A atuação do governo vem demandando cada vez mais apoio na resolução de problemas públicos. Considerando a capacidade desenvolvida pela Enap em ofertar serviços de suporte aos órgãos – em ações de estratégia, inovação e gestão do conhecimento – a Escola desenvolveu um ciclo completo de construção de soluções e de promoção de inovação no setor público, desde a prospecção, passando pela experimentação, transformação e disseminação de práticas e conhecimentos.
Coerente com seus referenciais conceituais e metodológicos, a Enap promove ações de desenvolvimento inovadoras e customizadas, em diferentes formatos e espaços, além da oferta de serviços especializados sob demanda. As estratégias, abordagens e metodologias utilizadas nessas ações incitam o agente público a assumir um papel de protagonista no seu aprendizado e na solução de problemas públicos complexos.
São atendidas demandas específicas de órgãos da administração pública, por meio de desenvolvimento de soluções inovadoras, de novos produtos e de desenvolvimento de capacitação para atender as necessidades específicas das instituições demandantes.
Cabe destacar, que como parte da estratégia de oferta modular da Enap, e reconhecendo a importância das Oficinas para o ensino aplicação e para a resolução de problemas, Projeto de inovação foi o termo escolhido pela Escola para nomear o conjunto de oficinas opcionais, voltados para a solução de um determinado problema público. O participante possui total liberdade para escolher o quando participar. Cada oficina individualmente concluída dá o direito ao participante de emitir 1 certificado de participação.
O GNova é um laboratório de inovação em governo voltado para o desenvolvimento de soluções criativas para problemas públicos. O GNova, desde sua criação, em 2016, é um espaço voltado ao desenvolvimento de soluções com menos burocracia e mais eficiência para os serviços públicos, para transformar o modo como o Estado se relaciona com a sociedade, recolocando o foco nas pessoas e em suas necessidades.
As parcerias que o GNova desenvolve com órgãos da administração pública federal são moduladas de acordo com o desafio a ser enfrentado. Geralmente, esses projetos são desenvolvidos em ciclos que envolvem: imersão nos problemas, ideação, prototipagem e teste de soluções. Ao longo desses ciclos, o laboratório utiliza metodologias ágeis e abordagens multidisciplinares inspiradas no design, nas ciências sociais e na economia comportamental. Todos os projetos geram capacidade inovadora nas equipes dos órgãos parceiros, que participam e aprendem fazendo ao longo do processo.
Os projetos práticos de experimentação desenvolvidos pelo GNova são complementados por ações que visam a fomentar o ecossistema de inovação brasileiro. Algumas dessas ações, como o GNPapo ou nosso programa de Bolsas de Pesquisa e de Inovação, buscam prospectar e antecipar tendências e tecnologias com potencial de aplicação em políticas públicas. Outras ainda visam à disseminação de boas práticas de inovação na administração pública brasileira, como é o caso da realização anual do Concurso Inovação no Setor Público.
O Desafios é uma iniciativa do laboratório de inovação em governo GNova, da Enap, que oferece ajuda aos gestores públicos para inovar junto com a sociedade, aproveitando a inteligência coletiva para diminuir as inseguranças do processo de inovação e aumentar as chances de sucesso.
É uma plataforma de inovação aberta que ajuda os órgãos do governo a compreenderem melhor e reenquadrarem os seus problemas para colher propostas de soluções inovadoras diretamente da sociedade, num processo chamado de crowdsourcing, por meio de concursos e premiações. Os desafios de inovação aberta buscam atrair talentos que estão fora do Estado. Eles ajudam a identificar ideias, novos produtos ou serviços para a sociedade e fomentar o desenvolvimento de novos inovadores.
São projetos desenvolvidos em parceria com outros órgãos de governo com o objetivo de contribuir para a construção colaborativa de soluções para problemas públicos, para a formulação e implementação de políticas públicas e para a elaboração de estratégias organizacionais. O trabalho se dá por meio de projetos de transformação governamental, desenhados sob medida a partir dos objetivos da instituição parceira e da natureza do desafio público colocado. As atividades, metodologias, abordagens e ferramentas são selecionadas de forma customizada, podendo utilizar técnicas analítico-preditivas, design thinking, metodologias ágeis, entre outras.
O desenvolvimento das soluções para transformação em governo acontece a partir de oficinas colaborativas e atividades de imersão na realidade dos usuários dos serviços públicos. Busca-se, de forma conjunta, ampliar o entendimento do problema, acessar a perspectiva dos cidadãos beneficiários, consultar especialistas, cocriar soluções, desenvolver e testar protótipos, implementar pilotos, desenvolver estratégias de implementação, planejar e definir prioridades, avaliar resultados. Além de construir soluções para os desafios trazidos, os projetos de transformação governamental desenvolvem competências nas equipes das organizações envolvidas, gerando capacidades para enquadrar e resolver problemas.
