CONSTRUINDO UM PBL

ETAPA 1 - ÂNCORA

Este é o momento inicial, o professor/mediador deverá sensibilizar a turma a respeito do tema, muitas estratégias poderão ser utilizadas durante essa etapa, desde charges, gravuras, até mesmo artigos de jornais, dados estatísticos, artigos científicos ou recursos áudios visuais, como documentários e filmes.

Para sensibilizar a temática da Educação de Jovens e Adultos, apresento três sugestões:

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios

Documentário: 40 anos de Angicos

Documentário: Jovens Fora de Série

ETAPA 2 - DEFINIÇÃO DA QUESTÃO CENTRAL

Após a apropriação do material proposta na Etapa 1, o professor/mediador deverá realizar um debate com a turma, discutindo não só questões relacionadas ao cenário educacional brasileiro, mas também demarcar o lugar da Educação de Jovens e Adultos. Recomenda-se que esse Debate aconteça de forma Síncrona, porém se for avaliado pertinente poderá ser utilizado Fóruns de Debates.

Após a discussão o professor/mediador deverá apresentar a Questão central que norteará todas as ações que serão realizadas no decorrer do PBL.

Exemplo de Questão Central: O que preciso saber para atuar na modalidade da Educação de Jovens e Adultos?

Tendo apresentado a Questão Central, um brainstorming (tempestade de ideias) deverá ser realizado. De forma livre e criativa os licenciandos apontarão quais os saberes consideram necessários para a prática docente em turmas de EJA. Para o desenvolvimento desse momento, sugere-se o recurso de “Nuvem de Palavras”, disponível em Mentimeter

A partir do resultado do brainstorming a turma definirá quais são os saberes mais importantes.

Importante: Para uma turma, com quantitativos entre 20 e 30 alunos é recomendável que tenha ao menos 3 ou 4 temas.

Espera-se que minimamente os discentes apontem questões relacionadas a Organização Curricular da modalidade; Perfil dos matriculados; Questões legais e históricas da EJA e Formação Docente.

Definido os temas, a turma deverá ser dividias em grupos e cada grupo se responsabilizará por um tema.

Com a divisão dos grupos o professor/mediador deverá nortear os próximos passos:

a) Definir cronograma

b) Definir o que eles precisam investigar a respeito do tema de responsabilidade.

c) Acordar que cada grupo deverá apresentar os resultados de sua pesquisa por meio de um produto/artefato.

ETAPA 3 - PESQUISA INCIAL/COLETA DAS INFORMAÇÕES

Essa é a etapa em que os grupos deverão realizar a coleta de dados, levando em conta a diversidade de estratégias e recursos metodológicos disponíveis. O professor/mediador deverá ficar atendo para que não aconteça dispersão quanto a questão Central.

Outra recomendação é que os grupos se subdividam para a realização dessa etapa.

Durante o período de investigação os discentes poderão usar as Fichas disponíveis em Sugestão”, para sistematização das informações, bem como recorrer aos materiais disponíveis em+ sobre aprendizagem de jovens, adultos e idosos”.

A título de avaliação/monitoramento da realização dessa etapa, o professor/mediador poderá usar o recurso do Padlet, como um mural interativo, onde os grupos poderão socializar com os demais, pequenos achados do processo investigatório. Outra estratégia ser considerada para avaliação/monitoramento é a utilização da Rede Social Twitter.

O Twitter poderá ser organizado a partir da criação de um perfil para a Turma, cada grupo poderá ter o seu ou os alunos poderão usar sua conta pessoal, porém ao realizar a publicação o Perfil da turma precisará ser marcado.

ETAPA 4 - CRIAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO

Nesta etapa os grupos apresentarão para o professor/mediador os resultados prévios, bem como o protótipo do artefato que o grupo irá apresentar na última etapa. Aqui é oportunidade de corrigir pequenos desvios em relação a “Questão Central”. No processo de mediação será possível avaliar o que o grupo conseguir avançar até o momento.

Aqui poderá ser utilizado um encontro síncrono do grupo com o professor/mediador ou o grupo poderá encaminhar um relatório preliminar respondendo um questionário previamente disponibilizado.

Uma sugestão para Avaliação está na disponível em "Sugestões".

ETAPA 5 - SEGUNDA FASE DA PESQUISA E DESENOLVIMENTO DA APRESENTAÇÃO FINAL

Esta é a Etapa de alinhamento das questões pontuadas anteriormente, dessa forma os grupos terão momento reservado para que os grupos façam as alterações, buscando alinhar a pesquisa e o artefato a Questão Central.

ETAPA 6 - APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS E AVALIAÇÃO FINAL

Esse será o dia em que os Grupos apresentarão os resultados e artefatos elaborados, é recomendando que seja uma atividade síncrona.

Espera-se ao chegar nessa etapa os futuros docentes possam refletir sobre a importância do trabalho pedagógico que precisa ser desenvolvido em turmas da Educação de Jovens e Adultos.

Para a avaliação, pode-se pensar uma avaliação por parte do professor/mediador, uma por parte dos pares e uma auto avaliação. Os modelos para cada tipo de Avaliação estão em "Sugestões".