Novidades PHOENIX

Próximo evento

XVIII Encontro de Famílias Enlutadas Api-Phoenix de Campinas e Região


Aberto para todo o Brasil e mundo!

Através da ferramenta Hangouts Meet.

Inscrições e informações: (19) 99186-6493

Elisa, Paula e Thaís são coautoras do livro

Cuidados Paliativos em Oncologia Pediátrica: o cuidar além do curar

Confira o capítulo

Cuidado ao cuidador: o sofrimento psíquico dos profissionais da saúde que atuam em cuidados paliativos


Cada dia que vivemos nos deixa mais perto da morte e isso faz com que cada dia seja precioso. As crianças e adolescentes acometidos pelo câncer aprendem isso e nos ensinam com intensidade. O conceito de morte é mais natural quando associamos com algo que acontece no final de cada vida (velhice). Nem sempre é assim. Muitas mortes são precoces e é disso que se trata, em parte, os cuidados paliativos pediátricos.

Facilitar discussões claras entre criança, família e equipe afastam um pouco o medo e permite que haja mais honestidade, cumplicidade na dor e no amor, sem desperdiçar o tempo - precioso.

Os profissionais de saúde nunca se sentirão "normais" enquanto lidam com as crianças e adolescentes com câncer em fase terminal. Jamais será confortável estar tão perto do sofrimento humano. Atuar em cuidados paliativos pediátricos é isso: trabalhar frente a frente com a morte, com a certeza de que sentimentos profundos, transcendentais e, talvez esmagadores serão despertados. É por isso que é importante trabalhar em equipe. Afinal, muitas vezes, possibilitar pequenos momentos de serenidade antes do adeus pode ser tudo o que se pode oferecer.

Esse cuidado não é incisivo nem radical, nem preto nem branco, envolve uma nuance de tonalidades para cada criança e sua família. As crianças toleram seus sintomas com coragem. As famílias ajustam suas expectativas. Desistem de evitar a morte a qualquer custo, abraçam o presente e abandonam a tirania dos planos futuros. E então, o trabalho da equipe é de competência profissional e compaixão. O profissional é a principal ferramenta para o cuidado humanizado ao valorizar os silêncios que transpassam as palavras e a linguagem da alma.

Paula Elias Ortolan

Autocuidado, Autoconhecimento e Espiritualidade com Regina Liberato!


Regina Liberato é Psico-Oncologista, mestre em Psicologia Clínica pela PUC/SP, diretora do Núcleo de Programas Multiprofissionais e coordenadora do Comitê de Saúde Emocional do Oncoguia e docente de Psico-Oncologia e Cuidados Paliativos da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais.

Siga nossas redes para saber dos próximos cursos e workshops!

Entrevistas


Entrevista para a Rede Vida dada por nossa fundadora, Elisa Maria Perina e nossa convidada Regina Liberato, que ministrou o Workshop: Autocuidado, Autoconhecimento e Espiritualidade.

WhatsApp Video 2020-12-09 at 18.03.59.mp4

Entrevista para a Rede Vida com Elisa e Sarah Sophia sobre o projeto de

Cuidado aos líderes do terceiro setor em parceria com o Instituto Phomenta através de rodas de conversa psicoeducativas em grupo ao longo da Pandemia de Covid-19, em 2020.

0b7e8d13-a8cf-4894-8be5-5373358a5838.MP4

Lives e parcerias

No início da pandemia de 2020, nosso psiquiatra Hugo Sampaio e nossa fundadora Elisa Perina falaram sobre saúde mental em tempos de crise para o Portal do Impacto.

Saúde mental e os Desafios da Atualidade com foco nos líderes do terceiro setor foi o tema da Live em parceria com a Phomenta no segundo semestre de 2020.

Grupos de apoio psicoeducativo com gestores de ONGs em parceria com a Phomenta!

Parceria com a Bancorbrás para falar sobre Saúde Mental na semana da CIPA 2020

Parceria com a FOUSP (Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo) para falar sobre saúde mental na quarentena com seus alunos.

A Causa, o episódio sobre Perdas e Morte, com Elisa Perina.

Nossa fundadora foi convidada pelo Podcast A Causa para falar sobre perdas e a ressignificação do viver.

Confira aqui!

Eventos recorrentes

Encontros de famílias enlutadas


Encontros de crianças e jovens vivendo o luto


RELPO: Rede Latino Americana de Psicooncologia

Elisa Maria Perina é a representante do Brasil na RELPO. Confira abaixo alguns dos encontros do ano de 2020.

Retos e Oportunidades de la Psicooncología pediátrica en cuidados paliativos

Covid, Cuidados Paliativos y Psicooncología

Memórias e vivências de nossos Workshops e presenças em congressos

Quer saber mais? Confira aqui!

Endereço

Rua Itália, 454 - Castelo

Campinas/SP