Como criar uma nova variavel de ambiente linux
Para criar uma nova variavel de ambiente linux, podemos usar o comando export seguido pelo nome da variavel e o seu valor. Por exemplo, para criar uma variavel chamada VAR com o valor "value", podemos digitar:
export VAR="value"
Podemos verificar se a variavel foi criada usando o comando printenv ou echo com o sÃmbolo $ antes do nome da variavel. Por exemplo:
printenv VAR echo $VAR
Ambos os comandos devem mostrar o valor "value" na tela. As variaveis criadas dessa forma sÃo chamadas de variaveis de ambiente, pois elas sÃo herdadas por qualquer shell ou processo filho da sessÃo atual. Isso significa que elas podem ser acessadas por outros programas que sÃo iniciados pelo mesmo shell.
Como visualizar as variaveis de ambiente linux
Para visualizar todas as variaveis de ambiente linux que estÃo definidas na sessÃo atual, podemos usar os comandos env ou printenv sem argumentos. Eles vÃo mostrar uma lista de pares de chave-valor, onde a chave à o nome da variavel e o valor à o seu conteúdo. Por exemplo:
env printenv
Ambos os comandos devem mostrar algo parecido com isso:
SHELL=/bin/bash TERM=xterm
USER=demouser
LS_COLORS=rs=0:di=01;34:ln=01;36:mh=00:pi=40;33:so=01;35:do=01;35:bd=40;33;01:cd=40;33;01:or=40;31;01:su=37;41:sg=30;43:ca:...
VAR=value
...
Podemos ver que a variavel VAR que criamos anteriormente està na lista. As variaveis de ambiente sÃo, por convenÃÃo, escritas em letras maiúsculas, mas isso nÃo à obrigatÃrio. O que importa à que elas sejam sensÃveis a maiúsculas e minúsculas, ou seja, VAR e var sÃo duas variaveis diferentes.
Se quisermos visualizar apenas uma variavel especÃfica, podemos passar o seu nome como argumento para os comandos printenv ou echo com o sÃmbolo $. Por exemplo:
printenv USER echo $USER
Ambos os comandos devem mostrar o nome do usuÃrio atual, que no nosso caso à demouser.
Como modificar uma variavel de ambiente linux
Para modificar uma variavel de ambiente linux que jà existe, podemos usar o mesmo comando export que usamos para criar uma nova variavel. Por exemplo, se quisermos mudar o valor da variavel VAR para "new value", podemos digitar:
export VAR="new value"
Podemos verificar se a mudanÃa foi feita usando os comandos printenv ou echo com o sÃmbolo $. Por exemplo:
printenv VAR echo $VAR
Ambos os comandos devem mostrar o novo valor "new value" na tela.
Como remover uma variavel de ambiente linux
Para remover uma variavel de ambiente linux que nÃo queremos mais usar, podemos usar o comando unset seguido pelo nome da variavel. Por exemplo, se quisermos remover a variavel VAR que criamos anteriormente, podemos digitar:
unset VAR
Podemos verificar se a variavel foi removida usando os comandos printenv ou echo com o sÃmbolo $. Por exemplo:
printenv VAR echo $VAR
Ambos os comandos devem mostrar uma linha em branco, indicando que a variavel nÃo existe mais.
ConclusÃo
Neste artigo, aprendemos como configurar variaveis de ambiente linux usando os comandos export, printenv, echo e unset. As variaveis de ambiente sÃo úteis para passar informaÃões para os programas iniciados pelos shells ou sub-shells, ou para personalizar o comportamento do sistema. Elas podem ser criadas, visualizadas, modificadas e removidas de forma simples e rÃpida.
Para saber mais sobre as variaveis de ambiente linux, você pode consultar os seguintes recursos:
[Como ler e definir variÃveis de ambiente e de shell no Linux]
[VariÃveis de Ambiente Linux: Como Interpretar e Configurar na VPS]
[Como definir a variÃvel de ambiente Linux]
[VariÃveis de ambiente Desenvolvedores Android]
a104e7fe7e