Painéis em português

1- ALAGADOS

A Península de Itapagipe foi o polo industrial de Salvador nas décadas de 1930 e 1940, a possibilidade de emprego atraiu a população de baixa renda vinda do interior do estado.

Sem lugar para morar, essas pessoas colocavam estacas sobre a lama do mangue da enseada dos Tainheiros, construindo barracos chamados de palafitas. O manguezal aos poucos foi sendo aterrado com lixo vindo de diversas partes da cidade. Durante o dia a Marinha retirava as palafitas. Durante a noite elas eram reconstruídas, acima do aterro, sobre pontes de tábuas estreitas, tendo abaixo a água escura e fétida da maré, onde boiavam dejetos de todas as espécies. Ali a população crescia em um cenário de pura miséria.

A partir de 1960, acelerou o processo de aterro e as palafitas foram gradativamente substituídas por casas de tijolos, construídas em mutirão pelos próprios moradores. Da região aterrada surgiram bairros como Jardim Cruzeiro, Massaranduba, Baixa do Petróleo e o próprio Alagados no Uruguai.

Nesse lugar de extrema pobreza, as pessoas necessitavam de bens materiais, serviços públicos e assistência humanitária. Nesse ambiente, o Senhor, que nunca abandona o povo sofredor, enviou-lhes o “Anjo Bom da Bahia”.

VOCÊ CONHECE O ANJO BOM DA BAHIA?


2-IRMÃ DULCE

Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, mais conhecida como Irmã Dulce, o Anjo Bom da Bahia, começou a praticar caridade aos 13 anos. Entrou para o convento aos 19 anos e dedicou os seus 77 anos de trajetória à caridade.

Já em 1935, dava assistência à comunidade pobre de Alagados, equilibrando-se sobre as pontes de madeira para ensinar o catecismo levar alimentos e visitar os doentes nos barracos. Décadas depois a religiosa seguia distribuindo medicamentos com a ajuda do Diácono Helvécio. Para abrigar doentes que recolhia nas ruas a religiosa chegou a invadir cinco casas na Ilha dos Ratos. Chegou a ser expulsa do lugar, peregrinando em busca de um lugar para os doentes. Por fim, ocupou um galinheiro ao lado do convento, com autorização de sua superiora, para abrigar os primeiros 70 doentes. Hoje, no local, está o Hospital Santo Antônio, o maior da Bahia.

Durante a primeira visita do Papa João Paulo II ao Brasil, ele disse ao Anjo Bom da Bahia ou Anjo Azul dos Alagados, as seguintes palavras: "- Continue, Irmã Dulce, continue". Anos depois, ela recebeu dele o título de "Serva de Deus".

VOCÊ SABIA QUE IRMÃ DULCE ERA TAMBÉM CHAMADA DE ANJO AZUL DOS ALAGADOS?


3-JOÃO PAULO II

Nascido em 18 de maio de 1920, em Wadowice, na Polônia, e batizado como Karol Wojtila, o Papa João Paulo II foi um dos mais famosos e carismáticos pontífices da Igreja Católica. Sua 1ª visita ao Brasil, em 1980, foi marcada pela expectativa dos brasileiros em receber pela primeira vez um papa no país. Ele queria visitar os mais pobres dentre os pobres. O Cardeal Dom Avelar, então arcebispo de Salvador, escolheu o Alagados para acolher o Papa.

Em uma manhã chuvosa de segunda-feira, 07 de julho de 1980, o Papa João Paulo II, saudando os milhares de fiéis que foram ao seu encontro, inaugurou o templo, abençoou a imagem de Nossa Senhora dos Alagados e marcou para sempre a vida das pessoas dessa comunidade. “...desejo encorajar o desejo de vocês, que é também o meu, de melhorarem seu nível de vida, para sempre se tornarem: mais homens, com toda a sua dignidade; mais irmãos de todos os homens, na família humana; e mais filhos de Deus, sabendo e praticando o que isso quer dizer. E com grande afeto, abençoo a todos vocês, às suas famílias e a todos aqui dos Alagados, bem como a todos os presentes“.

São João Paulo II faleceu em 2 de abril de 2005 e foi beatificado pelo Papa Bento XVI em 1º de maio de 2011. Foi canonizado pelo Papa Francisco, em 27 de abril de 2014. Durante a canonização, o arcebispo de Salvador, Dom Murilo Krieger, assinou o decreto que acrescenta à Paróquia de Nossa Senhora dos Alagados o nome do novo santo. Essa é a 1ª igreja do mundo dedicada ao Santo. A igreja passou a se chamar Paróquia Nossa Senhora dos Alagados e São João Paulo II.

VOCÊ SABIA QUE ESTA É A PRIMEIRA IGREJA DO MUNDO DEDICADA AO SANTO JOÃO PAULO II?


4-A IGREJA

A realização da obra contou com 300 operários, sobre a coordenação direta do arquiteto João Filgueiras Lima, o “Lelé”, durando 3 meses. O templo tem 400 m² e apresenta características modernas com fachada em tijolos expostos, embora em seu interior os 4 arcos e 3 abóbadas evocam a arquitetura das igrejas antigas.

