PROJECT BASED LEARNING

O QUE É?

Para conceituar o Project Based Learning -PBL também conhecido como Aprendizagem Baseada em Projetos recorrermos a Bender (2014); Harmer (2014); Pereira, et al (2021) onde a ideia central está associada a busca de solução para problemas do cotidiano, a partir de percursos investigativos, que podem ser desenvolvidos de forma coletiva ou não, tendo como ponto de partida na maioria dos casos áreas de interesse do educando e principalmente rompendo com os limites físicos da sala de aula.

Kokotsaki, Menzies, Wiggins, (2016), sintetiza o PBL a partir de três características centrais: a primeira está relacionada ao contexto, onde o desenvolvimento da investigação tem origem em demandas reais. Outra característica busca marcar que o sucesso dessa metodologia está atrelada ao nível de participação ativa que o educando é estimulado a ter e por fim, o autor ressalta a necessidade das interações e compartilhamento de ideais e conhecimentos.




POR QUE USAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS?

A relação PBL e o currículo da Educação de Jovens e Adultos está onde a segunda precisa ser construída a partir das experiências vivenciadas pelos/as educandos/as, direcionando para a construção de um produto que de certo modo contribua para resolução ou ao menos promova reflexões que permita intervenções do contexto em que está inserido, dando ao máximo sentido à relação teoria e prática e principalmente, motive-os a permanecer seus estudos. (FREIRE, 2020; KNOWLES; HOLTON III; SWANSON, 2011)