Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Capes - Pibid


Projeto Institucional Uerj

O Pibid é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas.

O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por instituições de educação superior (IES) em parceria com as redes de ensino.

Os projetos devem promover a iniciação do licenciando no ambiente escolar ainda na primeira metade do curso, visando estimular, desde o início de sua formação, a observação e a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica. Os discentes serão acompanhados por um professor da escola e por um docente de uma das instituições de educação superior participantes do programa.


Histórico do Pibid

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) foi lançado pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC) pela primeira vez em dezembro de 2007. Seguiram-se a essa edição os editais de 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2018, 2020 e 2022 (https://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid/editais-e-selecoes). O programa concede bolsas aos licenciandos, aos professores das escolas da rede pública de educação básica e aos professores das instituições de ensino superior. Na Uerj, o Pibid faz parte das ações para a formação de professores que trazem as parcerias e os incentivos necessários para a construção da identidade docente do pautada na discussão de ideias e na observação participativa da realidade escolar.


Objetivos do Programa

  • Incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;

  • Contribuir para a valorização do magistério

  • Elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;

  • Inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;

  • Incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como conformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; e

  • Contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.

Para mais informações sobre o Programa, acesse: Portal do MEC - PIBID

Contato: pibid@uerj.br