Os 10 principais equívocos sobre criptomoedas=>COINRC.COM

Este artigo desmascara uma série de equívocos comuns que existem em relação à criptografia e ao blockchain, incluindo:

1. CRIPTO NÃO TEM UTILIDADE

Criptomoedas como Bitcoin e Ethereum incentivam a proteção de um armazenamento de dados descentralizado (por exemplo, um livro-razão/blockchain) que é transparente e aberto.

Possuir a criptografia relevante também é um pré-requisito para qualquer pessoa que deseje gravar nesses armazenamentos de dados seguros.

As aplicações de um banco de dados seguro e facilmente legível por qualquer pessoa, a qualquer hora e em qualquer lugar, são ilimitadas. No entanto, a maioria dos bancos de dados, incluindo aqueles que controlam a propriedade (por exemplo, registros de terras, contas bancárias, propriedade intelectual, etc.), não são seguros e podem ser facilmente manipulados por um número relativamente pequeno de malfeitores, incluindo administrações corruptas/coagidas.

A criptografia também é necessária para executar qualquer cálculo (por exemplo, algoritmos que implementam contratos inteligentes) que crie, atualize ou exclua entradas nesses armazenamentos de dados especiais.

Estes contratos inteligentes podem implementar uma gama diversificada de serviços, desde simples serviços de carimbo de data/hora até permitir economias digitais completamente novas.

2. CRIPTO NÃO É APOIADO POR NADA

Conforme descrito em 1, a criptografia é naturalmente apoiada por aqueles que utilizam os serviços que ela permite. Também é apoiado por uma gama mais ampla de indivíduos e organizações por uma infinidade de razões. Esses motivos podem incluir:

Existem muitas outras razões exotéricas para apoiar a criptografia, incluindo cenários futuristas de ficção científica envolvendo inteligência artificial transacionando diretamente, sem a necessidade de intermediários ou processos que se aplicam principalmente a humanos (por exemplo, KYC/AML, etc.), e muitos outros que não podemos até imagine.

3. É TARDE DEMAIS PARA COMPRAR CRIPTO

Como o preço do Bitcoin ultrapassou os milhares de dólares, muitos acreditam que perderam a oportunidade de comprar. No entanto, isto não é verdade porque a maioria das criptomoedas são divisíveis em pequenas frações que também podem ser compradas.

Por exemplo, a menor unidade do Bitcoin é 0,00000001 (um Satoshi), que ao preço de 1 milhão de dólares por Bitcoin ainda custaria apenas um centavo!

4. CRIPTO-MINERS RESOLVEM PROBLEMAS COMPLEXOS

Costuma-se dizer que os criptomineradores resolvem problemas matemáticos complexos. Esta afirmação está incorreta e demonstra uma falta de compreensão da mecânica interna da mineração criptográfica.

O processo de mineração consiste principalmente na geração de blocos sequenciais que registram transações válidas, e a verificação dessas transações envolve apenas verificar se o remetente possui os fundos necessários. Todas essas operações requerem apenas verificações triviais e operações matemáticas.

No entanto, sistemas criptográficos bem concebidos limitam a taxa de transações para evitar que o seu armazenamento de dados cresça demasiado rapidamente. Por exemplo, o Bitcoin garante que um novo bloco de dados seja gerado em média a cada 10 minutos e que cada bloco não seja maior que 2 MB. Limitar o ritmo de crescimento é importante para que qualquer pessoa com um computador médio possa participar (em vez de restringir o acesso apenas àqueles que possuem supercomputadores).

Para reforçar esta taxa de crescimento limitada de, em média, 2 MB a cada 10 minutos, o Bitcoin introduz um mecanismo de dificuldade que aumenta ou diminui dinamicamente com base no poder de hashing disponível. Se houver muitos mineradores (ou seja, alto poder de hashing), a dificuldade de gerar um bloco aumenta e vice-versa.

Este mecanismo de dificuldade calibra a probabilidade de encontrar um bloco válido, dentro de um determinado intervalo de tempo, exigindo que o hash de um novo bloco comece com um certo número de zeros. Por exemplo, quando há poucos mineradores, um hash de bloco pode ter a seguinte aparência: 000000000019d66872b…3f1b60a8ce26f. Quando há muitos mineradores com alta capacidade de hash, um hash de bloco válido exigirá significativamente mais zeros à esquerda para ser considerado válido (por exemplo, 0000000000000000001…3c29e4900536f).

