÍRITAS FILIADAS DE SANTA CATARINA (FÓRUM) - Realizado quinquenalmente, constitui-se num espaço amplo e agregador, visando a garantia da construção coletiva do movimento espírita em Santa Catarina baseado nas diretrizes definidas pelo Conselho Federativo Nacional (CFN). É composto por membros da Diretoria Executiva da FEC, da Diretoria Executiva das UREs e da Diretoria das instituições espíritas filiadas. Tem como objetivo valorizar e fortalecer o trabalho das instituições espíritas filiadas à FEC. Dos resultados do Fórum, será emitida uma Carta de Intenções que congregará o compromisso de todos os presentes com os caminhos definidos durante o encontro para o movimento espírita estadual nos próximos 05 (cinco) anos. Esse documento servirá para embasar o planejamento integrado da FEC. Terá a coordenação e realização da VPUU em colaboração com as demais Vice-presidências e com a URE sede do encontro.

II - COMISSÕES REGIONAIS DA FEC - Evento que tem como principal objetivo, através de encontros anuais entre a Diretoria Executiva da FEC, as Diretorias Executivas das UREs e a Diretoria Executiva das instituições espíritas filiadas e seus diretores, discutir, avaliar e planejar ações baseadas nas diretrizes do movimento espírita federativo nacional e estadual, atendendo às demandas do movimento espírita federativo regional, dando-lhes encaminhamento. Tem a coordenação da Vice-presidência de União e Unificação e realização da Diretoria Executiva da FEC.  

A Gestão 20-22 definiu portanto pela formação da Comissão do Planejamento Estratégico Participativo - PEP, como processo responsável pelo envolvimento e engajamento do Movimento Espírita Catarinense, e assim garantir a construção coletiva e a base do Planejamento Integrado da FEC para o quinquênio 2021-25. 

Denominado por "DESAFIOS DA ATUALIDADE" o PEP foi construído com a participação de aproximadamente 2.700 trabalhadores e jovens do Movimento Espírita de Santa Catarina, e através do processo legítimo de ampla participação, onde mais de 80% dos Centros Espíritas estão representados, foram identificados os 10 Desafios Prioritários. Estes 10 desafios foram levados ao FÓRUM ESPÍRITA em 23 de outubro de 2021, de onde foi emitida a Carta e Intenções que representará o compromisso de toda a liderança Espírita do Estado para o quinquênio 2021-2025.

Planejamento Estratégico 21-25

PILARES DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

02. video_pep_2022.mp4


Vídeo explicativo de todas as etapas da criação do Planejamento Estratégico Participativo. 

Desafios da Atualidade

Os Trabalhadores e Jovens Espíritas escolheram os 10 principais Desafios da Atualidade, que serão priorizados entre as diversas ações do Movimento Espírita Catarinense.  

Desafios prioritários do Pilar  Gestão

Desafios prioritários do Pilar Planejamento

Desafios prioritários do Pilar Estudo, da Prática e da Difusão do Espiritismo

Como Integrar o Planejamento em todas as instâncias do Movimento Espírita e conseguir a capilaridade necessária para o engajamento e a participação de todos?

Como sabemos, a missão do Espiritismo é promover e realizar o estudo, a difusão e a prática da Doutrina Espírita, colocando-a ao alcance de todos, sem distinção ou discriminação, atendendo da criança ao idoso, indivíduos ou grupos familiares, sempre preservando a unidade e a universalidade dos princípios da Doutrina Espírita. 

As Áreas Finalísticas são responsáveis pelo acolhimento, consolo e esclarecimento, de todos que buscam, por qualquer razão, as Instituições Espíritas. Cada Área possui um processo distinto de trabalho, e desempenham suas tarefas junto ao público orientadas pelos Documentos Orientadores da FEB/CFN. 

No entanto é necessário que se desenvolva entre os trabalhadores da diversas Áreas uma Visão Sistêmica do Centro Espírita, capaz de oferecer ao público, as várias possibilidades de atendimento e assim, cada frequentador se sentindo verdadeiramente acolhido e incluído pelas nossas Instituições Espíritas, com naturalidade e segurança, iniciará e desenvolverá em si o processo de autoeducação promovido pelo Evangelho de Jesus e da Doutrina Espírita. 

“Há necessidade de iniciar-se o esforço de renovação em cada indivíduo, dentro do Evangelho, com a tarefa nem sempre amena da autoeducação. Evangelizado o indivíduo, evangeliza-se a família; regenerada esta, a sociedade estará a caminho de sua purificação, reabilitando-se simultaneamente a vida do mundo.” Emmanuel – Dicionário da Alma 

Com este objetivo buscamos desenvolver um Planejamento Integrado entre as 3 Instâncias do Movimento Espírita - DIREX FEC / URE / CE, buscando igualmente a integração entre as Áreas, para a construção de um trabalho colaborativo e transversal. 

Como forma de registrar, integrar e compartilhar planos e ações identificamos a ferramenta A3 por oferecer uma proposta de simplicidade e praticidade, onde informações importantes para a condução de um pensamento lógico estão didaticamente organizadas em uma única folha, chamado Relatório A3.

Relatório A3 de Planejamento

Veja todo conteúdo da Intranet do Planejamento Integrado nas próximas páginas do menu. Você verá os Relatórios A3 de Planejamento da Presidência e Vice-Presidências da FEC e de todas as Coordenações das 16 UREs. 

Se você faz parte da equipe de trabalho das UREs, deverá manter seu cadastro atualizado pelo portal da FEC no link: https://www.webfec.org.br/urenote/ure

Para isso entre em contato com o secretário da sua URE e solicite a atualização dos seus dados. São através destas informações que permitiremos o acesso aos Relatórios A3 de Planejamento.

Dirigentes e Coordenadores dos Centros Espíritas também poderão visualizar os Relatórios A3 de Planejamento da Presidência, Vice-Presidências e das UREs. Para isso será necessário solicitar ao setor administrativo da FEC a Conta Google (GSuit), gratuitamente, para seu Centro Espírita. Através desta conta, além  de visualizar todos os Relatórios A3 de Planejamento do Movimento Espírita Catarinense e conhecer os projetos e atividades de todas as Áreas, o CE poderá utilizar a Ferramenta de Vídeo Conferência Google Meet de forma ilimitada e ainda te a sua disposição o DRIVE com 30 Gb de espaço para arquivar seus materiais de forma organizada. 

Se o Centro Espírita em que você participa ainda não solicitou a conta GSuit solicite ao seu Dirigente. Basta acessar o Portal da FEC pelo link abaixo:

https://fec.org.br/2022/03/22/fec-disponibiliza-o-uso-do-google-meet-para-os-centros-espiritas-filiados/

Participe dos benefícios oferecidos pela Federação Espírita Catarinense!