COORDENAÇÃO DE PESQUISA

PUCMINAS | SÃO GABRIEL

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA O I TORNEIO FEMININO DE FUTSAL DA PUC MINAS SÃO GABRIEL

1 Objetivos e definições

O torneio proposto neste documento, ‘I Torneio Feminino de Futsal da PUC Minas São Gabriel’, é um evento de natureza esportiva que tem por objetivo estimular a participação das estudantes da PUC Minas em atividades de natureza extra-acadêmica, criando oportunidade para o desenvolvimento integral dos indivíduos.

Adotou-se para este evento a modalidade denominada ‘futsal’ em virtude do futebol de salão ser de mais fácil realização entre as outras possibilidades oferecidas para a prática desse esporte - que é o mais popular no país. A escolha do gênero feminino para essa competição deve-se ao fato de que, apesar de no Brasil ser ainda pequena a participação de mulheres nesse esporte, o futebol feminino encontra-se em franco crescimento, e entende-se que para o seu desenvolvimento, mais espaços e oportunidades devam ser oferecidos.

Este torneio vai acontecer no segundo semestre de 2019; as inscrições serão iniciadas em agosto e serão encerradas em setembro; os jogos acontecerão em outubro, quando acontecerão as partidas finais e serão definidos os times vencedores.

2 Da organização

2.1 O I Torneio Feminino de Futsal da PUC Minas São Gabriel, será organizado pelo trabalho conjunto da Coordenação de Pesquisa, da Diretoria Acadêmica, e da Pastoral Universitária da unidade, que compõem a Comissão Organizadora deste evento.

2.2 Este edital prevê que o torneio proposto seja disputado no sistema de eliminatória simples (“mata-mata”), sendo que em todas as fases os confrontos serão disputados em jogo único, mas essa orientação pode ser alterada em função do número de times inscritos e das datas possíveis para que a realização do torneio seja concluída no tempo adequado para o calendário acadêmico, durante o segundo semestre letivo de 2019.

3 Dos participantes

3.1 Podem se inscrever equipes compostas por alunas de todos os cursos existentes na unidade São Gabriel da PUC Minas – de graduação, graduação tecnológica ou pós-graduação. Serão aceitas também inscrições de equipes com atletas de dois ou mais cursos.

3.2 Entre as cinco jogadoras que estiverem em campo em qualquer momento da partida, ao menos quatro deverão ser integrantes (com vínculo) da PUC Minas São Gabriel, mas entre as integrantes de cada time poderá ser inscrita uma jogadora de outra unidade, OU uma que não seja aluna da instituição. Também poderão ser inscritas professoras ou funcionárias da PUC Minas e ex-alunas da PUC Minas São Gabriel (que serão consideradas para esse efeito como integrantes da PUC Minas).

3.3 Está vetada a inscrição de atletas ou ex-atletas profissionais, mesmo que sejam ou tenham sido alunas, funcionárias ou professoras da PUC Minas.

4 Da inscrição

As inscrições serão iniciadas no dia da publicação deste edital, e terminarão no dia 21 de setembro de 2019. O ato de inscrição no Torneio será feito gratuitamente na secretaria da Pastoral Universitária da unidade São Gabriel, nos seus dias e horários normais de funcionamento. A inscrição estipula as seguintes condições:

4.1 Preenchimento de um formulário contendo:

a) Nome completo, número do documento de identidade e do vínculo com a PUC Minas, além de informações de contato de todas as jogadoras. Será designada como “inscrita-líder” a capitã do time, assim especificada nesse formulário.

b) Nome do time; o nome poderá ser apenas uma palavra ou expressão original (exemplo: “Feiticeiras da Bola”), somente a identificação do curso e do turno (exemplo:: “Administração Noite”), ou de uma área (exemplo: “Engenharias Manhã“), ou uma combinação de formas (como: “As Águias da Psicologia”).

c) Identidade visual do uniforme: deverá ser escolhida uma cor, ou um padrão visual (listras, ou qualquer outro) que permita a fácil identificação das jogadoras durante as partidas. Podem ser usados para isso coletes da mesma cor sobre camisetas brancas. Padrões visuais muito parecidos não poderão ser utilizados, e o time que fizer a inscrição posterior deverá substituí-lo.