Encontrar um hash de bloco válido que comece com o número necessário de zeros, conforme definido pelo mecanismo de dificuldade, envolve escolher um número aleatório, incluí-lo no cabeçalho de um novo bloco candidato e gerar um hash de todo o bloco. Se o hash resultante começar com o número necessário de zeros, então um bloco válido foi criado/minerado. Caso contrário, outro número aleatório precisa ser selecionado e o processo é repetido até que um hash válido seja encontrado.

Esse processo de mineração é mais parecido com lançar os dados e esperar que o hash resultante corresponda a um número de loteria (ou seja, comece com o número necessário de zeros) em vez de resolver um problema matemático complexo!

Um aspecto importante a notar é que este mecanismo de dificuldade é crucial para determinar a confiabilidade da cadeia, uma vez que a cadeia que é mais difícil de calcular (por exemplo, que usou maior poder de hashing) é aquela que é considerada a mais confiável.

5. CRIPTO É ÓTIMO PARA CRIMINOSOS

A maioria das criptomoedas é péssima para a realização de atividades ilegais porque cada transação é registrada e a origem de qualquer moeda pode ser rastreada de maneira trivial.

À medida que as tecnologias forenses digitais melhoram, também se tornará mais fácil descobrir os culpados por trás de atividades ilícitas anteriores.

Já podemos ver isso em vigor com tantas atividades ilegais que usavam criptomoedas sendo encerradas pelas autoridades. Mesmo os funcionários corruptos não estão imunes à transparência das blockchains, como evidenciado quando agentes federais desonestos foram apanhados a roubar Bitcoins apreendidos durante o encerramento de um mercado dark web (Silk Road).

6. CRIPTO É MAU PARA O MEIO AMBIENTE

Os participantes dos sistemas criptográficos usam um dos vários esquemas de consenso para chegar a um acordo sobre qual blockchain deve ser considerada a mais confiável. Exemplos de tais esquemas são:

De todos estes esquemas, o PoW é geralmente aquele considerado um desperdício.

Embora a mineração PoW forneça uma forma de converter eletricidade em dinheiro, ainda segue um modelo económico racional. Quando a eletricidade é barata o suficiente, torna-se rentável minerá-la. Por outro lado, torna-se antieconómico explorar quando a electricidade é demasiado cara.

Com os altos preços da energia, torna-se mais racional comprar a criptomoeda diretamente do mercado ou de alguém que possa minerá-la mais barato.

Esta dinâmica de mercado significa que a mineração de criptografia tende a se deslocar para locais onde a geração de energia é eficiente e barata. Às vezes, essa mineração acontece até mesmo com energia que é totalmente desperdiçada (por exemplo, reutilização de gás que seria queimado ou energia renovável que não pode ser armazenada).

O PoW também incentiva a invenção e o desenvolvimento de novas fontes de energia que sejam extremamente baratas e sustentáveis (por exemplo, usinas geotérmicas).

Além de promover melhores fontes de energia, o PoW também impulsiona a inovação em designs de hardware mais eficientes/rápidos. Esses incentivos resultam em muitos benefícios de ordem superior que não são quantificáveis.

Também é importante compreender que o PoW é o método de consenso mais descentralizado, seguro e inclusivo. Isso ocorre porque os outros esquemas exigem buy-ins (por exemplo, tokens de piquetagem) ou algumas entidades autorizadas (centralizadas).

7. CRYPTO NÃO TRAZ SOLUÇÃO/S GENUÍNAS

A inovação fundamental que permitiu o florescimento do ecossistema criptográfico é a capacidade de confiar em um banco de dados descentralizado (ou seja, blockchain) e em cálculos (por exemplo, contratos inteligentes).

Há um argumento de que as mesmas operações podem ser realizadas de forma muito mais eficiente utilizando soluções centralizadas, mas faltam-lhe as vantagens cruciais de um sistema distribuído e descentralizado incorruptível.

Com este novo paradigma descentralizado, foi introduzida uma vasta gama de serviços que são mais rápidos, mais baratos e mais seguros do que a maioria dos sistemas tradicionais. Esses serviços variam de remessas, empréstimos, empréstimos, negociação, investimento, especulação e comércio de novos produtos digitais.

