Utilização em Telemóvel

Como utilizar o catálogo em telemóveis?

Pode utilizar o catálogo no telemóvel com o seu browser normal, basta entrar no endereço do catálogo da sua rede concelhia.

O catálogo adapta-se ao seu ecrã e terá as mesmas funcionalidades que num computador.

QR Code

Cada catálogo pode ser acedido através de um endereço web (URL) que terá de ser escrito no browser mas ao qual se pode aceder mais facilmente lendo um código QR.

Leitura de QR Code

Nem sempre é fácil de escrever um endereço no telemóvel: a alternativa é capturar um QR Code que funciona como um atalho para a web.

Onde encontrar o código do meu catálogo?

Se estiver a ver o catálogo num computador, a página de entrada tem um código ao fundo pronto a ser capturado pelo telemóvel. O mesmo pode acontecer em folhetos impressos ou em blogues das bibliotecas pois trata-se de uma imagem.

Como capturar um QR Code?

1- No telemóvel ou tablet, abra a aplicação de leitura de QR Code, aponte para a imagem com o código QR do catálogo que quer visitar e entre no catálogo

2- A aplicação vai ler o código diretamente do ecrã.

3- Carregue no endereço que aparece na aplicação (o endereço na imagem é apenas exemplificativo)

Aplicações para Leitura de QR Code

Sugestão de aplicação gratuita para leitura de QR Code:

Adicionar Catálogo como App

Depois de abrir o endereço, no browser do telemóvel, pode carregar no menu do browser em "Adicionar ao ecrã principal". Será criado um ícone especial no seu ecrã de entrada e ficará com um acesso tipo App para o catálogo. Não é necessário instalar nenhuma aplicação!

1- Abrir o catálogo, no browser do telemóvel

2- Carregar no menu do browser em "Adicionar ao ecrã principal".

3- Confirmar (não é preciso alterar o nome)

4- Concluído: será criado um ícone especial no seu ecrã de entrada.

Ficará assim com um acesso ao catálogo que funciona como uma aplicação móvel mas que tem todas as funcionalidades do acesso pelo browser.