d) Identificação de cada participante segundo a sua posição: goleira, zagueira, ala e atacante.

e) Preenchimento e assinatura do termo de concordância, no ato da inscrição, com as regras e critérios da competição e da premiação elaborados pela organização;

f) Cópia dos documentos acima mencionados (documento de identidade e comprovação do vínculo com a PUC Minas) deverão ser entregues no momento da inscrição.

g) O sistema preferencialmente adotado para a competição – eliminatórias simples (“mata-mata”) – exige que haja um número par de times inscritos. As equipes irão se inscrever isoladamente, mas a forma da competição (forma de elaboração da tabela de jogos, por sorteio) só será definitivamente escolhida após o número de inscritos ser conhecido. Se o número for par, o sistema de eliminatórias simples será mantido para o sorteio; se for um número ímpar de equipes, será escolhido um sistema de pontos corridos, e o número de jogos será definido em função do número de inscritos. A forma de pontuação será: 3 pontos para vitórias e 1 ponto para empates; caso dois ou mais times atinjam a mesma pontuação, os critérios de desempate serão: a) maior saldo de gols (marcados/recebidos), b) maior número de gols marcados, e c) menor número de cartões vermelhos . Os dois times em primeiro e segundo lugar na classificação por pontos corridos se enfrentarão para definição dos dois primeiros lugares, em jogo único; o mesmo acontecerá para a disputa dos terceiro e quarto lugares (pelos times classificados na terceira e quarta posição na fase de pontos corridos).

4.2 O nome dos times não pode conter qualquer tipo de publicidade de empresas, partidos políticos ou outras organizações, incluindo referências a qualquer time profissional de futebol. Não podem também conter ou fazer referência a qualquer conteúdo preconceituoso ou considerado ofensivo a qualquer indivíduo, etnia, credo religioso, classe social, sexo ou orientação sexual, ou a qualquer outro grupo, nem de qualquer outra maneira desrespeitar os valores e princípios da PUC Minas. Esse julgamento caberá à Coordenação do Festival, cuja decisão é soberana.

4.3 O número máximo de jogadoras inscritas é doze. Jogadoras não inscritas não poderão participar, mas poderão ser inscritas novas jogadoras até a véspera do sorteio das partidas. Caso haja uma inadequação relacionada a esse aspecto durante o torneio, o time que cometer essa irregularidade será considerado derrotado na partida em que houve a participação da jogadora não inscrita – e consequentemente, eliminado da competição.

4.3.1 Nenhuma jogadora poderá ser inscrita em mais de uma equipe.

4.4 Caso exista, entre as inscritas, alguma integrante menor de dezesseis anos, será necessária uma autorização por escrito de um responsável legal, e informado no ato da inscrição o número de um telefone, para contato com esse responsável. O responsável deverá estar presente nos dias dos jogos, portando documento que comprove o vínculo declarado na autorização; em caso contrário, jogadora será impedida de participar.

5 Da tabela de classificação

5.1. No caso de um número par de times inscritos as equipes que se enfrentarão serão definidas mediante sorteio, e os jogos terão caráter eliminatório (“mata-mata”). Os times sorteados se enfrentarão apenas uma vez para decisão da vaga na próxima fase (jogo único), e o vencedor será classificado para a fase seguinte. As fases terão os seguintes nomes: primeira fase, segunda fase, semifinal, e final. Conforme está descrito no subtópico (g) do tópico 4.1, esse ordenamento poderá ser alterado se o número de equipes inscritas for ímpar. Mas também nesse caso as partidas serão definidas por sorteio, e o número de jogos de cada uma será definido em função do número de times inscritos. A tabela será publicada pela Coordenação de Pesquisa da PUC Minas São Gabriel – assim como, progressivamente, os resultados das partidas e a classificação para cada fase, em sua página no portal da unidade São Gabriel da PUC Minas na internet.