Existem também novos conceitos exclusivos, como carregamentos flash e outras operações combináveis que podem acontecer no mesmo tempo de bloco.

8. CRIPTO É UMA MOEDA OU/E UMA COMODIDADE

Usar modelos mentais tradicionais e encaixotar ativos criptográficos em uma classe de ativos pré-existente é imprudente. Efetivamente, um token criptográfico é apenas uma entrada em um banco de dados, e essa entrada pode representar qualquer tipo de ativo, incluindo:

Outro aspecto fascinante é que os tokens criptográficos podem combinar diferentes propriedades simultaneamente. Por exemplo, um token específico pode conceder direitos de voto, ser negociado como moeda e conceder uma parte da receita do seu projeto associado. Nesse caso, esse token pode ser visto tanto como moeda quanto como título.

Dadas todas as aplicações, incertezas e riscos associados a estas tecnologias nascentes e cripto-tokens, não é surpresa que haja tanta confusão e mal-entendidos.

9. BLOCKCHAIN COMO INOVAÇÃO INOVADORA

É comum ouvir indivíduos importantes dizerem que não acreditam em criptografia, mas a tecnologia blockchain é transformacional. Infelizmente, tais afirmações demonstram imediatamente uma falta de compreensão da mecânica que torna este tipo de blockchain especial (e seguro).

A palavra blockchain tornou-se sinônimo da tecnologia que sustenta os sistemas criptográficos. No entanto, o conceito e a aplicação de blockchains, no sentido estrito de uma cadeia de blocos interligados, existiam muito antes da introdução do Bitcoin (a primeira criptomoeda inovadora).

Um exemplo clássico de blockchain é um livro contábil que existe há milênios. Nesses tipos de livros-razão, páginas, capítulos ou livros podem ser considerados blocos, e cada bloco é vinculado por um número (normalmente um número sequencial e/ou uma soma acumulada). Outros exemplos utilizando o conceito de blockchains incluem: BitTorrent (2001); Git (2005); e Btrfs (2009).

Se blockchains já existiam antes, por que se tornaram uma palavra da moda? Em parte, o uso da palavra blockchain começou como uma forma de distinguir entre a tecnologia subjacente ao Bitcoin e a sua implementação (e moeda associada). Ainda assim, falha completamente onde ocorreu a verdadeira inovação, talvez porque seja mais fácil visualizar uma cadeia de blocos do que compreender como as funções de hashing são usadas para verificar a integridade dos dados e chegar a um consenso sem qualquer autoridade centralizada.

Chegar a um consenso, no contexto de blockchains, é sinônimo de determinar qual cadeia de blocos deve ser considerada verdadeira quando múltiplas cadeias diferentes são apresentadas. No caso de cadeias de prova de trabalho como Bitcoin, é a cadeia que exigiu mais trabalho (ou seja, poder de hashing para computar).

10. CRIPTO EXIGE MAIS REGULAÇÃO

Tornou-se comum ouvir “a criptografia precisa de mais regulamentação”. No entanto, é importante distinguir o que isto significa porque pode variar amplamente, desde “precisamos de mais clareza facilitadora” até “precisamos de criminalizar e acabar com isto completamente”. Outra interpretação é que a pessoa que diz isso não entende a criptografia o suficiente e não tem vontade ou tempo para entendê-la, então está colocando sobre outra pessoa o ônus de descobrir o que é bom ou ruim.

As regulamentações financeiras existem principalmente por três razões:

Também podem existir regulamentos para proteger os operadores históricos e tornar mais difícil, se não impossível, o florescimento da concorrência. Estes tipos de regulamentações tendem a ser injustos, reprimir a inovação e levar a sociedades mais pobres.

Um dos principais desafios da regulamentação da criptografia é que ela pode assumir muitas propriedades simultaneamente, tornando a aplicação das regras e regulamentos existentes uma questão de interpretação subjetiva.

A atual falta de clareza jurídica permite que golpistas e fraudadores operem na ambiguidade e assustem aqueles que realmente construiriam negócios legítimos (por exemplo, levantar capital para um empreendimento em troca de capital tokenizado).

Talvez uma forma fácil de proteger os consumidores seja classificar toda a indústria como um casino e alertar qualquer participante de que é quase certo que perderão tudo o que investiram. Desta forma, a inovação poderá florescer, eliminando ao mesmo tempo a expectativa de quaisquer lucros/retornos. .

LEIA MAIS