Nossa história

ALAGADOS

A comunidade é conhecida como Alagados, pelo fato de que antigamente, era um local de mangue. Terra ocupada por muitas pessoas do interior do estado, que vieram em busca de emprego, em indústrias que haviam sido instaladas em Itapagipe, e como não tinham local para se abrigar, não tinham dinheiro para pagar aluguel de terreno, e nem força para invadir terreno dos proprietários, construíram palafitas, que são casas de madeira sobre a água. E assim foi se originando a comunidade de Alagados, no bairro do Uruguai.

Apesar de toda a pobreza os Alagados é sempre tocado pelas mãos de Deus, está sempre sobre a proteção do senhor, que envia missionários para esta Terra, afim de fazer a tua obra.

Como o Anjo Azul dos Alagados, Beata Dulce dos Pobres, que neste local de pobreza começou suas obras de caridade, como Santa Teresa de Calcutá, que em 1979, fundou a primeira casa das Irmãs da Caridade do Brasil, e São João Paulo II quem 1980, veio abençoar a Igreja de Nossa Senhora dos Alagados, que anos depois passou a tê-lo como Co-padroeiro, e passou a se chamar Paróquia Nossa Senhora dos Alagados e São João Paulo II. Igreja que foi construída em apenas 3 meses, para a chegada pontífice, com uma estrutura que faz uma evocação à Jerusalém Celeste.