5.2 O sorteio para definição da tabela de jogos será público, em data e horário a ser definida após o encerramento das inscrições, conduzido pela Comissão Organizadora, com a supervisão de um professor da Faculdade Mineira de Direito da PUC Minas; todos os times inscritos serão convidados para esse momento.

6 Dos jogos

6.1 Os jogos acontecerão aos sábados à tarde, no mês de outubro, no Complexo Esportivo da PUC Minas, no campus Coração Eucarístico, em datas e horários anunciados no momento do sorteio.

6.2 A arbitragem das partidas será feita por alunos do curso de Educação Física da PUC Minas.

6.3 A duração das partidas será a mesma definida pela Federação Mineira de Futsal: quarenta minutos, em dois tempos de 20 minutos com intervalo de 10 minutos. O tempo de jogo será marcado com um cronômetro.

6.2 Serão disponibilizados os recursos técnicos necessários para os jogos – rede e bola, mas cada equipe deverá providenciar seu próprio uniforme. Serão aceitos como uniformes qualquer padrão de camisas – iguais para todas as jogadoras, com exceção da goleira, e calções ou shorts da mesma cor (com exceção da goleira). Acessórios considerados inconvenientes pela arbitragem deverão ser retirados no momento da partida.

6.3.1 Se algum time selecionado não comparecer com a formação completa para o jogo no dia e horário marcado, será concedida uma espera de no máximo quinze minutos; após esse tempo, será considerado derrotado, e portanto, eliminado da competição.

6.4 Se os jogos terminarem empatados no tempo regulamentar acontecerá, após um intervalo de cinco minutos, uma prorrogação de dez minutos, sem intervalo. Se durante a prorrogação persistir o empate, haverá cobrança de pênaltis – em uma série de três; ainda persistindo o empate, serão feitas cobranças alternadas até um dos times ser derrotado.

6.5 Durante as partidas o juiz é a autoridade máxima e inquestionável, e deverá seguir o regulamento estipulado pela Federação Mineira de Futsal em qualquer situação cujo tratamento não esteja definido por este edital.

7. Das premiações

7.1 Haverá prêmios para as seguintes categorias:

7.1.1 Primeiro, segundo, terceiro e quarto lugares - segundo os resultados dos jogos.

7.1.2 Melhor jogadora - pelo voto popular, recolhido e computado por ocasião do último jogo.

7.1.3 Os prêmios incluem, além de eventuais ofertas dos patrocinadores, troféu e certificados de premiação emitidos pela PUC Minas.

8 Das normas gerais para realização do torneio

8.1 Durante as partidas está proibido a qualquer pessoa - participante, do público ou da organização - praticar qualquer ato ofensivo e/ou desrespeitoso ao evento, às jogadoras ou ao público, fazer ou provocar desordem nas dependências da PUC Minas, desrespeitar ou ofender os organizadores e participantes, consumir bebidas alcoólicas, ou infringir de alguma outra forma os valores e princípios que orientam a PUC Minas. Qualquer caso de desobediência ao que foi acima colocado será tratado segundo as normas acadêmicas da instituição.

8.3 Todos os casos de interpretação dúbia das normas do presente edital, ou quaisquer outros problemas que surgirem, não previstos neste instrumento, serão solucionados pela Comissão Organizadora - que poderá também, em casos extraordinários, e sob a chancela das instâncias superiores da Universidade, fazer ajustes em qualquer um dos tópicos. A Comissão Organizadora do evento é soberana, e acerca das suas decisões não são cabíveis recursos a qualquer outra instância da Universidade.

8.4 Os inscritos serão os responsáveis pela veracidade dos documentos e cumprimento das normas deste edital, isentando a PUC Minas de qualquer responsabilidade civil ou penal.

8.5 A inscrição de uma equipe implica na aceitação de todas as normas e princípios contidos neste edital, por todos os inscritos.

Sem mais a acrescentar, a Comissão Organizadora aprova o presente instrumento para publicação.


Belo Horizonte, 26 de agosto de 2019.

Comissão Organizadora:

Diretoria Acadêmica, Coordenação de Pesquisa, Pastoral Universitária

PUC Minas | São Gabriel