Projeto de Intervenção - PI

E.E.B. CORDILHEIRA ALTA - SC, 2019.

1º Ano do Ensino Médio -EMITI

Nós e a escola

O Projeto de Intervenção

As atividades do projeto convidam cada estudante a abraçar a educação como uma causa, aprendendo a ver, a pensar, a sentir, a decidir e a agir. Trata-se de buscar que uma nova visão se inaugure: em vez de parte do problema, o jovem é parte da solução.

Essa forma positiva de encarar a juventude implica revelar seu sentido luminoso ao próprio jovem e aos educadores que, como você, contribuem para o seu desenvolvimento: o potencial de uma nova geração para dar continuidade às transformações do mundo que nos cerca, participando e interferindo ativamente.


Etapas de um bom projeto

Mobilização

Descobrir suas motivações, pensar sobre seus interesses, reconhecer as forças que tem, identificar necessidades da escola e escolher problemas a serem enfrentados.

Iniciativa

Analisar a situação-problema, expressar pontos de vista, argumentar, decidir coletivamente em time, propor ações que irão transformar a escola para melhor e escrever um projeto.

Planejamento

Pensar antes de agir, organizar as tarefas, buscar informações sobre a situação-problema que será enfrentada, levantar conhecimentos que os ajudarão a agir, dividir esforços, olhar o futuro e definir estratégias para resolver o problema escolhido.

Execução

Colocar em prática as ações planejadas no projeto, ter determinação diante dos objetivos a serem realizados, enfrentar obstáculos, resistir à frustração, crescer com as adversidades e arriscar, acertar, errar, experimentar, mostrando a força que têm e a do time.

Avaliação

Refletir sobre os erros e acertos para aprender com a experiência, ter crítica sobre o trabalho que estão realizando e identificar o que todos do time estão aprendendo com o desenvolvimento do projeto.

Apropriação de resultados

Reconhecer e comemorar cada conquista, valorizar as contribuições de cada um para os resultados alcançados, identificar o que aprenderam com a realização do projeto e pensar de que maneiras a experiência pode inspirar outras dimensões da própria vida.

Ter iniciativa, saber planejar, executar e avaliar um projeto, ter autoconfiança e comunicar-se bem são habilidades importantes para VIVER, CONVIVER, ESTUDAR e TRABALHAR no século 21.

Em termos metodológicos, o percurso dessas etapas privilegia, em especial:

  • A presença pedagógica do professor, que propicia o cuidado nas relações interpessoais e o desenvolvimento dos alunos em suas capacidades de escolher, descobrir e abordar a vida a partir de suas próprias perspectivas e pontos de vista.
  • A aprendizagem colaborativa que possibilita o enfrentamento de problemas de maior complexidade por meio da atuação dos alunos em times.
  • Os projetos como meio de intervenção na escola e como cenário em que se aprende conhecimentos e se desenvolvem as competências cognitivas e socioemocionais do aluno e a formação efetiva do protagonismo juvenil.