O corpo central da Matriz é formado de um cubo de 12 m de comprimento por 12 m de largura por 12 m de altura. Estas características evocam diretamente o livro do Apocalipse, onde São João relata que viu “descer do céu, de junto de Deus, a Jerusalém nova. A cidade é quadrada: o comprimento é igual à largura. O Anjo mediu a cidade com a vara: 12 mil estádios. O comprimento, largura e altura são iguais”. (Ap 21, 1.16). O teto é formado de 144 formas, o que corresponde aos 144 mil servos do Senhor, resgatados pelo sangue do Cordeiro (Ap 7, 4). Este número simboliza a multidão dos santos que cantam a glória de Deus nos céus.

Pinturas da artista belga Sabine de Coune, decoram a parte interna da igreja, com representações do evangelho, com referências do lugar como as palafitas, os jarros de barro e passagens ocorridas no bairro.

A imagem de Nª Sª dos Alagados, do artista Manoel Dantas, feita para ocasião, foi inspirado nas mulheres dos Alagados que costumavam carregar seus filhos do lado e balde de água na cabeça.

VOCÊ SABIA QUE A IMAGEM DE NOSSA SENHORA DOS ALAGADOS É UMA HOMENAGEM ÀS MULHERES DO BAIRRO E SEUS COSTUMES?


5-MADRE TERESA DE CALCUTÁ

Agnes é o nome de batismo de Madre Teresa, que nasceu no dia 27 de agosto de 1910, na capital da Macedônia. Aos 18 anos faz a opção pela vida religiosa e foi para a Índia. Em 1944, muda-se para Calcutá e passa a dar assistência a pobres e doentes, dizendo obedecer a um chamado de Deus.

Madre Teresa procura dar uma resposta ao brado de Jesus na cruz: “Tenho sede” (Jo 19,28). Satisfazer a sede que Jesus tem de amor e de almas. Seu jeito de ser, mansa e humilde de coração, correspondiam a sua extraordinária fortaleza de espírito.

Em 1949, funda a Ordem das Missionárias da Caridade. Suas obras se multiplicam pelo mundo todo e hoje a ordem mantém missões em 111 países, entre eles o Brasil. Madre Teresa esteve aqui, em Alagados, em sua 1ª visita à Bahia, em 1979 e a pedido do então Papa João Paulo II, fundou a 1ª casa da congregação no Brasil, sendo recebida por Irmã Dulce, que realizava trabalhos assistenciais no local. “Somos contemplativas no coração do mundo, porque ‘rezamos’ o nosso trabalho. Realizamos um trabalho social, certamente, mas somos mulheres consagradas a Deus no mundo de hoje”.

Na Santa Missa de Canonização da Beata Madre Teresa de Calcutá, em 4 de setembro de 2016, Papa Francisco, em sua homilia, disse: “- Madre Teresa, ao longo de toda a sua existência, foi uma dispensadora generosa da misericórdia divina, fazendo-se disponível a todos, por meio do acolhimento e da defesa da vida humana...”

VOCÊ SABIA QUE MADRE TERESA DE CALCUTÁ VEIO VISITAR IRMÃ DULCE AQUI EM SALVADOR?


6-TERRA SANTA

Uma porção da terra onde pisou a Irmã Dulce dos Pobres, São João Paulo II e Santa Teresa de Calcutá foi retirada daqui para ser enviada à Arquidiocese de Aparecida, em São Paulo. A terra foi colocada em uma cápsula, compondo a coroa confeccionada em homenagem aos 300 anos da aparição de Nossa Senhora nas águas do Rio Paraíba do Sul.

Este local é considerado Terra Santa, por causa de todos os santos que aqui pisaram, por todos aqueles que ainda pisam e por aqueles que resistem aos elementos de violência e pobreza que ainda compõe a realidade local.

VOCÊ SABIA QUE AS TERRAS DOS ALAGADOS FORAM PISADAS POR TRÊS SANTOS?


7-PROJETOS SOCIAIS DA PAROQUIA

Em julho 2005, foi criada a Associação João de Deus, com o objetivo de contribuir para paz no bairro do Uruguai, propondo projetos de desenvolvimento sustentados com parcerias e paroquianos, composto por equipe profissional, contratados ou voluntários, com uma proposta de fé, pautados na dignidade humana, solidariedade e caridade.

Alguns projetos destacam-se pela necessidade da assistência imediata, distribuição de 200 litros de sopa quinzenalmente, preparado por paroquianos; Acolhimento, acompanhamento e ajuda á Jovens gravidas no Sonho de Mãe; Mulheres recebem cursos profissionalizante no PROCAPAZ e o projeto Ser Criança em Alagados que oferece durante quatro dias por semana, acompanhamento educativo, humano e espiritual, através de atendimento personalizado de tempos de estudos, tempos culturais e esportivos assim como duas refeições por turno.

VOCÊ SABIA QUE PODE CONTRIBUIR PARA OS PROJETOS SOCIAS DA PAROQUIA Nª Sª DOS ALAGADOS E SÃO JOÃO PAULO II ?

Mais informações aqui: https://amigosdosalagados.com