A atuação do governo demanda cada vez mais apoio na resolução de problemas públicos. Por meio da análise de evidências e apoio a ciclos de avaliação, a Enap oferece a órgãos públicos ferramentas que subsidiam a tomada de decisão, com a produção de informações estratégicas e qualificadas.
A gestão dos órgãos e o desenvolvimento de políticas públicas geram uma grande quantidade de dados que nem sempre são fáceis de analisar. Pensando nisso, a Enap contribui com as instituições na produção de informações estratégicas para a tomada de decisões, , por meio de técnicas de Big Data e Machine Learning para tratar dados e gerar visualizações.
O principal instrumento disponível no momento é o InfoGOV, que apresenta dados, histórias e publicações, inclusive sobre atos normativos e aspectos regulatórios (RegBR).
Considerando suas atribuições legais e os desafios para institucionalizar a avaliação de políticas públicas nos órgãos e entidades da administração pública federal, a Enap desenvolveu o serviço Assessoria para Avaliação, que é ofertado para equipes de servidores públicos que desempenham papéis e funções relacionadas à avaliação, seja ela ex ante, ex post ou análise de impacto regulatório.
O serviço é fundamentado em metodologias ativas de ensino, orientadas à solução de problemas reais e que colocam os participantes como protagonistas do processo de aprendizagem. O objetivo é apoiar tecnicamente projetos de avaliação de políticas públicas ao mesmo tempo em que capacitamos equipes para realizar o processo de forma independente e autônoma.
Juntos, assessores e time do projeto percorrerão, por meio de plataforma virtual colaborativa, todas as etapas de um processo avaliativo, que estará orientado para a análise de questões reais. Nessa jornada, em que o protagonismo dos participantes é fundamental, avaliação e aprendizado caminham juntos.
Todo o trabalho desenvolvido está fundamentado teoricamente nos Guias Práticos de Avaliação Ex ante, Ex post e Análise de Impacto Regulatório do Governo Federal, estudos práticos e acadêmicos sobre Modelo Lógico, Teoria da Mudança, Gestão por Evidências, Solução de Problemas e boas práticas internacionais em avaliação de políticas públicas.
É um serviço prestado pela Enap em formato de resposta rápida para disseminação, comunicação e síntese de evidências para a administração pública, fundamentado em metodologias de pesquisa e de ciência de dados. O Evidência Express fornece produtos técnicos para órgãos públicos que necessitam de informações para subsidiar uma avaliação de política pública, uma análise de impacto regulatório ou o processo decisório.
O Evidência Express visa fornecer produtos de evidências de forma a:
Definir o objeto e alcance da avaliação
Descrever problema, população, contexto, soluções e alternativas de políticas públicas
Entender as causas do problema, das ações e seus impactos
Sintetizar fontes de informação secundárias, pesquisas científicas e experiências nacionais e internacionais
Apoiar a utilização e o entendimento das evidências.
Consiste na criação de capacidades no governo para consolidação e expansão do uso de processos seletivos baseados em competências para recrutamento e seleção de lideranças públicas, contribuindo para a composição de times de alto desempenho capazes de atuar em problemas complexos.
Com metodologias inovadoras e alinhadas às melhores práticas, por meio do Programa Líderes que Transformam, a Enap atrai, seleciona e faz o match entre os melhores profissionais e posições estratégicas de governo, em processos seletivos buscando equilíbrio entre competência e confiança.
A metodologia utilizada para a seleção de lideranças baseada na avaliação de competências inclui:
Desenho da seleção: Planejamento e definição do perfil ideal do cargo, com as competências necessárias para o profissional, além da definição do cronograma da seleção.
Recrutamento: Estratégias de busca ativa por profissionais no setor público, iniciativa privada, terceiro setor e no meio acadêmico
Análise da trajetória profissional: Equilíbrio entre avaliação objetiva e qualitativa da trajetória das pessoas candidatas inscritas, com uso de inteligência artificial.
Avaliação de competências comportamentais: Pré-seleção de forma online, com testes e entrevistas comportamentais e dinâmicas de grupo.
Entrevista com gestor e nomeação: Após a indicação das pessoas candidatas pré-selecionadas, o gestor realiza a avaliação final e escolhe os profissionais que serão nomeados.
Modalidades de parceria com a Enap:
Modalidade padrão: Enap apoia as instituições públicas (inclusive governos subnacionais) na atração e seleção de lideranças;
Modalidade complementar: além de apoiar o órgão (exclusivo para Administração Pública Federal - DAS 4 E 5 e equivalentes) na busca pelos melhores profissionais, a Enap apoia a aceleração do desenvolvimento da liderança selecionada, com programas de formação específicos para altas lideranças, acesso a uma rede de desenvolvimento nacional e internacional, além do acompanhamento de resultados.